Empréstimo para autônomo: como funciona e como conseguir?
Saiba como conseguir empréstimo para autônomo usando as ferramentas certas e comparando diferentes ofertas de crédito para escolher a que melhor se encaixa no seu perfil.
Larissa Ferreira
03 de março 2022•3 min de leitura
Veja como funciona e como conseguir o empréstimo para autônomo e confira algumas dicas que separamos para você pedir o crédito que precisa:
Empréstimo pessoal para autônomo
O empréstimo para autônomo funciona de duas maneiras: por meio do crédito pessoal e do empréstimo com garantia. Entenda qual a diferença entre eles e como encontrar a melhor opção pra você. Sabe aquela velha história que trabalhador autônomo não consegue empréstimo porque não tem como comprovar sua renda? Esse tempo já passou!
Sim, é possível conseguir empréstimo para autônomo e ainda negociar juros mais baixos. Como? Usando o nosso buscador de créditos e comparando ofertas de diferentes bancos e financeiras para escolher a que melhor se encaixa no seu perfil. Bom, né?
Como conseguir empréstimo para autônomo?
O empréstimo para autônomo na forma de crédito pessoal funciona muito bem para quem precisa de dinheiro rápido. Este tipo de crédito não precisa da comprovação de como você vai utilizar o dinheiro, apenas da aprovação da sua renda.
No caso dos trabalhadores independentes, a comprovação de renda pode ser feita por meio do extrato bancário. Desta forma, o banco ou financeira pode confirmar que você tem rendimentos mensais e consegue pagar suas contas. A dica que nós damos é você acumular o máximo que conseguir de extratos bancários mensais. Apresente extratos da movimentação da sua conta dos últimos seis meses, isso irá facilitar a aprovação de crédito.
Outro fator que vai auxiliar na hora de conseguir um empréstimo é ter um Cadastro Positivo. O Cadastro Positivo foi criado, principalmente, para ajudar a obterem crédito com maior facilidade o trabalhador autônomo e aquele consumidor que tem alguma dívida aberta, mas que pagam suas contas em dia.
Ele funciona como um banco de dados que concentra o histórico de bons pagamentos, onde ficam registradas algumas das suas principais movimentações financeiras, como por exemplo o pagamento de conta de luz, água, telefone, empréstimos e financiamentos.
Então, se você tiver o nome negativado por alguma dívida pontual, porém paga seus compromissos corretamente, poderá ter um bom histórico no Cadastro Positivo. E isso acaba ajudando a financeira a ter uma visão melhor sobre o consumidor e facilitando no processo de concessão de crédito.
Para contratar o empréstimo pessoal é bem simples e você poderá fazer tudo online, sem precisar sair de casa e ir até um banco presencialmente. Use o comparador de empréstimos da Compara para escolher as menores taxas de juros. Lembre-se sempre de calcular o Custo Efetivo Total (CET). O CET é uma somatória dos encargos, taxas e tributos e despesas de um crédito ou financiamento. Depois de escolher o empréstimo desejado, preencha seus dados, envie a proposta. Pronto! Agora é só aguardar a aprovação.
Empréstimo com garantia para autônomo
Outra modalidade muito interessante para os autônomos é o empréstimo com garantia. O empréstimo para autônomo com garantia geralmente permite solicitar um valor mais alto, tem um prazo para pagamento muito maior e oferece taxas menores por ser considerado de menor risco.
Isso ocorre porque para solicitar este tipo de crédito pessoal você precisa colocar um bem como garantia e esse bem que é colocado costuma ter um valor elevado, podendo ser um apartamento, uma casa, um terreno ou veículo. As modalidades mais comuns dessa linha de crédito são Empréstimo com Garantia de Imóvel e o Empréstimo com Garantia de Veículo.
Para ter direito a solicitar esse tipo de empréstimo, o imóvel ou o veículo precisa estar registrado no seu nome, porque caso você não consiga pagar a dívida este bem é colocado à venda ou leiloado para arcar com a quantia disponibilizada pela financeira. Neste tipo de operação, também conhecida como refinanciamento, o seu bem ficará alienado e você não poderá vende-lo durante o período em que estiver pagando o empréstimo.
Empréstimo para negativado autônomo
Nós já falamos lá em cima que o Cadastro Positivo pode te ajudar a pedir um empréstimo mesmo se você tiver uma dívida ativa. Então, você pode presumir que é sim possível pedir um empréstimo se você for autônomo e estiver negativado. Com certeza é mais difícil para conseguir, porém hoje em dia existem muitas opções de financeiras que são especializadas em oferecer crédito para autônomo ou para pessoas com nome negativado.
Você precisa ter em mente que nem todas as instituições trabalham com esse tipo de público, mas ainda assim existem boas opções de empréstimos para negativado autônomo, sem aquelas taxas de juros abusivas que eram praticadas no mercado. Você só precisa pesquisar e comparar muito bem e com a nossa ajuda isso ficou ainda mais fácil.
Qual o banco que faz empréstimo para autônomo?
Nós utilizamos o nosso comparador para encontrar todas as empresas que oferecem crédito para autônomo na Compara. E nós encontramos 33 ofertas de crédito, de mais de 20 empresas, são elas:
- Acordo Certo
- Baduk
- Banco do Nordeste
- Banco Inter
- Banco Neon
- Biva
- BizCapital
- Click Cash
- Credicard
- Credisfera
- Credoro
- Crefaz
- Digio
- Eletrozema
- Ibi digital
- Jeitto
- Lendico
- Livre.digital
- Mercado Pago
- Nexoos
- PagBank
- Piki Empréstimos
- Sim
- SuperSim
Como a gente já sugeriu antes, você pode utilizar o nosso comparador de empréstimos para ver quais são as melhores ofertas para autônomo. No comparador, você consegue filtrar a sua busca para tipo de empréstimo, valor do empréstimo, financeira que oferece o crédito, e até a avaliação do público no Reclame Aqui.
Faça uma simulação de empréstimo para autônomo usando nosso comparador de créditos e encontre a melhor oferta pra você!
Continue lendo...
Como conseguir um empréstimo online urgente?
Empréstimo com FGTS: como funciona e como solicitar
Empréstimo para quitar dívidas: como pegar?
Como simular empréstimo pessoal e encontrar a melhor oferta?
Empréstimo Consignado: o que é e como contratar?
Qual empréstimo pessoal com juros mais baixos?