< Volver a Finanças

Saiba como aumentar seu salário ainda este ano

Escrito por Larissa Ferreira

Pedir aumento de salário é sempre um tema delicado, especialmente em momentos de recessão, como o que o Brasil tem enfrentado nos últimos anos. Nessa hora é normal bater aquele medo de se indispor com o chefe e, com isso, colocar o emprego em risco.

Porém, com paciência e bom desempenho, é possível que você tenha sucesso. A seguir, confira algumas dicas que podem te ajudar a aumentar seu salário!

Tenha argumentos válidos

Antes de procurar seu superior para pedir um aumento de salário, pense bastante e prepare com muita antecedência a alegação que irá usar. Busque apenas argumentos válidos — evite discursos manjados, como “preciso ganhar mais porque tenho dívidas” — e ensaie em casa, com a família e os amigos. É fundamental que você mostre os reais benefícios que o reajuste salarial promoverá à empresa.

Encontre o momento ideal

Encontrar o momento ideal para conversar com o chefe é outra dica importante na busca por aumentar o salário. Nada de marcar essa importante reunião se a empresa ou o patrão estiver passando por um período ruim e difícil. Também é importante evitar ter essa conversa se você teve algum feedback negativo nos últimos tempos.

Mantenha seu chefe atualizado

No seu dia a dia na companhia, procure deixar seu superior ciente do bom trabalho que você vem desempenhando e também mantê-lo atualizado sobre seus projetos em andamento. Ao não esperar que ele lhe pressione, você o deixará mais confiante em relação à sua capacidade, de forma que ao pedir aumento de salário, você tenha mais chances de alcançar o sucesso.

Assuma outras atividades

Mais uma boa forma de convencer seu superior que ele deve aumentar seu salário é se colocando à disposição para assumir mais responsabilidades e tarefas, a fim de que a empresa obtenha melhores resultados. Mas, antes de se comprometer, tenha certeza de que dará conta do trabalho extra.

Seja cordial durante a conversa para aumentar salário

Durante a conversa com o chefe para o pedido de aumento de salário, você nunca deve o constranger, irritar ou ameaçar. O ideal é ser cordial, humilde, simpático e positivo. Também mostre que você se importa com a empresa e saiba o momento certo de falar, argumentar e também o de escutar.

Se mesmo depois de seguir todas essas dicas o seu superior lhe disser que não é possível aumentar o salário no momento — e nem em curto prazo —, não desanime e nem fique desesperado, triste e desmotivado no trabalho. Muito pelo contrário, continue se esforçando e dando seu máximo, para que ele perceba o seu potencial. Siga em frente, com a cabeça erguida, e espere uma nova oportunidade.

Além disso, tente aproveitar o momento para sugerir ao departamento de Recursos Humanos (RH) da companhia a elaboração de um plano de carreira ou uma política de aumento salarial.

E aí, curtiu este artigo? Então deixe seu comentário no texto e compartilhe conosco e nossos demais leitores sua opinião e quaisquer outras dicas e recomendações que possa ter. Até a próxima!