< Volver a Finanças

Quais os benefícios de ter uma renda extra?

Escrito por Larissa Ferreira

Chega o final do mês e as contas não fecham — e, mesmo reduzindo gastos, ainda pode faltar dinheiro. O que fazer, então? Ter uma renda extra é uma excelente saída, pois você consegue quitar suas dívidas e até começar uma poupança para realizar viagens ou outros sonhos.

Pensando nisso, fizemos este texto com os principais benefícios de se ter mais uma fonte de renda no final do mês. É só continuar a leitura para conhecê-los!

Já ouviu falar em renda extra?

Chamamos de renda extra aquela quantia que se ganha a mais sem comprometer seu salário ou algum outro tipo de receita, como uma pensão. Tudo isso é possível graças à economia colaborativa, que facilita a troca de produtos e serviços entre pessoas e não tem foco no lucro.

Você provavelmente já ouviu falar de muitas pessoas que trocaram o emprego pelo trabalho em casa, não é mesmo? Pois então, é totalmente possível aumentar seu orçamento com esse conforto, sem precisar trabalhar 24 horas por dia.

Ter mais tranquilidade em situações de emergência

Pense na seguinte situação: você vive do aluguel de um apartamento, mas o inquilino resolve sair antes de o contrato terminar — se houver um rendimento adicional, não haverá motivo para desespero, não é mesmo?

Imprevistos fazem parte da vida de qualquer pessoa, mas muitos deles podem sair bem caro: um acidente, uma cirurgia que não é coberta pelo plano de saúde, gastos inesperados com seu bichinho de estimação etc. Sendo assim, se você contar apenas com seu salário, pode acabar se endividando e perder totalmente o controle de seu orçamento.

Estar mais seguro em caso de desemprego

O cenário econômico do país está bastante instável e essa é uma das piores crises da história recente: notícias do aumento do desemprego têm sido bem mais frequentes do que gostaríamos.

Portanto, ainda que esteja empregado, manter um faturamento complementar nunca é demais, principalmente no meio de tanta incerteza. Caso venha a perder o seu emprego, você terá uma garantia para continuar executando seus planos sem precisar se desesperar com a falta de dinheiro.

Garantir rendimento durante o ano todo

Se você depende dos ganhos de um trabalho sazonal, como o aluguel de quartos na alta temporada ou a venda de produtos para o verão, contar com uma renda extra passa a ser algo essencial para lidar com seus gastos. Isso porque as contas não param de chegar — e manter o orçamento equilibrado nos meses em que se ganha menos dinheiro não precisa ser uma grande dor de cabeça.

Quitar dívidas em geral

Perder o controle e gastar mais do que o esperado é algo bastante comum, principalmente quando falamos de cartão de crédito e cheque especial, pois os juros são implacáveis. Se você não consegue pagá-los em um mês, acumula para o seguinte e tudo acaba virando uma bola de neve.

Com um dinheiro a mais, é possível começar a quitar essas dívidas, sair do cheque especial, tirar seu nome do SPC/SERASA (se for o caso) e retomar o controle sobre sua vida financeira.

Fazer um planejamento financeiro eficiente

Em tempos de crise, fica ainda mais difícil manter uma reserva para emergências — dessa maneira, fazer um bom planejamento financeiro é essencial para não se endividar com gastos desnecessários. Por isso, quando se consegue acrescentar dinheiro a sua renda, é possível planejar melhor seu orçamento e respirar aliviado no final do mês.

Com seu rendimento adicional, você pode arcar com seus custos fixos (como contas de luz, internet, telefone, condomínio e aluguel) e se organizar melhor para identificar quais são os gastos que mais fogem de seu controle: restaurantes, bares, roupas, entre outros.

A partir disso, monte uma planilha e acompanhe o dinheiro que entra e sai de perto: existem diversos modelos gratuitos de planilhas financeiras pela internet que podem lhe ajudar.

Descobrir um hobby como fonte de renda extra

Sua paixão é escrever? Fazer bolos e doces? Bordar? É bastante comum que as pessoas comecem a empreender com um hobby com a intenção de complementar seu orçamento e acabem transformando um passatempo em sua principal fonte de renda.

Muitas vezes, o empreendedorismo acaba sendo a única opção de muita gente que se depara com a falta de trabalho e, também pode ser uma ótima oportunidade para descobrir e aprimorar novas habilidades.

Isso acontece porque quando você se permite encontrar uma nova atividade profissional, caminhos diferentes se abrem e surge a possibilidade de adotar um estilo de vida mais adequado a seu perfil.

Realizar sonhos distantes

Na medida em que você conseguir vencer obstáculos, como o acúmulo de dívidas e o desemprego, ficará mais fácil lidar com os altos e baixos do mercado e se planejar. Aos poucos, aqueles sonhos que antes eram distantes — comprar um carro, fazer uma boa viagem internacional ou até ter sua casa própria —, passam a ser mais tangíveis.

O primeiro passo é fazer um planejamento com todos os detalhes necessários para alcançar o que deseja: custos, quanto dinheiro será necessário poupar por mês, e outros pormenores que variam de acordo com seu plano.

Além disso, não se esqueça de separar seus objetivos entre os de curto, médio e longo prazo. Isso facilitará bastante sua organização, uma vez que você enxergará melhor cada etapa a ser cumprida, conseguirá programar ações que sejam mais efetivas e não perderá tempo ou dinheiro. Consequentemente, obterá resultados mais satisfatórios e realizará seu sonho sem se estressar tanto durante o processo.

Melhorar sua qualidade de vida

Com sua renda extra você consegue viver de maneira mais confortável, ter a garantia de um rendimento mais sólido, evitar muita dor de cabeça desnecessária e se permitir alguns luxos — isso só pode levar a um aumento da sua qualidade de vida, não é mesmo? Dinheiro não compra felicidade, mas o controle financeiro de sua vida traz bastante alívio.

A essa altura, é possível que esteja se perguntando: mas como posso ganhar mais dinheiro trabalhando em casa? As opções são diversas e cabem em vários tipos de perfis profissionais, confira algumas a seguir:

  • redator para blogs voltados para marketing digital;
  • secretário virtual;
  • venda de produtos em lojas on-line;
  • atendimento a clientes.

E então, gostou de saber mais sobre os benefícios de se ter uma renda extra? Como pôde perceber, não é um processo tão complicado, basta ter disposição e se organizar para ter uma boa rotina sem precisar trabalhar além da conta e acabar exausto.

A Compara é uma empresa que investe muito em tecnologia e contrata home agentes para realizar o atendimento a seus clientes, sendo uma excelente opção para aumentar seu orçamento mensal. Portanto, entre em contato conosco para saber mais! Estamos esperando por você!