< Volver a Finanças

Pagamento mínimo do cartão de crédito: fique por dentro da nova regra!

Escrito por Larissa Ferreira

A partir de junho deste ano os bancos poderão alterar o valor mínimo do pagamento da fatura do cartão de crédito. Saiba o que muda e como evitar o endividamento!

A nova medida definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) acaba com a obrigatoriedade do pagamento mínimo de 15% da fatura do cartão para que o consumidor tenha sua dívida parcelada a juros menores que os juros rotativos.

Como funciona a nova regra do juros rotativos?

Caso você não se lembre no ano passado o governo alterou também as regras para o uso do crédito rotativo. As novas regras do rotativo estabelescidas limitam a cobrança desse tipo de juros a 30 dias para quem não quita o valor mínimo da fatura.  Depois deste prazo, o consumidor pode pagar a dívida integral ou os bancos são obrigados a parcelarem o valor com uma taxa de juros mais baixa que o crédito rotativo. Evitando assim a famosa bola de neve.

Como fica com a mudança no pagamento mínimo?

Com a mudança no mínino da fatura do cartão os bancos e instituição financeiras ficam livres para determinar outro valor para diminuir a inadimplência ou mesmo acabar com a exigência dessa taxa.

Outra norma aprovada pelo CMN é que os clientes que não pagarem o valor mínimo não deverão mais pagar a taxa de juros especial, mais elevada que o crédito rotativo que hoje está em torno de 397% ao ano, mais multa de 2% e juro de mora de 1% ao mês.