Renovação do seguro auto: dicas para economizar

Saiba como economizar na renovação do seguro auto, o que você deve analisar antes de decidir e qual é o melhor momento para negociar .

Larissa Ferreira
Larissa Ferreira
08 de setembro 20216 min de leitura
economizar na renovação do seguro auto

Antes de contratar ou renovar seguro do carro, o proprietário do automóvel deve prestar atenção em muitos detalhes, principalmente sobre o conteúdo dos contratos das apólices, bem como o cálculo de seus valores finais. Afinal, dependendo das informações repassadas às corretoras de seguros, os valores e condições podem ser notoriamente modificados.

Está chegando a hora de renovar o seguro? Então acompanhe essas dicas para economizar na sua renovação do seguro auto. Veja como o processo funciona e o que você precisa fazer para deixar o seu carro protegido, sem pagar rios de dinheiro para isso. Confira:

Índice


    1. 1. Quando é o melhor momento para renovar o seguro do seu carro?
    1. 2. Use a classe de bônus do seguro
    1. 3. O que devo analisar antes de renovar o seguro de automóvel?
    1. 4. Vale à pena renovar automaticamente o seguro?
    1. 5. Renovar com a mesma seguradora ou trocar?
    1. 6. É possível renovar o seguro com bônus em outra seguradora?
    1. 7. Compare as opções disponíveis antes de renovar
    1. 8. Renovação seguro auto online
    1. 9. Por que é melhor renovar seu seguro na Compara?
    1. 10. Quais informações são necessárias para renovação do seguro auto?
    1. 11. É obrigatória a realização de vistoria prévia para renovar o seguro?

Procurando por um seguro auto?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro

Muitas seguradoras oferecem descontos ou planos mais completos por um preço menor na renovação do seguro auto, para ganhar novos clientes ou para fidelizar os clientes que já possuem na casa. Por isso, comparar ofertas é o melhor caminho para economizar na renovação do seu seguro.

Selecionamos neste post algumas dicas de como renovar o seguro do carro. São informações sobre validade das apólices, custos e bonificações. Confira e entenda como funcionam as transações de renovação, além de saber como manter todas as bonificações oferecidas pelas apólices, mesmo após a sua renovação.

Quando é o melhor momento para renovar o seguro do seu carro?

O melhor momento para renovar o seguro do seu automóvel é nos 30 dias anteriores ao vencimento da sua apólice. Este período pode se estender até 30 dias depois do vencimento. Porém, o ideal é não deixar para a última hora. 

Uma informação que deve permanecer clara é que existe um prazo pré-estabelecido para a renovação do seguro auto: após o vencimento da apólice, o segurado tem até 30 dias para efetivar a renovação, mantendo todos os bônus adquiridos anteriormente.

O brasileiro está acostumado a renovar o seguro auto na última hora. Na maioria das vezes, esse processo acaba se tornando até mesmo automático. Você esquece a data de vencimento do seguro e quando vê já está muito em cima para renovar. 

A nossa dica é colocar um lembrete no celular 30 dias antes da renovação, para lembrar que é possível procurar novas opções por preços melhores, sem correr o risco de ficar descoberto, ou de ficar com um prazo muito apertado. 

Além disso, é preciso saber que se você renovar o seguro após o fim da apólice será preciso realizar uma nova vistoria, o que pode levar alguns dias e não é bom andar por aí sem seguro.

Use a classe de bônus do seguro

Outra dica importante para pagar menos no Seguro Auto é utilizar a sua classe de bônus para ganhar um desconto na renovação. Entenda:

A classe de bônus é um benefício concedido pelas seguradoras a motoristas que não cometeram nenhum tipo de sinistro. O bônus é acumulado ano a ano e é vinculado ao CPF do segurado, portanto você poderá usá-lo em qualquer seguradora e o uso de serviços de assistência não ocasiona perda de classe.

Quanto mais pontos você tiver na sua classe de bônus, maior será o seu desconto na hora de renovar. A ideia da classe de bônus é recompensar os bons motoristas, deixando o seguro mais barato, para quem não se envolve em acidentes. 

A dependendo da seguradora de automóvel utilizada, o segurado obtém um sistema de bonificações e descontos que vão de 5% a 40%. Entretanto, saiba que algumas seguradoras zeram esta bonificação durante os processos de renovação. Por isso, antes de renovar o seguro do automóvel é importante consultar a respeito destas informações.

O que devo analisar antes de renovar o seguro de automóvel?

Antes de renovar seu seguro de carro, verifique se há alguma alteração nos dados da sua apólice, como por exemplo, mudança de endereço e estado civil. Essas alterações de dados podem mudar o preço do seu seguro e devem ser informadas sempre à seguradora.

 Também verifique se você possui alguma bonificação com a sua seguradora atual, para manter o cliente, a sua seguradora pode oferecer descontos extras ou benefícios. 

Vale à pena renovar automaticamente o seguro?

Não. A gente recomenda que você faça uma pesquisa antes para verificar se há melhores condições em outras seguradoras, visto que seu bônus é vinculado ao seu CPF. Se o preço da sua seguradora se manter melhor, então renove. 

Renovar com a mesma seguradora ou trocar?

