< Volver a Carros

Motor a diesel – saiba como funciona e conheça os 10 modelos mais econômicos

Escrito por Cecilia Alberigi

O motor a diesel é um motor automotivo capaz de transformar energia térmica em mecânica a partir da queima do óleo diesel que acontece dentro dos cilindros do motor.

Ele foi inventado no fim do século 19 para ser uma opção mais eficiente e sustentável que os motores a gasolina.

No entanto, na prática as coisas não funcionaram bem assim e nós vamos te explicar o porquê!

Como funciona o motor a diesel

Enquanto em motores a gasolina e álcool a combustão acontece por meio de uma faísca produzida pela vela de ignição, no motor a diesel a queima do combustível ocorre a partir do calor liberado quando o ar é comprimido na câmara de combustão, o que inflama o diesel em vez de usar uma vela de ignição.

Todo esse processo acontece em quatro fases:

  1. Indução: o ar é sugado para dentro do cilindro através da válvula de entrada;
  2. Compressão: o pistão sobe e comprime o ar no interior do cilindro;
  3. Ignição: o óleo diesel é injetado no ar comprimido a uma temperatura muito alta, o que faz com que ele entre em combustão espontânea e force o movimento do pistão para baixo;
  4. Exaustão: os gases que se formam durante a ignição são lançados do interior do cilindro por meio do movimento ascendente do pistão.

Ao fim das quatro fases, o acelerador é o responsável por regular a quantidade de combustível fornecida pela bomba e, assim, ajustar a potência que o motor vai gerar.

A simplicidade do motor a diesel faz com que ele seja usado em diversas áreas e tipos de veículos: trens, tratores, submarinos, navios, entre outros. 

É um motor capaz de aguentar altas pressões internas e, por isso, geralmente, são muito resistentes.

Tipos de motor a diesel

Em relação ao tamanho, existem três tipo de motor a diesel:

  • Pequeno – usado em carros de passeio, pequenos tratores e caminhonetes;
  • Médio – usado em caminhões de grande porte, tratores e equipamentos agrícola;
  • Grande – usado em locomotivas, navios e geradores de alta capacidade.

Diferenças entre o motor a diesel e o motor a gasolina

Deixando a parte técnica de lado neste momento, podemos afirmar que as principais diferenças entre o motor a diesel e o motor a gasolina sob a ótica de um motorista comum são:

  • Em relação ao consumo e preço do combustível

Os motores a diesel podem fazer até 25 quilômetros por litro de combustível e o preço médio do diesel no Brasil é cerca de 18% mais barato que a gasolina.

  • Manutenção e preço do motor

Por ter uma tecnologia mais avançada, o preço do motor a diesel e, consequentemente sua manutenção, são mais caros quando comparados ao motor a gasolina.

  • Durabilidade

No entanto, exatamente por ter essa tecnologia mais avançada, o motor a diesel é mais robusto e sua durabilidade é maior

  • Performance

Nesse quesito, quem ganha é o motor a gasolina. Ele é ideal para quem procura por uma opção de automóvel com mais performance e potência para altas velocidades.

Mas, afinal, motor a diesel é mais econômico?

De uma forma simples, podemos dizer que sim. 

Um carro com motor a diesel consome de 15% a 20% menos combustível que um carro com motor a gasolina.

Além disso, dados da ANP (Agência Nacional de Petróleo) apontam que atualmente o preço médio do litro da gasolina no Brasil é de R$4,30, enquanto o preço médio do diesel é de R$ 3,54.

Outro fator a ser considerado é que, no mercado, os carros a diesel, em geral, se desvalorizam menos que os carros a gasolina ou modelo flex.

No entanto, um carro com motor a diesel pode não ser muito vantajoso para quem costuma trocar o carro em um intervalo curto de tempo, pois esses modelos de automóveis são cerca de 30% mais caros.

Mas, para te ajudar, nesse link você confere a lista dos SUVS com o melhor custo benefício do mercado.

Carros de passeio com motor a diesel são proibidos no Brasil

Talvez você não saiba, mas o Brasil é o único país do mundo que tem uma lei que proíbe a comercialização de carros de passeio com motor diesel.

Isso porque, em novembro de 1976, após a crise do petróleo, o país precisou importar cerca de 78% do petróleo consumido pelo transporte nacional, pois não tínhamos capacidade produtiva para suprir a demanda.

Hoje, somente caminhões, ônibus, picapes com carga útil superior a 1.000 kg e utilitários com tração 4×4 e reduzida podem ter motor a diesel.

Veículos a diesel poluem 7 vezes mais o ambiente

Quem acompanhou a leitura até aqui pode estar imaginando que tudo são flores quando falamos do motor a diesel. Mas essa não é uma verdade.

Um estudo publicado pela Universidade da Califórnia em Berkeley aponta que o diesel é responsável por emitir partículas nocivas na atmosfera responsáveis por 90% dos danos causados à saúde humana.

Essas partículas são emitidas por veículos automotores e também ajudam agravar o aquecimento global. Além disso, elas se acumulam no organismo e, depois de alguns anos, chegam a causar até mesmo males neurológicos. 

Estudos ainda revelam que há componentes presentes no diesel responsáveis por provocar distúrbios hormonais, fortes dores de cabeça e câncer no aparelho respiratório.

Recentemente, o Brasil lançou normas para reduzir a quantidade destas substâncias, mas a adoção de combustíveis mais limpos ainda pode demorar alguns anos.

Os 10 carros com motor a diesel mais econômicos do Brasil

Conheça os carros com motor a diesel mais econômicos do País com base nos números divulgados pelos fabricantes em acordo com o Inmetro.

  1. Range Rover Evoque 2.0 TD4
  2. Volvo XC60 D5 Momentum
  3. Mercedes-Benz GLC 220d
  4. Mitsubishi Outlander 2.2
  5. Land Rover Discovery Sport TD4
  6. Jeep Compass 2.0
  7. Mitsubishi L200 Triton 2.4
  8. Jaguar F-Pace 2.0
  9. Fiat Toro 2.0
  10. Volvo XC90 D5

Precisando de proteção para seu carro? Acesse agora mesmo o nosso site e compare as ofertas e condições dos melhores seguros do mercado.