< Volver a Finanças

Como usar o cartão de crédito sem se endividar?

Escrito por Pedro Da Silva

Será que tem como usar o cartão de crédito sem se endividar? O cartão de crédito pode ser um vilão para as suas finanças pessoais mas também pode ser um bom aliado e isso vai depender de como será a sua relação com ele. Algumas vezes nos endividamos para aprender como funciona, mas não precisa ser assim. Veja algumas dicas de como usar o cartão de crédito sem se endividar.

Pague sempre o valor total da fatura

A primeira lição para aprender a como usar o cartão de crédito sem se endividar é nunca pagar apenas uma parte da fatura, ela deve ser sempre paga integralmente. Isso porque os juros cobrados pelos bancos e operadoras de cartões de crédito são a modalidade mais cara do mercado. Para usar o cartão de crédito sem se endividar é essencial que você esteja com os pagamentos sempre em dia. Um bom termômetro para saber se pode ou não comprar é ter o dinheiro para pagamento à vista; caso não tenha, espere para comprar mesmo que seja no cartão de crédito. Se chegou uma fatura que você não dá conta de arcar, é sinal de que o cartão precisa ser colocado de lado e o orçamento revisto.

Tenha uma estratégia para as compras com o cartão de crédito

Um tipo de usuário de cartão de crédito são os compradores frequentes; que é aquela pessoa que usa o cartão para fazer a maioria das suas compras desde as mais pesadas como o supermercado até as mais baratas como o cafezinho da tarde. Esta é uma boa opção para quem tem o orçamento doméstico em dia, domínio sobre o dinheiro e já entendeu que o limite do cartão de crédito não é um dinheiro a mais além do salário. Se você tem esse controle provavelmente saberá como usar o cartão de crédito sem se endividar e se beneficiará do seu uso frequente, pois acumulará pontos e vantagens que podem ser trocados por produtos ou serviços.

Mas se você não é tão controlado assim, não se sinta frustrado pois você não está sozinho, há uma multidão de pessoas iguais a você. Neste caso, a melhor estratégia para usar o cartão de crédito sem se endividar é evitar comprometer o seu orçamento e isso é possível através de compras planejadas.

Conheça a sua fatura

Não ter preguiça para entender como funciona a fatura é uma boa estratégia de como usar o cartão de crédito sem endividar. Sem saber o quanto o cartão em si te custa, ele ao invés de auxiliar será um vilão para o seu orçamento.

Outro bom motivo para estar sempre de olho nas faturas são as cobranças indevidas, que podem ser erro das operadoras ou até a clonagem do seu cartão, portanto fique de olho! E quando tiver qualquer dúvida faça contato imediatamente com a central de atendimento mas aqui no blog você tem como saber o que significa cada um dos juros e tarifas cobrados no seu cartão.

Não seja levado pela possibilidade de parcelamento

Outra grande facilidade que os cartões de crédito nos proporcionam são os parcelamentos a perder de vista e como dizem os vendedores “são valores que a gente nem sente”. Mentira! Não se deixe levar por parcelamentos longos, mesmo que sem juros, para comprar itens que você nem precisa ou não tem o dinheiro para pagar.

Aproveite a possibilidade de parcelamento para compras de produtos que você de fato precisa e que valem a pena o investimento, aí sim, com planejamento, você estará usando o cartão de crédito sem se endividar.

Não use o cartão para pagar seus impulsos

É difícil resistir a um produto que tanto desejamos especialmente quando ele está em promoção. Se para você é impossível ver e não comprar a solução é simples: não ande com o seu cartão de crédito na carteira, assim você não o terá disponível para pagar compras impulsivas e sem necessidade. Comprar sem planejamento é estar a  um passo de se endividar.

Você tem outras dicas de como usar o cartão de crédito sem se endividar? Compartilhe conosco!