É possível desfrutar de vantagens caso o motorista seja cliente de uma seguradora há anos. Mas, acima do tempo de contrato, o que mais influencia o preço do seguro é quando a seguradora gastou com o cliente e o modelo de seu carro no último ano.

Em algumas situações pode ser vantajoso renovar com a mesma seguradora. Isso porque ela tem interesse em manter o cliente e pode oferecer algum desconto e/ou benefícios exclusivos. Porém, em outros casos, trocar de empresa é uma boa opção para economizar.

Caso a seguradora tenha gastado muito em sinistros para determinado modelo de carro e outra não, a segunda pode oferecer preços mais atrativos. Vale lembrar que o bônus da seguradora contratada atualmente é transferido para uma nova em caso de troca. Veja a seguir como funciona.

É possível renovar o seguro com bônus em outra seguradora?

Sim, o bônus é vinculado ao CPF do segurado, sendo assim é possível realizar a renovação em qualquer seguradora cadastrada na Central de Bônus FENASEG.

Classe de bônus é um índice de experiência do segurado que poderá ser convertida em um desconto progressivo na renovação do seguro, desde que não tenha ocorrido sinistro no contrato anterior. 

Você pode encontrá-la na sua apólice atual e ela é vinculada ao seu CPF e não ao seu carro. Por isso, você poderá usá-la em qualquer seguradora, independente de permanecer com a atual.

Compare as opções disponíveis antes de renovar

Pesquisar e comparar outras opções é fundamental, porque às vezes pode acontecer de você estar pagando um preço muito alto e que não condiz com o serviço que recebe. 

Portanto, comparar seguradoras, valores e serviços é fundamental antes de renovar o seguro do seu carro. Com o preço de tudo em alta, sem dúvidas, essa é a melhor saída para quem quer economizar no seguro auto, sem abrir mão da qualidade do serviço.

Renovação seguro auto online

É possível renovar o seu seguro auto online, sem precisar sair de casa pra isso. Existem corretoras online, a exemplo da Compara, que é uma das maiores corretoras online do Brasil. Online, você pode comparar o preço de muitas seguradoras, sem ter muito trabalho e escolher a melhor opção pelo menor preço. 

Por que é melhor renovar seu seguro na Compara?

Somos o maior comparador de seguros da América Latina e trabalhamos com as melhores seguradoras do mercado. Nossa ferramenta é segura e muito fácil de usar. Em menos de 2 minutos, você compara as melhores ofertas de seguro para o seu carro, na sua tela. A ferramenta é gratuita e você conta com o auxílio dos nossos corretores online. 

Assim, pode ter certeza que está fazendo a escolha certa. Tem alguma dúvida? Nossa equipe de ajuda ao cliente terá prazer em lhe ajudar. Somos Tetracampeões em melhor atendimento ao consumidor pelo Prêmio Época Reclame AQUI. Contrate seu seguro auto online agora!

Quais informações são necessárias para renovação do seguro auto?

Ao fazer o primeiro contrato do seguro de carro, o motorista deve responder a um questionário de avaliação de risco, com suas características e as do veículo. Na hora de renovar, é necessário pedir alteração caso algum dado tenha mudado. Se posteriormente a seguradora notar que alguma alteração foi escondida, pode se negar a pagar indenização de sinistros.

Para renovar o seu seguro, é necessário informar a seguradora atual, o número da apólice e o CI (código de identificação para confirmação da classe bônus). Qualquer informação, por mais simples que seja, pode alterar o valor do seguro, deixando-o mais caro ou mais barato. 

A veracidade dessas informações vai garantir a sua assistência em caso de sinistros. Por isso, se você omitir algum dado, poderá ficar sem a cobertura da seguradora quando precisar acioná-la em um incidente.

As principais informações solicitadas para a análise do seguro auto são:

  • Sobre os condutores do veículo – idade, gênero e estado civil;
  • Sobre o local de pernoite e utilização do veículo – lazer, ida e volta do trabalho, deslocamento para cursos ou faculdade, utilização do veículo para prestação de serviços, motorista de aplicativos e etc.

Com atenção a esses fatores e sem a omissão de possíveis novas informações, a renovação do seguro tem tudo para ser simples e não trazer prejuízos financeiros ao motorista.

É obrigatória a realização de vistoria prévia para renovar o seguro?

Não é obrigatório realizar a vistoria prévia, desde que o seguro tenha sido renovado com o mesmo veículo e antes do final da vigência atual. Será obrigatório a realização de vistoria prévia, caso o segurado tenha adaptado o veículo (Kit GNV, blindagem e etc). 

Nunca deixe para realizar a renovação do seguro próximo à data do vencimento. Pois, nestes casos, se seu seguro vencer, corre-se o risco de ser necessária uma nova vistoria, e até que ela seja feita o seu automóvel por ficar sem cobertura.

Gostou das dicas? Então não deixe de comparar para economizar na renovação do seguro auto. ;) 


Larissa Ferreira
Autor

Larissa Ferreira

Sou formada em comunicação social e sou especialista em seguros. No entanto, com o tempo, me aproximei mais de Seguro Auto e aprendi muito sobre os tipos de veículo, manutenção e cuidados.

Procurando por um seguro auto?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro