Compara home

Conta digital ou conta tradicional: qual a diferença?

A gente te explica super rápido

Entenda qual a diferença entre a conta digital e a tradicional, veja benefícios e vantagens de cada uma delas.

Compare agora todas as ofertas de Conta Corrente

Encontre o melhor para você!

Todos os dias uma conta digital diferente surge no mercado. Com a promessa de tarifas mais baixas, essa modalidade de conta corrente vem crescendo muito. Você já deve conhecer a conta Nubank, a conta Neon, a do banco Inter ou a conta do Original, dentre as contas digitais conhecidas, são as mais famosas. Neste texto, nós vamos te ajudar a entender mais sobre o funcionamento delas, além de explicar a diferença entre a conta digital e a tradicional.

Se você já tinha uma conta corrente tradicional e está pensando em migrar sua conta para uma opção digital, é melhor pesquisar antes como essa modalidade funciona e se realmente ela será econômica para o seu bolso. Cada uma, com certeza, terá as suas vantagens e desvantagens. Separamos abaixo as principais características de cada tipo de conta para você comparar e decidir qual a melhor para o seu perfil. Compare:

Como funciona a conta corrente Digital

Você já deve ter ouvido falar ou até lido em algum lugar que a conta digital é mais barata. Sim, ela é mais econômica e isso acontece porque o Banco Central determinou a isenção de tarifas para correntistas que utilizam apenas os meios eletrônicos para realizar transações bancárias. Essa medida facilitou muito para o surgimento e a popularização das Contas Digitais.

Na Conta Corrente Digital, o usuário tem isenção dos principais serviços essenciais oferecidos pelo banco, como pagamentos e transferências, saques, extratos e faturas de cartão de crédito, além de não pagarem as taxas da manutenção da conta. Para isso é necessário que a pessoa não utilize os serviços presenciais, no banco.

Todas as operações bancárias, neste caso das contas digitais, serão realizadas através de aplicativos de celular, através do site do banco (internet banking) ou por telefone. Caso a pessoa opte por um atendimento presencial, o mesmo poderá ser cobrado pela instituição e algumas operações oferecidas podem ser limitadas.

Para saber mais sobre como funciona a Conta Digital, acesse: Como funciona a conta corrente digital?

Como funciona a conta corrente Tradicional

Provavelmente, você já deve conhecer a conta corrente tradicional. O primeiro contato com esse serviço geralmente ocorre junto com o início do primeiro emprego. Isso porque a conta corrente tradicional é muito utilizada para receber o pagamento do salário. Geralmente, a empresa indica em qual banco que você precisa ter uma conta para receber o pagamento e você abre. Mas isso não precisa mais ser assim. Hoje em dia, você tem o poder de decisão, de escolher qual a melhor conta para você, seja ela tradicional, digital ou pré-paga.

A conta corrente tradicional, aquela que você já conhece, é um pouco diferente e até mais completa do que a conta digital. Na conta tradicional você poderá movimentar o seu dinheiro através do aplicativo, nos caixas eletrônicos, no internet banking, por telefone e também nos postos de atendimento, como as agências. E você também poderá ter o auxílio e a consultoria de um gerente. Em muitos casos, ainda é preciso ir até uma agência física para contratar os serviços.

Você paga um valor mensal na conta tradicional, que lhe dará direito a usar um pacote de serviços, com quantidades determinadas de operações, como saque, extratos, transferências, cartão de débito, pagamento de contas, talão de cheques e até mesmo empréstimos. O valor do pacote de serviços bancários varia muito de banco pra banco e você poderá escolher qual pacote se encaixa melhor no seu perfil de movimentação financeira. Por isso que é tão importante comparar.

Principais diferenças entre as conta digital e tradicional

Agora que você já sabe como funciona cada conta, fica mais fácil compreender a diferença entre elas. Vamos começar um comparativo para te ajudar a escolher qual conta faz mais sentido para você:

  • A principal diferença entre a conta corrente tradicional para a conta digital é a forma como você se relaciona com o banco. Se para você ainda é muito importante ir presencialmente até uma agência, bem como, ter um relacionamento com o seu gerente, faz mais sentido ter uma conta tradicional. Muitas pessoas ainda preferem conversar com um gerente para resolver as pendências.

  • Mas se você usa muito o celular, gosta de praticidade no seu dia-a-dia e raramente vai presencialmente ao banco para resolver questões financeiras, o banco digital foi feito para você.

  • A diferença da cobrança das tarifas de manutenção da conta também é importante. Como dito anteriormente, as contas digitais costumam ser mais econômicas.

A gente pode concluir que nem existem muitas diferenças assim entre as contas, o importante mesmo é você pesquisar bem sobre os pacotes de serviços que são pagos ou gratuitos. Tem que comparar mesmo!

Compare agora todas as ofertas de Conta Corrente

Encontre o melhor para você!

Elisa Matos
ESPECIALISTAS DA COMPARA
Criado: 06/06/2018 Atualizado: 17/02/2020

Compara FacebookCompara InstagramCompara TwitterCompara YouTubeCompara LinkedIn
Compara Secure site
® 2020 ComparaOnline.com é uma marca registrada de Compara Online S.A.
Compara Administradora e Corretora de Seguros LTDA - SUSEP 10.2016991.4 - CNPJ 10.575.644/0001-61
Compara Online Serviços de Informática LTDA - CNPJ 15.470.344/0001-31
Rua Pequetita, 111 - 1º andar - Vila Olímpia. CEP 04552-060. São Paulo/SP