< Volver a Carros

6 dicas para viajar de carro à noite

Escrito por Pedro Da Silva

Viajar de carro à noite tem suas vantagens: menos tráfego e pouco risco de engarrafamentos, maior tranquilidade e silêncio nas estradas e uma temperatura mais amena. Mas as desvantagens também merecem atenção: menos segurança e maior risco de acidentes por causa da baixa visibilidade. Se você adora pegar à estrada à noite, confira nossas dicas para ter uma viagem ainda melhor:

1. Nunca é mais lembrar que você precisa de um bom seguro de carro. Além da cobertura, há outros fatores que pesam a favor: assistência técnica em caso de pane, guincho, substituição do automóvel até que o seu novamente esteja habilitado. São diversos benefícios que contribuem para uma viagem mais tranquila.

2. Antes de sair de casa: durma bem e garanta que está bem descansado antes de pegar a estrada à noite. Pesquise sobre seu roteiro, quais trechos são mais seguros e quais oferecem riscos. Planeje também suas paradas se a viagem for longa.

3. Check-up do carro: além do seguro do automóvel em dia, você precisa fazer um check-up do carro, com especial atenção aos faróis, setas e ao limpador de para-brisas. Todos os faróis e setas devem estar limpos e funcionando, e o vidro do para-brisa deve estar limpo por dentro e por fora.

4. Na estrada, nunca use o farol alto indiscriminadamente, pois ele pode ofuscar a visão do motorista que vem na direção contrária. Use-o apenas quando a pista estiver livre e quando não houver iluminação auxiliar para lhe ajudar a enxergar a estrada à frente.

5. Evite ligar o pisca-alerta com o carro em movimento, pois ele dá a impressão ao motorista que vem atrás de que seu carro está parando, aumentando o risco de colisões. É comum, nas estradas, cruzar automóveis com o pisca aceso, normalmente estão indicando que há algum problema adiante. Mas o melhor é reduzir a velocidade para o mínimo permitido e manter a atenção redobrada.

6. Evite a todo custo parar no acostamento. Não é seguro, e você ainda corre o risco de provocar um acidente. Há postos de gasolina a distâncias regulares na maioria das estradas brasileiras. Lá, você poderá estacionar o carro, comer alguma coisa, descansar e se recarregar para continuar viagem. Outra opção são os refúgios especialmente criados para paradas momentâneas, são mais seguros e pensados para este fim.

Seguindo essas dicas e dirigindo de maneira responsável, você fará um percurso tranquilo, agradável, durante o período noturno. Lembre-se de que a visão periférica é diminuída durante a noite, assim como a capacidade do ser humano de avaliar distâncias. Portanto, a atenção ao volante é algo sempre fundamental para sua segurança e de todos os demais motoristas.

E quando deseje contratar um seguro, aqui no Compara, você pode realizar uma cotação gratuita para conhecer diversas opções de seguro do auto, de acordo com seu perfil e renda e tudo isso grátis!