< Volver a Carros

Tecnologia para carros: 4 dicas para facilitar sua vida

Escrito por Larissa Ferreira

Retrovisores digitais, câmeras 360, conectividade: a tecnologia para carros é o assunto do momento. Neste artigo, mostraremos avanços tecnológicos que facilitarão a vida de todo condutor. Fique com a gente!

Tecnologia para carros e suas vantagens

O setor automobilístico tem investido mais em inovação e pesquisa para modernizar novos modelos, só entre 2013 e 2016, foram 21 bilhões, segundo o Ministério da Indústria . Buscando sempre suprir a demanda e ouvindo cada vez mais os compradores. As novas tecnologias para carros vem para melhorar a vida dos condutores e acabar com o velho tormento da baliza (sim, tem solução).

1. Retrovisores digitais

Imagine quantos acidentes poderiam ser evitados se não houvesse ponto cego na visualização do motorista enquanto dirige seu carro. Pensando nisso, engenheiros e projetistas criaram essa tecnologia para carros que já está presente no mercado de acessórios para carros.

Alguns modelos já saem de fábrica com essa facilidade, mas, caso o seu veículo ainda não possua, você poderá optar por instalar um. O kit simples é composto por uma tela de captação de imagens, uma câmera e a fiação. Você poderá instalar na parte traseira ou no retrovisor direito do veículo, onde achar mais viável.

2. Assistentes de estacionamento automático

Já viu uma criança se exibir aos pais ou amiguinhos quando consegue andar de bicicleta sem auxílio das mãos? Pois bem, agora os adultos também podem se exibir ao manobrar seu veículo no momento em que estiverem estacionando: “Olha! Sem as mãos.”

É exatamente essa sensação que temos ao ver mais esse avanço tecnológico impressionando e ajudando quem tem problemas para estacionar seu veículo. Um sistema repleto de sensores ligados ao computador de bordo do carro que permite encontrar e estacionar em uma vaga sem a intervenção do motorista.

3. Conectividade com celulares

Algo muito comum nos dias de hoje é observar as pessoas ligadas vinte e quatro horas aos seus aparelhos celulares. Aplicativos que auxiliam em vários setores de nosso cotidiano também estão presentes no mundo automobilístico como tecnologia para carros.

Quem possui um Smartphone poderá utilizar a plataforma Android Auto e conectar ao seu veículo caso ele seja compatível com essa tecnologia. Também há a opção para quem possua um IPhone – Apple CarPlay –, que manterá o motorista conectado o tempo todo sem precisar utilizar as mãos para acionar suas funções. Vale a pena conferir!

4. Detectores de buracos e obstáculos

Isso sim deveria vir de fábrica para todos os modelos de veículos! Encontrar buracos e falhas no asfalto das estradas brasileiras é algo que não apenas incomoda, mas também prejudica seriamente a mecânica dos carros.

A fabricante Land Rover saiu na frente com essa tecnologia para carros lançando o sistema Pothole Alert. Vários sensores são responsáveis por detectar buracos e falhas nas ruas, informando autoridades e setores responsáveis para tomarem as devidas providências. E, ainda, essas informações são armazenadas numa plataforma colaborativa que avisa outros veículos que possuam a mesma tecnologia para tomarem cuidado com esse trajeto.

A tecnologia para carros está cada dia mais surpreendendo o mundo com suas ideias e soluções inteligentes que facilitam a vida de quem dirige devido ao trabalho ou pelo puro prazer de guiar seu veículo.

Quer saber mais sobre novidades automobilísticas? Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de tudo o que acontece! Estamos no FacebookTwitter e LinkedIn.