Sinistro: o que é e como acionar o seguro auto?A gente te explica super rápido
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Saiba o que é sinistro e como acionar a seguradora para solucionar o problema.

Sinistro é qualquer tipo de incidente que causa dano ou prejuízo ao seu carro, em que a seguradora precise ser acionada para solucionar o problema.Leia mais sobre os tipos de sinistro e como acionar o seu Seguro Auto.

Quais são os tipos de sinistro?

De acordo com o tamanho do estrago o Seguro Auto classifica se o sinistro é perda parcial ou perda total, para assim tomar as medidas cabíveis em cada caso.

Quais sinistros o seguro auto cobre?

No seu contrato – também conhecido como apólice – você vai encontrar a lista de sinistros que o seu seguro cobre de acordo com as coberturas que você contratou.

Sinistros que o seguro cobre

  1. Roubo ou Furto;
  2. Colisão;
  3. Incêndio;
  4. Enchente;
  5. Quebra de vidros, retrovisores e lanternas;
  6. Atendimento a Terceiros.

Como agir em cada caso de sinistro?

Para ter uma resposta rápida e eficiente da seguradora, é preciso que você tome os seguintes cuidados em cada caso de sinistro:

Roubo ou Furto

  1. Não espere muito. Assim que você estiver livre de perigo, comunique à seguradora sobre o roubo ou furto que sofreu. Aproveite para comunicar a Polícia e fazer um Boletim de Ocorrência;
  2. Em seguida, a seguradora vai analisar o ocorrido e juntamente com a polícia irá tentar recuperar o seu carro;
  3. Depois disso, você deverá enviar todos os documentos que ela solicitar;
  4. Terminada a análise, você é indenizado.

Colisão

  1. Comunique à seguradora assim que a batida acontecer. Nesse momento você será indicado a qual oficina deve levar o seu carro e já poderá ser atendido com a cobertura de assistência 24 horas, caso você a tenha contratado. Se esta batida envolveu terceiros, você vai precisar fazer um Boletim de Ocorrência;
  2. Nesse momento a seguradora avalia a situação e se terceiros foram envolvidos, é nesse momento que eles são ouvidos;
  3. Seu carro será vistoriado na oficina indicada. Se outros veículos foram envolvidos, eles serão fotografados e analisados. Em caso de perda total, a seguradora vai pedir que você providencie alguns documentos;
  4. A seguradora autoriza o conserto do seu carro e dos que foram envolvidos na colisão.

Incêndio

  1. Independente do tamanho do estrago causado pelo fogo, comunique à seguradora e envie a documentação solicitada;
  2. A seguradora vai avaliar seus documentos e os tipos de cobertura que você possui;
  3. O carro é enviado para uma oficina para uma vistoria, que pode ser a que você indique ou a que a seguradora exija. Depende do que está no seu contrato;
  4. A seguradora fará a indenização correspondente a perda parcial ou total.

Enchente

  1. Independente da quantidade de água que atingiu o veículo, comunique à seguradora e envie os dados solicitados para fazer a vistoria;
  2. A seguradora vai analisar seu tipo de cobertura e documentos;
  3. O carro é enviado para uma oficina para uma vistoria, que pode ser a que você indique ou a que a seguradora exija. Depende do que está no seu contrato;
  4. A seguradora fará a indenização correspondente a perda parcial ou total.

Quebra de vidros, retrovisores e lanternas

  1. Após o incidente, comunique à seguradora, caso você tenha esse tipo de cobertura;
  2. A seguradora avalia se pode trocar o ítem danificado;
  3. Caso seja aprovado, basta agendar a troca no local indicado;

Atendimento a Terceiros

  1. Primeiro comunique à seguradora sobre o acontecido e solicite o atendimento para terceiros;
  2. Envie a documentação solicitada pela seguradora para fazer a vistoria;
  3. Após a vistoria, a seguradora analisará o caso e fará a indenização cabível.

Como se proteger contra um sinistro?

Contratando um Seguro Auto que se adapte às suas necessidades e ao seu bolso. Na ComparaOnline. você tem acesso as melhores ofertas e seguradoras do mercado, o que torna mais fácil e rápido encontrar o seguro ideal.

ESPECIALISTAS DA COMPARAONLINE
Criado: Junho 6, 2018 Atualizado: Junho 6, 2018

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Colisão: Perda Total e Parcial
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Assistência 24h: Guincho 200 Km
Dano a terceiros: Não cobre
Carro reserva: Não inclui
Colisão: Perda Total
Franquia: [object Object]
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