< Volver a Carros

O que você precisa saber sobre o motor de um carro?

Escrito por Larissa Ferreira

Conhecido por muitos como “o coração do veículo”, o motor do carro certamente é uma das partes mais importantes do automóvel. Logo, saber cuidar bem desse componente tão importante é essencial para que ele tenha uma longa durabilidade e não traga dores de cabeça.

Pensando nisso, neste post veremos quais são os seus principais componentes, como ele funciona, o que avaliar nele e como fazer a sua limpeza corretamente! Continue lendo e confira!

Como funciona e quais são os principais componentes do motor de carro?

Apesar de toda a tecnologia empregada nos motores atuais, o seu funcionamento básico não mudou muito ao longo dos anos — com exceção dos híbridos. Basicamente, o motor do carro é um conjunto de vários componentes cuja função é gerar a energia necessária para que o veículo se movimente.

Entre as várias peças que o compõem, podemos destacar:

  • bloco;
  • pistões;
  • virabrequim;
  • válvulas;
  • distribuidor;
  • velas de ignição;
  • cabeçote.

O funcionamento básico é relativamente simples: ao se injetar combustível na câmara que acomoda os pistões, por meio de uma faísca gerada pelas velas de ignição acontece uma explosão.

A força gerada movimenta os pistões, que transferem sua energia para o virabrequim — uma espécie de alavanca cuja função é converter o movimento linear em circular. Esse processo se repete várias vezes, e a rotação gerada pelo motor é passada à transmissão e, por fim, às rodas.

O responsável por injetar o combustível na câmara dos pistões é a injeção eletrônica ou o carburador, que não é encontrado em veículos mais novos. Dispositivos auxiliares — como o módulo de controle, radiador e alternador — mantêm o sistema funcionando corretamente, e em temperatura adequada.

Os motores de carro a diesel funcionam de forma bem semelhante, porém, em vez de velas de ignição eles usam muita pressão para causar as explosões e forçar o movimento dos pistões.

O que é preciso avaliar em um motor antes de comprar um automóvel?

Seja novo ou seminovo, ao adquirir um veículo é muito importante você ter atenção a alguns detalhes sobre o motor, para não ficar na mão quando mais precisa ou gastar horrores com combustível. Vejamos:

Potência no motor do carro

Existe o mito de que veículos com motores 1.0 são os mais econômicos do mercado, mas, em muitos casos, carros com versões mais potentes (1.4 e 1.6) acabam gastando menos. Fatores como o peso do veículo, terreno e a forma como você dirige devem ser considerados quanto a isso, porque afetam bastante o consumo de combustível.

Se você usa o veículo em ambientes urbanos e costuma trafegar com pouco peso — seja de pessoas ou materiais —, os veículos 1.0 podem ser a melhor opção. Agora, para quem gosta de viajar e costuma andar por terrenos acidentados, modelos mais potentes são recomendados.

Vazamentos, numeração e histórico

Esta dica é especial para quem pretende comprar um carro seminovo: sempre procure por vazamentos. Caso existam e estejam em mangueiras e tubulações, na maioria dos casos é possível fazer o reparo. Porém, se estiver no bloco do motor, tome muito cuidado!

Procure observar também a numeração do motor: verifique se ela confere com a da documentação do veículo. Outro ponto muito importante é obter o histórico de revisões e trocas de peças do carro. Alguns componentes — como a correia dentada, presente em alguns automóveis — podem destruir o motor se não trocadas no prazo.

Como fazer corretamente a limpeza do motor do carro?

Nunca tente lavar o motor do seu carro com água sobre pressão. Se você molhar componentes como o distribuidor ou o módulo, além de outras partes elétricas do veículo, terá muitos problemas. Também, não passe óleo ou outros materiais corrosivos — eles podem corroer mangueiras e plásticos.

Assim, se você quiser limpar o motor, deixo-o esfriar e, com um pano umedecido em água, faça o serviço. Sempre que possível, contudo, procure um especialista.

Enfim, como vimos, o funcionamento do motor de carro não é extremamente complicado. No entanto, é preciso cuidado para não ser enganado na hora de comprar um veículo, nem estragá-lo tentando deixá-lo e bonito e limpo.

Então, gostou destas informações? Agora, aproveite para nos seguir nas redes sociais e fique por dentro de nossos próximos conteúdos! Estamos no TwitterFacebook e LinkedIn.