O que é o Prêmio Seguro Auto?

Você sabe o que significa Prêmio do Seguro Auto e como ele é calculado? Tire suas dúvidas sobre o assunto de uma vez por todas.

Elisa Matos
Elisa Matos
10 de maio 20223 min de leitura

Se algum dia você se perguntou o que é o prêmio seguro auto, também conhecido como prêmio seguro, não se sinta sozinho. O universo de seguros tem tantos termos diferentes que é fácil ficar perdido, mas agora você vai eliminar essa dúvida. Entenda o que é o prêmio do seguro auto e como ele é calculado. Confira!

Índice


    1. 1. O que é o Prêmio Seguro Auto?
    1. 2. Como o prêmio seguro auto é calculado?
    1. 3. Como funciona o pagamento do prêmio do seguro?
    1. 4. O que acontece se atrasar o pagamento do prêmio do seguro?
    1. 5. Qual a diferença entre prêmio e franquia?

Procurando por um seguro auto?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro

O que é o Prêmio Seguro Auto?

O Prêmio Seguro Auto é o valor que você paga à seguradora para que ela assuma o risco pelo seu carro. Em outras palavras, é o preço pago para ter um seguro auto. Você pode pagar o prêmio à vista ou parcelado.

Em qualquer tipo de seguro, quanto maior for o risco a ser assegurado, maior será o custo ou o prêmio seguro. Isso significa que o preço de um seguro para um carro importado é muito mais alto do que o de um carro popular, por exemplo.

Como o prêmio seguro auto é calculado?

O valor do prêmio do seguro é o resultado do custo do risco. O cálculo é feito levando em consideração os dados estatísticos em geral mais as informações pessoais declaradas por cada cliente. Todos esses fatores são ponderados para avaliar o risco que você corre de ser roubado, ou de se envolver num acidente.

É avaliado o modelo do carro, ano de fabricação, quantas pessoas dirigem, o sexo e idade dos motoristas, se o carro passa a noite na garagem, região onde reside o motorista, dentre vários outros fatores; e que permitem à seguradora traçar um perfil e com isto determinar quanto custa o risco de assegurar o carro. Explicamos este tema ainda com mais detalhes, no texto: ‘Valor do seguro de carro: o que determina e como economizar?’

Como funciona o pagamento do prêmio do seguro?

As formas de pagamento do prêmio seguro irão variar de acordo com cada seguradora, mas de uma forma geral, podem ser feitos por meio de débito em conta, cartão de crédito e boletos bancários; tanto à vista como dividido em parcelas.

Quando pagar

O prêmio seguro auto deve ser sempre pago na data da assinatura do contrato, seja ele integral, à vista, ou a primeira das parcelas. Ou seja, a partir do momento em que a seguradora te entrega a apólice e passa a te assegurar nas eventualidades previstas pelo contrato firmado entre ambas as partes. 

Caso opte pelo pagamento parcelado fique atento às datas dos próximos vencimentos. Porque se trata de um contrato e você precisa continuar pagando as parcelas na datas corretas.

O que acontece se atrasar o pagamento do prêmio do seguro?

O não pagamento do prêmio nas datas estipuladas pelas seguradoras pode ocasionar a suspensão do contrato de seguro do carro ou até mesmo o seu cancelamento. Quando o pagamento não é feito de forma integral, conforme previsto no contrato, o prazo de vigência do seguro será ajustado de acordo com o que já foi pago.

Para ficar mais claro:

– Vamos supor que você parcelou o seu seguro em 6 vezes;

– No 3° mês você se apertou financeiramente e atrasou o pagamento do prêmio;

– Neste mesmo mês, por uma triste coincidência, você teve o seu carro roubado.

– Neste caso, mesmo tendo pago a 3ª parcela do prêmio atrasado – ou mesmo se não tivesse pago – você tem direito ao seguro. Isto porque o seguro não pode ser cancelado automaticamente – com exceções para a 1ª parcela do prêmio ou quando ela foi acordada de ser paga à vista.

– Neste caso, como já foi pago o correspondente a 50% do valor do contrato para um ano de seguro, você tem direito à cobertura por até 120 dias, de acordo com a tabela de prazo curto definida pela Susep – Superintendência de Seguros Privados.

Qual a diferença entre prêmio e franquia?

Aposto que você também já ouviu falar em franquia do seguro e pode estar confuso nesse momento. A franquia é totalmente diferente do prêmio do seguro. Como mencionamos acima, o prêmio do seguro é o valor que você paga para a seguradora assumir o risco por danos ao seu veículo, é o valor da contratação do serviço. 

Já a franquia do seguro é uma co-participação que você paga para a seguradora cada vez que você precisar acionar o seguro do seu carro quando você se envolve em algum acidente que provoque danos parciais. Esse valor de co-participação existe para inibir imprudências. 

Então, se você se envolver num acidente parcial, ou seja, que não provocou a perda total do seu veículo, terá que pagar a franquia. E, mesmo pagando a franquia para consertar o carro, terá que continuar pagando o prêmio do seguro mensalmente. Agora, se você se envolver num acidente que provoque a perda total do seu veículo, não precisará pagar a franquia.

Geralmente, se você for contratar um seguro de carro com cobertura compreensiva, que inclui cobertura para colisão, o seguro terá franquia, porque é obrigatória nesse tipo de seguro. 

Leia mais sobre Franquia do Seguro Auto e como ela funciona. 

Está precisando de um seguro para o seu veículo? Cote e compare seu seguro na Compara. É grátis e a cotação aparece na hora, na sua tela. Compare preços e coberturas e escolha o melhor para você! Acesse.

Cote e compare seu seguro na Compara. É grátis e a cotação aparece na hora, na sua tela. Compare preços e coberturas e escolha o melhor para você! Acesse.


Elisa Matos
Autor

Elisa Matos

Eu sou formada em Jornalismo e tenho especialização em Marketing Digital. Escrevo sobre produtos financeiros, seguros e viagens. Já morei em 9 cidades do Brasil e amo viajar o mundo. Minha missão é escrever com simplicidade para tornar a vida das pessoas mais fácil.

Procurando por um seguro auto?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro