< Volver a Finanças

7 sinais de que você está endividado

Escrito por Pedro Da Silva

Será que você está endividado? Em tempos de economia em recessão, aumento do desemprego e inflação fica mesmo difícil manter todas as contas em dia e ainda fazer o dinheiro sobrar no final do mês. Reconhecer desde o principio os sinais de endividamento é muito importante para que você não entre em uma bola de neve de dívidas, afinal o quanto antes você começar a tomar atitudes para mudar o cenário maiores são as probabilidades de sucesso! Confira os sinais:

1. Cheque especial

Como é a sua relação com o cheque especial? Ele é mais uma modalidade de empréstimo de dinheiro concedido pelos bancos ou você já o tem como um complemento da sua renda por sua facilidade? Se a sua resposta é a 2ª opção, é sinal de que o seu orçamento financeiro não vai bem e em breve você pode estar endividado.

Isso porque você está contando com um dinheiro que não é seu e como consequência disso paga um valor altíssimo ao final de cada mês. O cheque especial somente deve ser usado em caso de alguma emergência e/ou eventualidade e não como complemento da renda.

2. Múltiplos cartões de crédito

Quantos cartões de crédito você tem? Ter muitos cartões aumenta a probabilidade de você ficar endividado, pois maior será a chance de um descontrole.

Fuja daquilo que pode te levar a ficar endividado! O ideal é pagar tudo a vista, e ter apenas um cartão de crédito com um limite que você consegue pagar. Lembre-se que os juros cobrados pelas operadoras de cartão de crédito são os mais altos do mercado, portanto não vale a pena pagar apenas o mínimo ou qualquer outro valor que não seja o total da fatura.

3. O salário nunca é suficiente

Se o valor que você ganha não é suficiente para pagar todas as suas dívidas e despesas ou elas até pagam, mas não sobra mais nada é sinal de que você deve colocar o pé no freio e o seu orçamento em dia. É preciso descobrir o que pode ser cortado para que você não fique tão apertado; o que pode te levar a usar o cheque especial, cartões de crédito e outras modalidades de empréstimo com mais frequência, ou seja, pode te levar a um a ficar endividado.

Se organize o quanto antes. É melhor abrir mão da academia, da TV a cabo, e até do carro, se for necessário, a ficar envidado.

4. Escolhendo contas para pagar

Este é outro sinal clássico de que você pode estar endividado. Quando você precisa escolher entre uma conta ou outra para pagar é sinal de que o salário não é suficiente para o orçamento. Daqui para ficar endividado é um pulo bem pequeno, já que facilmente você pode perder o controle das suas dívidas.

O não pagamento em dia das suas dívidas gera multas e juros além de que seu nome pode ser inserido no cadastro dos inadimplentes.

5. Renegociação constante

Renegociar as dívidas é uma ótima estratégia para reduzir os juros de um financiamento. Porém se a visitar ao gerente do banco para renegociar dívidas se tornou uma frequência é sinal de que você pode estar endividado.

É preferível assumir uma parcela menor, mas que cabe no seu bolso e ser conhecido como bom pagador a aceitar propostas agressivas para eliminar as dívidas e não dar conta de pagar.

6. Desapegando do que é seu

Quando você começa a ver na sua casa e armário itens para vender e cobrir as despesas pode ser sinal de que você está endividado. Por mais que os objetos não sejam mais usuais é importante entender o que está por trás da sua vontade de vendê-los.

Em qual dessas opções você se encaixa: com desejo de desapegar do que não é mais útil e que pode ser bom para outra pessoa ou uma atitude de desespero para conseguir uma nova fonte de dinheiro? Se for a 2ª, é sinal de que está endividado.

7. Empréstimos frequentes

Outra atitude que pode revelar que você está endividado é quando você precisa recorrer com frequência a empréstimos financeiros, mesmo sabendo do custo elevado que eles têm; ou até mesmo pedir dinheiro emprestado para os familiares e amigos para quitar as despesas da casa.

Pegar um empréstimo para a aquisição de um bem durável como um imóvel costuma ser uma opção que vale a pena, mas para quitar as contas do dia-a-dia, seguramente não.

Perceba que não é difícil prever um endividamento, basta olhar com atenção para o cenário do seu orçamento doméstico. Aproveite o final do ano para colocar a vida em dia e começar um 2016 diferente!