< Volver a Carros

Vai viajar de carro? Confira 4 dicas para curtir a viagem sem preocupação

Escrito por Pedro Da Silva

O automóvel é, indiscutivelmente, uma verdadeira paixão nacional. Portanto, a viajar de carro também! No entanto, uma vez que vivenciamos, atualmente, um período marcado por muitas imprudências, como motoristas dirigindo embriagados e, frequentemente, em velocidades acima do permitido, é fundamental tomar algumas providências.

Afinal, se todo mundo fizer a sua parte, as férias serão recheadas apenas por boas lembranças, não é mesmo? Confira, neste artigo, excelentes dicas que vão transformar a sua viagem de carro em uma experiência tranquila e inesquecível. Boa leitura!

Tenha a manutenção em dia

Certamente, uma dica valiosa para viajar de carro consiste em estar com toda a manutenção em dia. Essa não é, apenas, uma dica para a viagem em si, mas para que você não tenha gastos desnecessários com o seu carro no futuro, aumentando a sua vida útil. Um carro com motor desregulado e peças desgastadas, por exemplo, consome muito mais combustível e perde em desempenho.

Por isso, além de ser a melhor forma de gastar menos com o seu veículo, é, também, uma maneira de evitar acidentes, visto que peças velhas deixam de funcionar como deveriam colocando a sua vida (e a de terceiros) em riscos.

Não se esqueça da documentação do carro

Faça um checklist antes de viajar de carro é a maneira ideal de conferir todos os itens do carro como documentação do carro, carteira de motorista, contato de emergência do seguro auto. Na lista também vale incluir aquela trilha com as músicas preferidas, bagagem e itens indispensáveis como celular, dinheiro e cartão de crédito.

Faça a revisão do seu automóvel

Por sua vez, a revisão é a principal dica para viajar de carro, pois, como o próprio nome sugere, todos os itens essenciais para o bom funcionamento do carro devem ser checados.

Mesmo que você seja uma pessoa disciplinada e esteja com a manutenção do seu carro sempre em dia, toda vez que for fazer uma viagem, é importante levá-lo para a revisão com um mecânico de confiança. Aqui estão alguns pontos para acompanhar durante a tarefa:

Verifique a situação dos pneus

A verificação da situação dos pneus tem várias etapas. Primeiro, é preciso analisar o TWI, o indicador de desgaste da banda de rodagem dos pneus. Assim, será possível descobrir se o material está muito gasto e se ele ainda atua bem em sua função, em piso seco e molhado.

Em seguida, é preciso mantê-los calibrados, inclusive o pneu de estepe. O macaco e o triângulo devem ser verificados, pois, eles são instrumentos indispensáveis para o caso de uma emergência acontecer e a troca de um pneu for necessária.

Programe o alinhamento e o balanceamento do veículo

Trata-se de um item fundamental para a segurança. Por meio do balanceamento e do alinhamento do veículo, será possível evitar vibrações no volante e desequilíbrio direcional. Se essas atividades forem deixadas de lado, o carro corre risco de sofrer mais desgastes e, consequentemente, a viagem de carro ficará mais perigosa.

Confira os freios e o sistema elétrico do carro

Durante uma viagem de carro, não há como prever acidentes e pequenos transtornos na estrada. Por esse motivo, é crucial que o sistema de freios esteja em bom estado. O mesmo vale para o sistema elétrico do veículo: setas, luz de ré, faróis e pisca-alerta devem funcionar sem falhas, para não prejudicar a sua direção e nem a de outros motoristas. Vai viajar de carro a noite? Aproveite para limpar os vidros e faróis para ter uma melhor visibilidade.

Averigue os filtros e fluídos

Filtros, óleo do motor, transmissão, direção hidráulica e embreagem são detalhes que não podem passar em branco durante a revisão. Em uma viagem de carro longa, o motor precisará trabalhar mais e, portanto, deve estar preparado para responder ao esforço. O nível da água de arrefecimento e de limpeza dos para-brisas também deve ser ajustado.

