< Volver a Carros

RCF-V – O que é e como funciona o Seguro para Terceiros?

Escrito por Cecilia Alberigi

O Seguro para Terceiros é uma modalidade de seguro auto que cobre os danos causados por você em um sinistro envolvendo outros carros e até mesmo pessoas.

Com essa proteção, tecnicamente chamada de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V), é possível acionar a seguradora para custear o conserto do carro e indenizar as vítimas dentro do valor estipulado pela apólice no momento da contratação.

Neste artigo, você vai saber com detalhes porque esse seguro é tão importante, como ele funciona e ao final, vai aprender como acioná-lo em caso de sinistro. Acompanhe!

O que é o Seguro para Terceiros

O RCF-V, trata-se de uma cobertura opcional que garante ao segurado o pagamento sobre qualquer dano corporal ou prejuízo material que ele possa causar a alguma outra pessoa em um acidente de carro.

Ele pode ser contratado como um complemento ao seguro básico ou compreensivo e engloba três categorias:

  • Danos materiais

Essa cobertura garante o pagamento das despesas necessárias para o conserto dos carros envolvidos no sinistro e até mesmo de fachadas e postes de eletricidade destruídos em caso de acidentes causados pelo segurado.

  • Danos Corporais

Nessa categoria, a cobertura paga as despesas médicas e hospitalares e a indenização à família das vítimas em casos de morte ou invalidez dos envolvidos no acidente causados por sua responsabilidade.

A cobertura de Danos Corporais funciona como um complemento ao DPVAT, pois se o valor da indenização for superior ao teto do DPVAT (R$13.500), cabe ao responsável pelo acidente arcar com os custos excedentes.

  • Danos Morais

Essa categoria cobre as indenizações judiciais e extrajudiciais que o segurado possa ser condenado a pagar por danos morais ou estéticos causados a terceiros.

Mas, é importante saber que essa cobertura só poderá ser acionada em casos que houver determinação judicial confirmando o dano moral.

Como acionar o Seguro para Terceiros

Para acionar a cobertura RCF-V, é preciso que você assuma a responsabilidade pelo acidente e abra um sinistro na sua seguradora.

Será necessário informar seus dados pessoais, enviar a documentação do veículo e o orçamento do conserto feito por uma oficina mecânica referenciada.

O seguro vai cobrir os danos causados por você a outro(s) motorista(s) independente de ser uma perda parcial ou total.

Sendo assim, a seguradora assume todo o ônus desde que o prejuízo não ultrapasse o valor estipulado no contrato.

É importante saber que ao acionar o seguro RCF-V você perde a classe de bônus do seu seguro. No entanto, se você for a vítima, é você que entra como terceiro no seguro do condutor que causou o acidente.

Mas, se o motorista não possuir um seguro RCF-V, você deve acionar o seu seguro, pagar a franquia para consertar seu carro e solicitar o reembolso ao causador do acidente. 

Vale a pena contratar o Seguro para Terceiros?

A cobertura do seguro obrigatório é reduzida, por isso, o ideal é que você contrate o seguro RCF-V juntamente com o seu seguro auto. 

Dessa forma, é possível dirigir tranquilo, sabendo que, caso aconteça um atropelamento ou acidente com vítimas, você conta com a cobertura da companhia de seguros. 

Algumas vezes, os custos com indenizações e despesas médicas podem levar o motorista à falência com dívidas por toda a vida, e até se envolver um processo judicial.

Esse seguro cobre também batidas e acidentes que não envolvam vítimas causados por você. 

Outra grande vantagem do seguro de responsabilidade civil é que você não precisa pagar pela franquia para acioná-lo. Você pagará pela franquia do seguro apenas se for usar o dinheiro para consertar o seu carro.

Como contratar?

O seguro de responsabilidade facultativa não faz parte da cobertura básica do seguro auto que protege contra roubo, furto e colisão. Mas, ele pode ser contratado na mesma apólice do seguro do seu automóvel ou a parte e não deve ser deixado de lado. 

Além disso, ao realizar a cotação do seu seguro auto com a Compara, você pode personalizar o valor da indenização que garante a cobertura dos danos em até R$100 mil.

Caso, o condutor escolha apenas contratar o RCF-V, deve estar ciente de que seu veículo não está incluso na cobertura e a seguradora vai arcar apenas com os danos materiais, pessoais ou corporais dos demais envolvidos no acidente.

Sendo assim, o Seguro de Responsabilidade Civil para Veículos torna-se indispensável para qualquer condutor, principalmente em um país como o Brasil, onde são registradas mais de 37 mil vítimas fatais por ano no trânsito, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

Mas, lembre-se, mais importante que contratar o seguro para terceiros, é dirigir com responsabilidade para evitar acidentes e preservar vidas.