Quem frequentemente pega a estrada para viajar e conhecer novos lugares, sabe da importância de ter um veículo que ofereça boa potência, conforto e, claro, economia.

Por isso, neste artigo você vai conferir os cinco melhores carros para viajar levando em consideração alguns quesitos essenciais para garantir a melhor experiência da sua road trip!

O que levar em conta antes escolher o melhor carro para viajar

Sabemos que o valor do automóvel é um fator decisivo no momento da compra, mas é importante também levar em consideração o tipo de carro mais adequado ao seu perfil de uso.

Sendo assim, para quem gosta de viajar de carro e faz isso com frequência, listamos abaixo as características que os melhores carros para viajar devem ter e em seguida os modelos que se enquadram nessas condições.

  • Mecânica

Para percorrer longas distâncias em estradas, é importante que o carro tenha um motor potente e uma mecânica robusta, pois quando o trajeto é muito extenso e as condições das estradas desfavoráveis, a possibilidade de acontecer alguma falha mecânica é real.

No entanto, é possível diminuir essa probabilidade ao optar por um modelo de carro que tenha capacidade mecânica para percorrer esse tipo de via.

  • Espaço interno 

Ao passar muitas horas ou até mesmo dias dentro de um carro dirigindo, é conveniente pensar no seu conforto.

Os melhores carros para viajar devem ter espaço interno amplo para acomodar tanto o motorista quanto os demais passageiros de maneira confortável.

Já o espaço do porta-malas precisa ser suficiente para abrigar com segurança todas as bagagens.

Além disso, é importante também considerar a dirigibilidade, ou seja, a sua experiência ao volante.

Considere carros com direção hidráulica ou elétrica e, quando possível, carros com câmbio automático.

Modelos de carro com ar-condicionado para refrescar o interior do veículo e central multimídia também podem trazer mais conforto aos viajantes.

  • Consumo de combustível

Hoje em dia, muitos carros possuem tanques de combustíveis consideráveis para maximizar os quilômetros nas estradas.

Porém, com o preço da gasolina e do etanol subindo cada vez mais, considerar o consumo de combustível do automóvel é importantíssimo.

Carros com motor a diesel e modelos elétricos tendem a ter um menor consumo em estradas. No entanto, se você pretende rodar pela América do Sul, tem que saber que em alguns países do continente, esse tipo de combustível é mais difícil de ser encontrado.

Dê preferência por veículos que tenham boa combinação entre capacidade de combustível e quilômetro rodado.

5 melhores carros para viajar

1. Chevrolet Captiva

O SUV da Chevrolet é considerado um veículo confortável, espaçoso e potente.

Esse modelo ainda conta com a função Eco Mode, que quando ativada, regula a troca de marchas automaticamente e visa maior economia de combustível.

2. Ford EcoSport

O utilitário no estilo SUV da Ford é uma alternativa para aqueles que buscam um carro com bom desempenho, conforto e beleza.

Além disso, o EcoSport é ideal para quem quer aliar boa dirigibilidade a baixo consumo de combustível em um longo período na estrada.

3. Renault Sandero Stepway

O Sandero é uma ótima opção de carro com alta suspensão, ideal para estradas mais irregulares.

Atualmente, ele pode ser considerado um dos melhores carros para viajar dentre os modelos compactos devido seu amplo espaço interior e parte mecânica.

4. Honda HRV

O Honda HRV tem todos os atributos para ser considerado um dos melhores carros para viajar deste ranking.

Isso porque ele é um dos carros mais completos da categoria e reúne todos requisitos para proporcionar uma experiência agradável na estrada: espaço amplo, boa dirigibilidade, conforto e economia de combustível.

Além disso, ele é considerado um dos carros mais seguros de 2019 segundo testes realizados pelo Latin NCAP, órgão independente que avalia os níveis de segurança dos modelos de automóveis disponíveis no mercado.

5. Nissan Grand Livina

A minivan com assinatura da Nissan é um dos melhores carros para viajar em família.

Seu amplo espaço interior permite acomodar até sete pessoas de maneira confortável e as trocas de marchas são praticamente imperceptíveis devido ao câmbio automático de velocidades.

Agora que você já conhece os cinco melhores carros para viajar, é importante que você saiba que independente do modelo escolhido, ao pegar estrada, é fundamental estar em dia com a revisão do veículo, documentação e contratar um seguro auto.

Afinal, imprevistos podem acontecer, mas prevenir ainda é melhor do que remediar!