Coberturas do Seguro Auto: como funcionam e para que servem?

A gente te explica super rápido

Cobertura básica, compreensiva, cobertura de danos a terceiros, responsabilidade civil. Entenda o que são e como funcionam as coberturas do seguro de carro.

Compare agora todas as ofertas de Seguro Auto

Encontre o melhor para você!

Cobertura básica, compreensiva,proteção para danos a terceiros, responsabilidade civil. Você sabe como funcionam e para que servem as coberturas do Seguro Auto? Esse guia vai ajudar você entender tudo!

As coberturas do seguro de carro funcionam como um tipo de proteção ou benefício que a sua seguradora oferece para cada tipo de sinistro . Funciona mais ou menos assim, quando você contrata uma cobertura está na verdade contratando uma proteção para um risco que você pode correr.

Abaixo detalhamos quais são as coberturas e assistências oferecidas pelo seguro de veículos.

1.Cobertura roubo e furto: caso você tenha seu carro roubado ou furtado a seguradora reembolsará o valor estimado do seu veículo segundo a tabela FIPE.

2.Cobertura incêndio: cobre danos causados ao seu veículo devido a um incêndio, queda de raio ou explosão acidental.

3.Desastres naturais: cobre danos causados pela natureza como: alagamento, inundação, ventos fortes, chuva de granizo e ressaca.

4.Colisão parcial ou total: cobre apenas os danos causados no seu carro por uma colisão ou batida, mas não reembolsa terceiros.

5.Cobertura de Danos a Terceiros (RCF-V) ou Responsabilidade Civil Facultativa : cobre danos causados a outros motoristas ou pedestres envolvidos em um acidente de trânsito. Este tipo de cobertura conta com três tipos de indenização: danos materiais, pessoais e morais.

A cobertura para danos materiais restitui reparos em veículos de outros motoristas envolvidos na colisão até o limite da máximo contratado na apólice.

Já a cobertura para danos pessoais ou corporais cobre gastos com hospitalização e também indeniza as vítimas em casos de lesão corporal e morte.

A cobertura por danos morais é opcional e paga indenizações judiciais as vítimas de um acidente de trânsito.

6.Cobertura em Acidentes Pessoais de Passageiros (APP) : esta cobertura do Seguro Auto é indicada para motoristas de aplicativos e para quem usa o veículo para fins comerciais, principalmente na locomoção de passageiros. Trata-se de uma proteção adicional aos passageiros em caso de acidente com danos físicos ou morte. O valor mínimo de indenização deve ser de R$ 50 mil por passageiro.

Cobertura compreensiva versus cobertura roubo e furto: quais são as diferenças?

A cobertura compreensiva é um pacote completo de proteção. Ela pode variar de seguradora para seguradora. Em sua versão mais básica oferece indenização para colisão total ou parcial, incêndio, danos causados pela natureza, roubo e furto. Entretanto, há versões que incluem assistência 24 horas, carro reserva e outras coberturas adicionais que vamos explicar abaixo.

A cobertura para roubo e furto pode ser contratada por separado, porém sua proteção é limitada. Ela é indicada para quem quando o seguro compreensivo sai muito caro, como por exemplo, em veículos antigos ou motoristas com perfil de risco. O seguro para roubo e furto não tem análise de perfil e o condutor pode adicionar a cobertura para terceiros e de colisão com perda total.

Coberturas adicionais do Seguro Auto

As coberturas adicionais doseguro de carro são opcionais, ou seja, você escolhe se quer ou não contratá-las. De acordo com o seguro auto contratado algumas coberturas adicionais podem ser oferecidas pela seguradora como bônus, sem que você tenha que pagar a mais por elas como é o caso da assistência 24 horas. Veja abaixo quais são as coberturas adicionais mais comuns:

  • Carro Reserva : a seguradora disponibiliza um carro para que você use enquanto o seu está no conserto. Este serviço pode ser usado sempre que o valor do conserto seja maior que o valor da sua franquia. O carro reserva também é disponibilizado em caso de roubo ou furto. O aluguel do carro reserva é pago pela seguradora pelo período de uso estipulado na sua apólice, ou seja, no contrato do seu seguro.

  • Assistência 24 horas: é uma cobertura adicional oferecida pelas seguradoras sem custo extra. Os serviços oferecidos podem mudar dependendo da companhia mas em geral são basicamente: suporte mecânico, reboque do carro, eletricista, chaveiro, pane seca, troca de pneus e vários outros serviços.

  • Danos a vidros, lanternas, faróis e retrovisores: permite reparar ou repor cada uma dessas peças sem a necessidade de pagar uma franquia.

  • Acessórios: proteção para aparelhos de som, imagem e comunicação permanentes, sejam eles de fábrica ou não.

  • Carrocerias e equipamentos de serviços de caminhões;

  • Kit gás: protege contra os danos causados ao equipamento de kit gás, caso tenham sido danificados em uma colisão, incêndio ou roubo.

  • Despesas Extraordinárias: em caso de indenização integral, você terá o reembolso das despesas extras, como a regularização da documentação do novo veículo sem necessidade de comprovação. O valor é calculado conforme o limite máximo da apólice. Vale lembrar que esta cobertura só pode ser requerida em caso de sinistro com perda total.

  • Diárias por indisponibilidade do veículo ou perda de faturamento: cobertura especial para veículos de carga, que garante ao segurado a reposição da perda de faturamento causada por sinistro previsto na apólice, de acordo com o tempo e o valor contratado.

  • Extensão de perímetro: garantia oferecida por algumas seguradoras que aumenta a cobertura do seguro na América do Sul, caso você decida fazer viagens internacionais usando o seu carro. Em caso de sinistro, você será reembolsado pelas despesas que teve, apresentando comprovantes. O reembolso é limitado ao valor máximo que consta na sua apólice e o pagamento é feito em dólar, sempre considerando a taxa de cambio do dia em que se realizou o pagamento.

  • "Valor de novo": essa cobertura permite dobrar o prazo de garantia contra o risco de indenização integral do carro, desde que na época da contratação do seguro, o carro fosse um Zero Km. Essa cobertura pode ter um prazo ampliado de 3 a 6 meses, dependendo da seguradora.

Agora que você já sabe o que significa cada tipo de cobertura do Seguro Auto, compare preços e serviços de diferentes seguradoras. Faça uma simulação gratuita usando nosso comparador de seguros.

Compare agora todas as ofertas de Seguro Auto

Encontre o melhor para você!

Larissa Ferreira
ESPECIALISTAS DA COMPARA
Criado: 06/06/2018 Atualizado: 11/10/2019

Fale com a gente: 0800 025 5068

Atendimento de 2ª à 6ª das 9h às 18h (exceto feriados nacionais)

Centro de Ajuda

Pague com:

Visa
MasterCard
Dinners
American Express
PagSeguro

Graças a vocês, somos tricampeões (2016, 2017 e 2018) do Prêmio Época ReclameAQUI! Saiba mais.

Secure site
® 2019 ComparaOnline.com é uma marca registrada de Compara Online S.A.
Compara Administradora e Corretora de Seguros LTDA - SUSEP 10.2016991.4 - CNPJ 10.575.644/0001-61
Compara Online Serviços de Informática LTDA - CNPJ 15.470.344/0001-31
Rua Pequetita, 111 - 1º andar - Vila Olímpia. CEP 04552-060. São Paulo/SP