< Volver a Finanças

Como funciona a maquininha de cartão?

A maquinha de cartão funciona como um terminal eletrônico que transmite dados financeiros. 📢Parece difícil? A gente te explica! 😉

Escrito por Elisa Batista

As maquininhas se tornaram indispensáveis para qualquer empreendimento. Elas oferecem diversas formas de pagamento e possuem preços e taxas ajustáveis a diferentes modalidades de negócios. Nós vamos te ajudar a entender como funciona a maquininha de cartão além de dar algumas dicas, para você escolher a sua com mais segurança.

Chegou o momento de impulsionar o seu empreendimento e adquirir uma máquina de cartão de crédito, mas você não sabe por onde começar?  Veja nossas dicas e saiba como funciona a maquininha de cartão!

Como funciona a maquininha de cartão de crédito?

A maquinha de cartão funciona como um terminal eletrônico que transmite dados financeiros. Parece difícil? Na realidade a operação é bem simples. A máquina entra em contato com o servidor, essa transmissão de dados pode acontecer através de uma conexão via internet, cartão SIM ou Bluetooth – em seguida, entra em contato com os terminais autorizadores, que verificam a transação de crédito ou de débito.

Depois da transação verificada, ela pode ser aprovada ou pode ocorrer algum erro, que neste caso, será informado. Tudo isso acontece em apenas alguns segundos e geralmente a cada parada que a transação faz, é cobrada uma taxa pelo uso do sistema.

Essas taxas podem variar de acordo com o tipo de transação, o faturamento e o tipo de maquininha. Entender o processo das vendas no cartão é interessante para o empreendedor ter maior controle sobre as transações, sobre o que é cobrado e sobre o que é vendido. Veja abaixo mais detalhes sobre como funciona a maquininha de cartão de crédito:

Tecnologia por Trás da Maquininha

As maquininhas de cartão utilizam tecnologia avançada para processar pagamentos de forma rápida e segura. Elas estão equipadas com leitores de cartões, que podem ser de três tipos principais:

  1. Leitor de Chip (EMV): Esse é o método mais seguro e comum. Os cartões têm um chip embutido, e a máquina lê essas informações para autorizar a transação.
  2. Leitor de Tarja Magnética: Alguns cartões ainda possuem tarjas magnéticas, e as maquininhas podem lê-las deslizando o cartão na máquina.
  3. Pagamento por Contato: Muitas maquininhas também permitem pagamentos sem contato, onde o cliente apenas aproxima o cartão da máquina para efetuar o pagamento.

Conexão com a Internet

A maioria das maquininhas de cartão requer uma conexão com a internet para processar as transações. Isso pode ser feito de diferentes maneiras:

  • Wi-Fi: Você pode conectar a maquininha à sua rede Wi-Fi, o que é ideal para estabelecimentos fixos.
  • Dados Móveis: Algumas maquininhas têm slots para cartões SIM e funcionam com dados móveis, tornando-as portáteis e adequadas para eventos fora do local.

Segurança dos Dados

A segurança dos dados é uma prioridade ao usar uma maquininha de cartão. Esses dispositivos são projetados para proteger as informações do cartão do cliente e assegurar que nenhuma informação seja comprometida durante a transação. Os dados são criptografados para garantir a segurança.

Taxas e Custos

É importante estar ciente das taxas associadas ao uso da maquininha de cartão. As taxas podem incluir:

  • Taxas de Transação: Um percentual do valor de cada transação é retido pela empresa de processamento de pagamentos.
  • Taxas Mensais: Algumas empresas cobram uma taxa mensal pelo aluguel da maquininha.
  • Taxas de Manutenção: Em caso de necessidade de assistência técnica, pode haver taxas adicionais.
  • Taxas para Pagamentos Parcelados: Se você oferecer opções de pagamento parcelado aos seus clientes, é possível que haja taxas adicionais.

Lembre-se de analisar cuidadosamente as taxas e escolher uma maquininha que se adeque ao seu tipo de negócio.

Como funciona a maquininha de cartão

Configurando sua máquina de pagamento com cartão

Configurar seu aparelho é o primeiro passo entender como funciona a maquinha de cartão e começar a ampliar suas opções de pagamento. A maioria das máquinas modernas é fácil de usar e vem com instruções fáceis de seguir. Aqui está um guia passo a passo para você começar:

  1. Ligue o dispositivo: Conecte-o a uma fonte de energia ou carregue a bateria, dependendo do modelo. Ligue a máquina e siga as instruções na tela para configuração inicial.
  2. Conecte-se à internet: A maioria das maquininhas de cartão requer conexão com a internet, seja via Wi-Fi ou dados móveis. Siga as instruções para conectar seu dispositivo.
  3. Baixe os aplicativos necessários: Dependendo da marca e modelo, pode ser necessário baixar um aplicativo dedicado para vincular sua máquina à sua conta comercial.
  4. Configurar opções de pagamento: configure os tipos de pagamentos que deseja aceitar, como débito, crédito ou pagamentos sem contato.
  5. Testar uma transação: Realize uma transação de teste para garantir que seu Como funciona a maquininha de cartão esteja funcionando corretamente.

Assim que sua máquina estiver configurada, você estará pronto para começar a aceitar pagamentos com cartão.

Como recebo o valor das minhas vendas pela maquininha?

O aquecimento do mercado de maquininhas proporcionou maior facilidade no recebimento dos valores das vendas. Você pode escolher como e quando receber o seu dinheiro. Tradicionalmente, o pagamento por cada transação é realizado por meio da conta bancária do vendedor.

Basta cadastrar a conta para poder receber os valores. Porém, algumas empresas fornecedoras de máquinas de cartão diversificaram a sua forma de pagar, a exemplo do cartão pré-pago. Visto como uma boa alternativa para quem não tem conta corrente, é um meio de pagamento que está se tornando cada vez mais comum.

O cartão pré-pago geralmente é fornecido pela empresa e é recarregado com o valor das suas vendas. Esse saldo poderá ser utilizado em compras, como um cartão de crédito, ou você pode sacar o dinheiro em um caixa eletrônico. Tudo isso sem precisar ter uma conta no banco.

Na hora de adquirir sua maquininha, não se esqueça de observar as formas de recebimento, pois algumas empresas também podem exigir que você faça uma solicitação de transferência dos depósitos para sua conta.

Como funcionam os prazos de recebimento?

O prazo para o pagamento depende da empresa responsável pela operação, mas geralmente a forma padrão varia de 1 a 2 dias úteis para débito e 30 dias para crédito.

Quando a compra é parcelada, o prazo varia ainda mais. É possível receber em poucos dias úteis ou a primeira parcela em 31 dias e as demais a cada 30 dias, conforme as condições de parcelamento.

Você pode pedir um adiantamento das parcelas, ou até mesmo contratar um plano que já preveja esse adiantamento. Portanto, é muito importante verificar esses prazos antes de comprar a maquininha. Todas as empresas fornecedoras de maquininha cobram taxas variadas para disponibilizar esse serviço de adiantamento.

Facilite o seu planejamento mensal e estude essas taxas. Agora que você já sabe como funciona a maquininha de cartão, compare e escolha a melhor maquininha para o seu empreendimento!

Empréstimo

Encontre as melhores taxas de crédito usando nosso comparador. Veja empréstimo para negativo, consignado, empresarial e mais.

Ver ofertas
titulo