< Volver a Carros

Bagagem solta no carro: quais são os riscos?

Escrito por Pedro Da Silva

Um carro com porta-malas grande ajuda muito em uma viagem mas ainda assim podemos cair na armadilha de levar mais coisas do que cabe dentro dele, transportando bagagens em outros locais do carro, o que é um perigo. Além dos riscos de segurança que essa atitude implica, você sabia que levar objetos – e/ou malas soltas no interior do carro também é uma infração de trânsito?

Isso acontece porque em caso de um acidente, uma bagagem (ou qualquer objeto) de 3 kg, a uma velocidade de 80 km / hora, pode ter o seu peso aumentado em até 80 vezes, ou seja, chegar a até 240 kg. O resultado desse choque dentro do carro é imprevisível e pode ser fatal para uma ou mais pessoas, por isto, não dá pra correr riscos.

O motorista que for pego com bagagem fora do porta-malas, além de colocar a vida da família em perigo, perderá 5 pontos na carteira e terá que pagar uma multa de R$127. Desde os últimos anos as fiscalizações nas estradas estão cada vez maiores já que ninguém quer que as tão sonhadas férias virem tristes estatísticas.

Portanto, se você não possui um carro com porta-malas grande terá que optar ou por alugar um veículo maior que comporte toda a bagagem da família ou por dividir a turma em carros menores, para acomodar tudo no lugar certo e com segurança.

Na hora de colocar as bagagens dentro do carro vale ter os aviões como referência, em que nada pode ficar solto. Pode parecer uma prova de matemática fazer os encaixes perfeitos, mas com um pouquinho de paciência e jeito tudo se acomoda. Se for o caso, o melhor é tirar um pouco do excesso.

O que pode ir na parte da frente do carro são as bolsas e mochilas de mão com documentos, dinheiro e itens essenciais durante o percurso. Mas o recomendado é mantê-los sempre embaixo dos bancos, para no caso de qualquer acidente não ter nada solto que possa colidir com nenhum passageiro.

Viajar de carro é gostoso porque não temos horário fixo, podemos parar quando der fome, não temos tantas regras e padrões a serem seguidos, porém não dá pra ser negligente com a sua segurança e daqueles que estão com você.