O que é crédito pessoal e como escolher a melhor taxa?

Saiba o que é crédito pessoal, como funciona este tipo de empréstimo e como escolher a melhor taxa neste post. Leia agora e tire todas as suas dúvidas!

Larissa Ferreira

Larissa Ferreira

03 de março 20213 min de leitura

O que é crédito pessoal

O crédito pessoal ou Empréstimo Pessoal é indicado para quem precisa de dinheiro rápido para quitar alguma dívida, pagar por despesas inesperadas ou mesmo para comprar algum bem, financiar uma viagem.

Índice


    1. 1. Quem pode fazer um empréstimo pessoal?
    1. 2. Como contratar e como escolher a melhor taxa de juros?
    1. 3. Como funciona a aprovação de crédito?
    1. 4. Em quanto tempo eu vou receber o dinheiro?
    1. 5. Quais são os custos de um empréstimo pessoal?
    1. 6. Posso ter mais de um empréstimo pessoal?

Procurando por um empréstimo?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Comparar empréstimos

Este tipo de empréstimo não precisa de comprovação de como você vai utilizar o dinheiro, apenas da aprovação de renda. Mas, vale ficar ligado nas ofertas do mercado e comparar para escolher a melhor taxa de juros.

Outra grande vantagem deste tipo de crédito é que você pode pagar em até 180 meses e suavizar as prestações.

Abaixo a gente separou algumas dúvidas mais recorrentes sobre este tipo de empréstimo para você entender melhor sobre o assunto e fazer a melhor escolha.

Quem pode fazer um empréstimo pessoal?

O crédito pessoal pode ser feito por qualquer pessoa: trabalhador autônomo, aposentado, pensionista e até mesmo negativados (a gente explicou aqui no site que neste último caso as taxas são maiores).

Em alguns casos, basta comprovar renda, ou seja, comprovar que você pode quitar esta dívida. Também existem financeiras que oferecem apenas empréstimo com garantia, neste caso você precisa colocar um imóvel: casa, apartamento, terreno ou mesmo seu carro como garantia do pagamento.

O empréstimo com garantia pode oferecer, muitas vezes, taxas e parcelas melhores, por apresentar um risco menor às instituições financeiras.

Como contratar e como escolher a melhor taxa de juros?

O primeiro passo de como contratar um Empréstimo Pessoal é pesquisar propostas que mais lhe agrada. A internet pode ser uma boa aliada, na Comparacriamos uma ferramenta que permite a você comparar mais de 90 ofertas de empréstimo pessoal de diferentes financeiras e bancos:

Crefisa, FinanZero, Bom Pra Crédito, BV Financeira, Banco BMG, Banco Original, Simplic, Creditas, Sococred, Just, AgiBank, Banco Daycoval, Geru, Lendico, Banco Pan, Pernambucanas, Losango, Novo Mundo, Caixa Econômica Federal, DaCasa Financeira, Omni, Portocred, Banco Itaú, Portocred Financeira, Banco do Brasil, Novi Soluções Financeiras, Barigui, Banco CBSS, Dacasa, Banco Pessoal Máxima, Emprestto, Ferratum Money, Money Man, Nexoos, Novaverde.

Use a concorrência a seu favor para buscar e negociar a melhor taxa de juros e melhor forma de pagamento para o seu empréstimo pessoal. Faça uma simulação online, basta fazer seu cadastro e solicitar uma proposta das companhias que mais lhe convém.

Como funciona a aprovação de crédito?

Após fazer sua solicitação de crédito pessoal o banco ou instituição financeira verificará seu score, uma avaliação de risco para saber se você tem condições financeiras para pagar a dívida.

O score de crédito é uma ferramenta de avaliação, que funciona através de uma pontuação resultante do comportamento financeiro do consumidor com o mercado, é uma pontuação que avalia se você é um bom pagador ou não, com base no seu histórico de pagamentos. Essa pontuação vai de 0 a 1000, quanto maior a pontuação de uma pessoa, mais chances ela teria de pagar as contas em dia e, consequentemente, quanto menor for essa pontuação mais chances essa pessoa teria de não pagar as contas corretamente.

No Score são analisados: documentos pessoais, comprovantes de renda, hábitos de consumo, dívidas e outras informações públicas. O processo de avaliação leva em consideração se a pessoa paga as contas em dia, se ela tem dívidas ativas ou alguma dívida em seu histórico e a qualidade do relacionamento financeiro que a pessoa mantém com as empresas.

Faça o seu Cadastro Positivo. O Cadastro Positivo funciona como um banco de dados com bons pagadores para instituições privadas; Ter um Cadastro Positivo pode ajudar você a ter seu crédito aprovado com mais facilidade.

Já no caso do empréstimo com garantia, você vai precisar enviar os documentos do imóvel, como certidão negativa e outros.

Em quanto tempo eu vou receber o dinheiro?

Tendo o crédito pessoal aprovado você pode receber o dinheiro no mesmo dia. Essa parte é muito rápida, mas depende dos processos da financeira. Depois disso, você também deverá arcar com as prestações do empréstimo em dia para não pagar multas e juros sobre juros.

Quais são os custos de um empréstimo pessoal?

Além dos juros que podem oscilar entre 1 e 15% ao mês há cobrança do IOF sobre o valor financiado. O custo do crédito pessoal também varia conforme o valor e prazo de pagamento. Quanto antes você liquidar a dívida melhor.

Posso ter mais de um empréstimo pessoal?

Sim, desde que você comprove que pode pagar.


Larissa Ferreira

Autor

Larissa Ferreira

Sou formada em comunicação social e sou especialista em seguros. No entanto, com o tempo, me aproximei mais de Seguro Auto e aprendi muito sobre os tipos de veículo, manutenção e cuidados.

Procurando por um empréstimo?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Comparar empréstimos