Atente-se para o nível dos reservatórios e para o desempenho da bateria

Nada de colocar o pé na estrada sem verificar o reservatório de gasolina. Abasteça somente em estabelecimentos credenciados pela ANP ou em postos de combustível confiáveis. O desempenho da bateria também deve ser verificado, pois ela precisa funcionar bem e com a carga completa. Dessa forma, é mais fácil evitar ficar parado em algum local pouco conhecido devido a problemas mecânicos.

Cheque a suspensão

Volante, amortecedores, molas, buchas, bandejas, pivôs e terminais. Todos esses itens devem ser checados quando o assunto é suspensão. Se não estiverem devidamente ajustados, o carro pode trepidar e é muito fácil perder o controle da direção ou causar algum acidente. Esse pequeno cuidado ajuda bastante na economia de combustível.

Deixar de fazer revisão para não gastar dinheiro pode resultar em gastos ainda maiores. Não economize na sua segurança e daqueles que você mais ama!

Prepare um kit de segurança para sua viagem de carro

Além de ter o carro em perfeito funcionamento, é importante se prevenir para eventualidades como um pneu furado. Nesse sentido, uma dica importante para a sua viagem de carro é ter um kit de segurança com itens como o macaco, o triângulo e a chave de roda, além, é claro, de garantir que todos estejam em perfeito estado.

Como eles são usados com pouca frequência, no dia a dia acabam esquecidos, por isso, não deixe de conferir se eles estão mesmo no porta-malas do carro. E por falar nele, se certifique de que a bagagem seja colocada apenas no porta-malas do carro, pois bagagens soltas são muito perigosas.

Além dos itens, cheque se os 5 cintos de segurança (ou mais, em caso de carros maiores) estão funcionando perfeitamente. O cinto de segurança é indispensável tanto dentro da cidade, onde guiamos com velocidades moderadas, quanto nas estradas. Lembre-se de que ele não é destinado apenas para quem estiver nos bancos da frente: mesmo quem viaja no banco de trás precisa usar.

Monte, também, um kit emergências

Ninguém quer passar por situações chatas durante uma viagem, mas é importante estar preparado para elas, de forma que sejam menos traumáticas caso aconteçam. Por isso, mais uma dica para viajar de carro é ter itens como um carregador de celular com adaptador para carro, lanternas e um kit de primeiros socorros. Não deixe de prestar atenção na validade dos produtos!

Acrescente à sua lista ferramentas para uso no carro: peças como chave de roda, alicate e tesoura devem estar sempre à mão, mesmo que a chance de efetivamente utilizá-las seja mínima. Essa é apenas mais uma precaução para alguma urgência, caso haja espera por auxílio de um mecânico ou surja algum problema de fácil resolução.

Separe suprimentos para a viagem

Finalmente, além dos cuidados com o carro, é imprescindível pensar no motorista e nos passageiros. Portanto, a última dica para viajar de carro é montar um kit com itens de higiene como papel higiênico, sabonete, pasta e escovas de dente. Várias vezes, encontramos paradas nas estradas que são verdadeiros restaurantes de luxo, mas também há casos em que falta tudo.

Além disso, planeje a alimentação durante a viagem para que você não tenha que ficar fazendo tantas paradas e, com isso, adiando a chegada ao destino. Tenha garrafas de água, biscoitos e sucos. Não se esqueça de uma boa seleção de músicas, elas farão com que o tempo passe ainda mais rápido e trarão mais diversão à sua viagem de carro!

Agora que você já sabe as principais dicas para viajar de carro, não se esqueça também de ter prudência nas estradas e garantir um trajeto tranquilo a todos.

Para que isso aconteça, dedique-se sem medo aos pequenos detalhes de segurança: saiba, agora, como realizar a calibragem de pneus corretamente. Boa viagem!