Posso contratar um seguro com nome sujo?

Mesmo que você esteja na lista do SPC/Serasa por inadimplência, a lei afirma que qualquer pessoa tem o direito de contratar um Seguro Auto e em qualquer situação. Saiba mais aqui!

Elisa Matos
Elisa Matos
09 de dezembro 20213 min de leitura
contratar um seguro com nome sujo

Descubra se a seguradora pode se recusar a fazer o seu seguro por conta do nome sujo, se ela tem direito de aumentar o valor da apólice e o que fazer para conseguir contratar um seguro mesmo com restrição no nome. Confira abaixo!

Índice


    1. 1. Quem tem nome sujo pode fazer seguro de automóvel?
    1. 2. A seguradora pode se recusar a fazer o meu seguro por conta do nome sujo?
    1. 3. A seguradora pode aumentar o valor da apólice?
    1. 4. Como contratar um seguro barato mesmo estando com o nome sujo?
    1. 5. Como saber se estou com o nome sujo?

Procurando por um seguro auto?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro

Quem tem nome sujo pode fazer seguro de automóvel?

Mesmo que você esteja na lista do SPC/Serasa por inadimplência, a lei afirma que qualquer pessoa tem o direito de contratar um Seguro Auto e em qualquer situação. O que pode acontecer é a seguradora aumentar um pouco o valor da apólice, mas a empresa não pode se negar a contratar o serviço. Porém, a empresa seguradora tem a liberdade de colocar algumas condições extras para aceitar fazer o seguro mesmo com o nome sujo. Veja abaixo como funciona.

A seguradora pode se recusar a fazer o meu seguro por conta do nome sujo?

A seguradora não pode se recusar a fazer o seu seguro somente por conta da restrição no seu nome. As informações são da Superintendência de Seguros Privados (Susep), que regula a atuação das seguradoras. Caso a empresa se negue a realizar a contratação do seguro do automóvel, o consumidor pode entrar em contato com a Susep e informar o que ocorreu, e a seguradora pode até ser multada por causa disso.

Algumas empresas podem exigir que clientes inadimplentes paguem o seguro à vista. Entretanto, é importante notar que toda seguradora também tem o direito de negar a contratação de um seguro que ofereça, mas desde que dê justificativas pertinentes, e que não seja por causa da restrição de crédito do potencial cliente.

>>> Conheça os motivos que uma seguradora pode recusar fazer o seguro do seu carro.

A seguradora pode aumentar o valor da apólice?

Saiba que também é direito da seguradora aumentar o valor da apólice no caso de o cliente ter um histórico de inadimplência. Portanto, o melhor antes de contratar seu seguro é pesquisar se você está com o nome sujo e tentar limpá-lo. Seja quitando todas as dívidas, ou, no caso de fraude, entrando em contato com órgãos de proteção ao consumidor ou com a(s) empresa(s) credor(as).

Apesar de a lei afirmar que a restrição de crédito não é motivo para o seguro ser recusado, é possível que algumas seguradoras encontrem uma brecha na regulamentação e recusem o cliente que consta na lista do SPC ou do Serasa. Nesse caso, é possível recorrer da decisão.

Como contratar um seguro barato mesmo estando com o nome sujo?

Se você quer garantir o melhor preço para o seu seguro, mesmo estando com o nome sujo, nós temos a solução perfeita para você! Utilize um comparador de ofertas para ver dezenas de opções de seguros, de uma só vez. O comparador de Seguro Auto da Compara é 100% gratuito. 

Com ele, você pode ver os planos de coberturas das maiores seguradoras do mercado, como a HDI, a Bradesco Seguros, a Porto Seguro, a SulAmérica, entre outras. Você terá apoio de um corretor online para ajudá-lo a contratar o melhor seguro e garantir o melhor preço. Então, caso alguma empresa se recuse a fazer o seu seguro, você prontamente poderá tentar em outra. 

O corretor da Compara tem a experiência necessária para avaliar quais são as melhores opções para o seu perfil. Lembrando que você pode cotar o seguro sozinho no site, se apenas quiser conhecer as ofertas. Entenda como funciona: 

Passo 1) Faça a simulação do seu seguro: Preencha o formulário com seus dados para ver ofertas personalizadas.

Passo 2) Compare as ofertas: Compare preços e coberturas das seguradoras de carros e escolha o seguro que precisa. Se necessitar, pode chamar um corretor online, para auxiliar no processo de cotação. 

Passo 3) A proposta vai para a seguradora e agendamos a vistoria: Após a transmissão da proposta, a seguradora tem o prazo de 15 dias para aceitar o seguro (nesse período o veículo está coberto). É importante salientar que algumas empresas consultam o seu perfil no momento do cálculo do valor do seguro, e outras consultam no momento do envio da proposta. 

Passo 4) Faça a vistoria: Que pode ser feita na sua casa, na oficina ou pode optar por fazer a autovistoria online.

Passo 5) Seguro contratado! Após aprovação da vistoria, você recebe a apólice por e-mail e já está seguro!

O bom de fazer a cotação online é a agilidade do processo. Você pode ver várias opções, e mesmo que uma recuse seu seguro, você pode mandar a proposta pra outra seguradora com mais facilidade. A outra opção, como nós mencionamos acima, que seria a opção ideal, é tentar fazer um acordo para limpar seu nome. Faça uma simulação de seguro auto gratuita agora mesmo!

Como saber se estou com o nome sujo?

Se você não tiver certeza de que existem restrições no seu nome, pode utilizar algum site de consultas ao SPC e Serasa. Um site seguro e fácil de usar é o Acordo Certo. Acordo Certo é uma plataforma de negociação de dívidas. Nela, você consegue consultar os débitos que existem no seu nome e também negociar e quitar o saldo devedor. 

A ferramenta é gratuita. Portanto, você pode utilizá-la para ter uma ajuda na hora de negociar as pendências e limpar o seu nome. E o melhor, por se tratar de uma ferramenta digital, o processo de renegociação de dívidas é totalmente online e é bem fácil. 

Simule as melhores ofertas de Seguro Auto do mercado e contrate online usando nosso comparador.


Elisa Matos
Autor

Elisa Matos

Eu sou formada em Jornalismo e tenho especialização em Marketing Digital. Escrevo sobre produtos financeiros, seguros e viagens. Já morei em 9 cidades do Brasil e amo viajar o mundo. Minha missão é escrever com simplicidade para tornar a vida das pessoas mais fácil.

Procurando por um seguro auto?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro