< Volver a Finanças

Planilha de orçamento grátis: Controle suas contas com o uso de planilhas

Descubra onde encontrar uma planilha de orçamento grátis e eficaz para gerenciar suas finanças com sucesso. Planeje hoje sua vida financeira!

Escrito por Elisa Batista

A planilha de orçamento é uma ferramenta crucial para manter o controle das finanças pessoais ou empresariais. Ela permite que você planeje, acompanhe e gerencie suas despesas e receitas de forma eficaz. 

Cartão de crédito, contas de luz, água, telefone, entretenimento, viagens… Com tantos gastos, a falta de um planejamento financeiro pode deixar difícil ter uma ideia concreta sobre quanto se gasta mensalmente e o quanto é guardado.

Neste artigo, exploraremos a importância do planejamento e onde encontrar planilha de orçamento grátis e eficaz que o ajudará a atingir suas metas financeiras.

Importância da Planilha de Orçamento

Para que o planejamento financeiro aconteça, é importante anotar todos os gastos, dos maiores aos menores. E o cartão de crédito e os aplicativos de banco podem ser grandes aliados nesse caso.

Ambas as opções eliminam a necessidade de anotar os gastos manualmente. Com eles, tudo é registrado de forma automática e pode ser verificado no extrato. Mas, a melhor forma de fazer um bom controle de orçamento é com planilhas. 

Uma planilha de orçamento é essencial para garantir que você esteja no controle de suas finanças. Ela oferece uma visão clara de onde seu dinheiro está sendo gasto e ajuda a identificar áreas onde você pode economizar. 

Aqui estão alguns motivos pelos quais você deve considerar criar uma:

1. Planejamento Financeiro

Com uma planilha de orçamento, você pode planejar suas despesas e definir metas financeiras realistas. Isso permite que você economize para objetivos importantes, como comprar uma casa, viajar ou criar um fundo de emergência.

2. Controle de Gastos

Acompanhar seus gastos é crucial para evitar dívidas desnecessárias. Uma planilha de orçamento permite que você veja para onde seu dinheiro está indo e tome medidas para reduzir despesas supérfluas.

3. Tomada de Decisões Informadas

Com dados financeiros organizados, você pode tomar decisões mais informadas. Isso é útil ao considerar investimentos, empréstimos ou decisões de compra importantes.

Onde encontrar planilha de orçamento grátis?

Sites de bancos e instituições financeiras, como o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), disponibilizam planilhas de forma gratuita. Além disso, também há aplicativos de celular que informam até se o gasto já está maior do que a média saudável.

Listamos abaixo algumas opções de onde encontrar boas planilhas de orçamento gratuitamente.

Planilha do Idec

planilha de orçamento doméstico criada pelo Idec é uma das mais populares. Ela permite que famílias organizem o orçamento anual e otimiza o planejamento com necessidade mínima de digitação. 

Com essa planilha, o usuário precisa registrar apenas o gasto e ela se encarrega de qualquer conta ou fórmula necessária.

Criada pela economista Ione Amorim, a planilha conta com sistema de movimentação de meios de pagamento. Ela contabiliza tudo que é gasto ou recebido, seja em espécie, cartão de crédito, débito, cheque ou cartão parcelado.

Para a planilha, é necessário indicar a tabela de previsão para o próximo ano. Para preencher essa informação, basta somar todas as contas do ano e calcular a média. Em seguida, deve-se acompanhar se os gastos estão sendo feitos dentro da previsão.

Planilha de orçamento gratis

InfoMoney

planilha orçamentária do IndoMoney, empresa que faz parte do grupo  XP In, permite o controle financeiro e entradas e saídas mensais de dinheiro. Além de ajudar na organização mensal do dinheiro, ela também oferece uma aba do seu resumo financeiro, onde é possível conferir os meses que terminaram positivos ou negativos.

A planilha foi desenvolvida pelo mestre em finanças internacionais Lauro Araújo, que também é assessor de investimentos e autor de diversos livros sobre saúde financeira como o ‘Guia de Investimentos e Saúde Financeira’.

Money Lover

Esse aplicativo é ideal para quem está sempre com o smartphone na mão, pois permite anotar cada gasto no momento em que eles acontecem. Os gastos podem ser divididos por sessões, tudo bem organizado. O aplicativo também se encarrega de informar quando uma conta está próxima do dia de vencimento.

Esse é um exemplo de aplicativo de controle de gastos, mas saiba que existem muitas outras opções interessantes que você pode procurar e testar. Veja qual opção fica mais fácil para você. 

BM&F Bovespa

A Bovespa disponibiliza uma planilha em Excel onde todos os gastos podem ser anotados com facilidade. A planilha já é feita com todos os cálculos embutidos para que o controle possa ser feito de maneira simplificada e cada gasto é dividido por categorias.

Ela é muito simples de usar, neste post nós compartilhamos ela no formato de Google Sheets e você pode fazer uma cópia para usá-la como preferir. 

Google Planilhas (Sheets)

O Google Sheets é outra potente ferramenta de controle. Neste caso, o usuário pode diretamente baixar algum template e trabalhar a partir de planilhas já estruturadas, ou diretamente criar a sua metodologia.

Um dos melhores aspectos do GSheets é poder acessá-lo de qualquer lugar com conexão, também vale destacar que os documentos podem ser compartilhados e vários usuários têm permissão para atualizar os dados, o que facilita controles compartilhados. Mesmo de um smartphone, a atualização é simples e rápida.

As planilhas ajudam no controle de orçamento porque fazem com que os gastos sejam mais fáceis de ser identificados. Quando eles são acompanhados de perto e de forma constante, fica mais fácil perceber onde se gasta muito e como começar a economizar.

Conclusão

Uma planilha de orçamento é uma ferramenta valiosa para alcançar a estabilidade financeira. Ela fornece clareza e controle sobre suas finanças, permitindo que você tome decisões informadas. Siga os passos acima para criar sua própria planilha de orçamento e comece a trilhar o caminho em direção a uma vida financeira saudável.

Empréstimo

Encontre as melhores taxas de crédito usando nosso comparador. Veja empréstimo para negativo, consignado, empresarial e mais.

Ver ofertas
titulo