Como contratar seguro de carro: passo-a-passo

É seu primeiro seguro auto? Confira o passo-a-passo de como contratar seguro de carro e como funciona cada uma das fases durante o processo!

Elisa Matos
Elisa Matos
30 de junho 20214 min de leitura
Como contratar seguro de carro

Chegou aquele momento de indecisão, onde você precisa contratar seguro de carro, mas não sabe nem por onde começar? Se você pretende fazer seu seguro e quer algumas dicas, você chegou no lugar certo. Preparamos um passo a passo completo para você contratar seu seguro de forma online e prática.

Índice


    1. 1. 1º Passo: Cotação
    1. 2. 2º Passo: Formulário
    1. 3. 3º Passo: Análise da Seguradora
    1. 4. 4º Passo: Apólice
    1. 5. 5º Passo: Uso das Coberturas
    1. 6. 6º Passo: Renovação
    1. 7. 7º Passo: Cancelar o Seguro
    1. 8. Como contratar seguro de carro

Procurando por um seguro auto?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro

Para fazer uma compra inteligente é importante conhecer o produto ou serviço que se pretende contratar. Pensando nisso, hoje vamos esclarecer tudo sobre a contratação de um seguro auto e como ele funciona em cada uma das fases durante o processo. Confira o passo-a-passo de como contratar seguro de carro! 

1º Passo: Cotação

Esse é o primeiro passo. Conhecer os benefícios e preços de cada seguradora é essencial para escolher uma opção que se adapte às suas necessidades e ao seu bolso. A parte boa é que na Compara você pode fazer isso pela internet e visualizar na mesma tela as opções de cada seguro.

A Compara é uma das maiores corretoras de seguros online do Brasil com grande experiência em Seguro Auto. Uma corretora é responsável por realizar cotações de seguro auto para os clientes. Ela faz o intermédio entre o consumidor com as empresas seguradoras. Ajudando-os a encontrar o melhor seguro para seu perfil.

A grande vantagem de utilizar uma corretora online é que você pode fazer cotações gratuitamente direto no seu computador ou smartphone, e receber o resultado diretamente na sua tela. Assim, você mesmo pode ver os preços e as características de cada plano oferecido. Acesse a página de Seguro Auto da Compara para fazer uma cotação. 

2º Passo: Formulário

Ainda no momento da cotação, é necessário preencher um formulário informando  algumas informações. Como o modelo do seu carro, características que ajudem a seguradora a traçar o seu perfil de motorista, locais por onde o carro irá circular com maior frequência e se possui equipamentos de segurança. Além de escolher também as coberturas que deseja ter no seu seguro  

>>> Acesse para entender o que significa cada uma das coberturas do seguro auto disponíveis.

Como já explicado neste post, essas informações determinam o valor do seguro, que é conhecido como Prêmio. É muito importante que nenhuma informação seja omitida na intenção de baratear o seguro, porque pode sair muito mais caro caso lá na frente você precise acionar a seguradora.

3º Passo: Análise da Seguradora

Depois que o formulário é enviado, seja pelo site ou através de um corretor, a seguradora vai analisar a proposta. A partir disso, ela tem até 15 dias para aceitar ou recusar fazer o seguro do seu carro. A seguradora pode se recusar a fazer seu seguro, mas isso só ocorre em casos muito específicos. Saiba quais os motivos que levam uma seguradora a não querer fazer o seu seguro.

Nesta mesma instância, seu carro passará por uma vistoria e é nesse período que você deve assinar e pagar as parcelas, especialmente a primeira porque sem ela o contrato não é efetivado.

4º Passo: Apólice

Após a aprovação da seguradora, é emitida a apólice, que nada mais é do que o contrato do seguro. É importante ler atentamente cada cláusula para estar ciente das condições e coberturas oferecidas. Ao receber a apólice confira se todos os dados estão corretos para não passar aperto depois.

5º Passo: Uso das Coberturas

Em caso de sinistro ou de precisar usar alguma cobertura do seguro, você poderá entrar em contato com a sua seguradora através do telefone de emergência. Para obter o reembolso ou a assistência, siga os passos estipulados pela empresa. Para cada ocorrência, existe uma maneira particular de se proceder.

Se você quiser saber o que fazer em cada caso, leia esse texto onde explicamos como agir em caso de sinistro. Para ter um melhor aproveitamento do seu seguro e uma resposta eficiente por parte da seguradora.

De acordo com o tamanho do estrago causado pelo incidente no seu carro, o Seguro Auto classifica se o sinistro é perda parcial ou perda total. Acesse esse outro texto, caso precise entender a diferença entre Perda Total e Parcial.

6º Passo: Renovação

Se depois de 1 ano você quiser renovar com a mesma seguradora, você tem até 30 dias após o vencimento do contrato para solicitar a renovação. É importante ficar atento a esse prazo para não precisar fazer uma nova vistoria e também para não perder a classificação do bônus que a seguradora te deu ao longo do ano.

>>> Acesse para entender o que significa esse bônus e como ele funciona.

>>> Confira essas dicas para saber o que avaliar antes de renovar o seguro.

7º Passo: Cancelar o Seguro

Se durante o período de vigência do seguro você desejar rescindir o contrato, saiba que isso é possível tanto por você como pela seguradora.

Como contratar seguro de carro

Recapitulando as informações, para ficar ainda mais fácil para você. Em apenas 4 passos você consegue contratar o seu seguro com as maiores seguradoras do país. Como Bradesco Seguros, Suhai, Porto Seguro, Sulamérica e muitas outras. 

  1. Faça uma cotação gratuita: Preencha o formulário com seus dados para ver os planos de seguros.
  2. Compare as ofertas: Compare os preços e cobertura das seguradoras e escolha o seguro que precisa.Mande a proposta e aguarde a seguradora.
  3. Agende a vistoria: Você pode fazer a vistoria na sua casa, na oficina ou a autovistoria online.
  4. Ande tranquilo: Após aprovação da vistoria, você paga o seguro (pode parcelar também) e recebe a apólice por e-mail e já está seguro!

Agora que você já sabe cada etapa do seguro do carro, será muito mais fácil aproveitar os benefícios que ele pode te oferecer. Ficou alguma dúvida sobre como contratar seguro de carro? Manda uma mensagem pra gente! :)


Elisa Matos
Autor

Elisa Matos

Eu sou formada em Jornalismo e tenho especialização em Marketing Digital. Escrevo sobre produtos financeiros, seguros e viagens. Já morei em 9 cidades do Brasil e amo viajar o mundo. Minha missão é escrever com simplicidade para tornar a vida das pessoas mais fácil.

Procurando por um seguro auto?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro