< Volver a Finanças

Contactless – saiba mais sobre essa nova forma de pagamento

Escrito por Cecilia Alberigi

O pagamento via contactless é uma das alternativas mais modernas que existem no mercado hoje em dia.

Com a tecnologia NFC (Near Field Communication) é possível pagar por produtos ou serviços apenas aproximando o celular ou o cartão de crédito de um leitor móvel compatível.

Mas você sabe como isso acontece? É o que veremos a seguir.

Como funciona a forma de pagamento Contactless?

O pagamento contactless, também conhecido como pagamento por aproximação, funciona graças a tecnologia NFC, que por meio de uma frequência de rádio de curta distância, permite a troca de informações entre dispositivos que possuam um chip compatível.

Esse processo é rápido, seguro e dispensa o uso de cabos ou fios, bastando apenas que ambos os aparelhos estejam a uma distância que varia entre 2 e 10 centímetros. 

Dessa forma, o nome do produto e o preço a ser pago por ele aparecerá na tela do smartphone e, caso aprovado pelo cliente, o valor será debitado na conta ou na fatura do cartão de crédito cadastrado para a operação.

Dependendo do valor da compra, será necessário informar a senha do cartão como uma forma de garantir a segurança do cliente.

Tipos de transmissão contactless

São 4 os tipos de transmissão:

1. Transmissão passiva – apenas transmite os dados para outro dispositivo;

2. Transmissão ativa – envia e recebe dados de outro dispositvo;

3. Peer-to-peer – o sistema de comunicação entre dois aparelhos acontece de forma semelhante a tecnologia Bluetooh, porém de forma mais simples e com menos gasto de energia;

4. Leitor e gravador – interpreta, altera e grava novos dados. Esse tipo de transmissão é a mesma utilizada no sistema de recarga do Bilhete Único em São Paulo.

O pagamento por aproximação pode ser feito com celular, cartão de crédito ou pulseira. Vamos ver com detalhes cada uma delas.

Tipos de pagamentos contactless

  • Pagamentos por aproximação com celular

A maioria dos smartphones comercializados atualmente já possui a tecnologia NFC em seu sistema. No entanto, se você tem dúvidas se o seu celular tem essa tecnologia, consulte as especificações técnicas contidas no manual do seu aparelho.

Smartphones com sistema Android, iOS e celulares da marca Samsung já têm sua própria plataforma de pagamentos, são elas: Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay.

Assim sendo, basta criar seu usuário, conferir se o seu cartão de crédito ou débito é aceito na plataforma escolhida e então cadastrá-lo.

Pronto! Você já pode começar a utilizar a tecnologia contactless para pagamentos.

Mas, lembre-se de informar a pessoa do caixa que você irá fazer o pagamento por aproximação para ela liberar o acesso ao dispositivo.

  • Pagamentos por aproximação com cartão 

As operadoras de cartões também aderiram ao pagamento contactless.

O Nubank e a Mastercard, por exemplo, já possuem a tecnologia NFC e todos os seus cartões são contactless.

Sendo assim, para efetuar o pagamento não é mais necessário inserir o cartão na maquininha ou digitar senha, basta aproximá-lo do dispositivo que também possui a mesma tecnologia.

  • Pagamentos por aproximação com pulseira, adesivo ou tag para relógio

Alguns bancos como, Itaú, Santander e Bradesco já disponibilizam modelos de pulseira, tag para relógios e até mesmo adesivos para pagamentos por aproximação.

Todos eles funcionam da mesma forma que o celular e o cartão e, ao aproximá-los de um dispositivo compatível, o pagamento é efetuado.

Mas é importante saber que a maioria desses gadgets não é disponibilizada de forma gratuita aos clientes. O banco Santander, por exemplo, cobra R$50 por cada um deles.

Vantagens do pagamento contactless

Uma das grandes vantagens do pagamento por aproximação é, sem dúvida, a agilidade na hora de pagar. Porém, ela não é a a única. Veja só:

Comodidade – todos os seus cartões concentram-se no seu smartphone;

Segurança – há maior proteção contra tentativas de fraudes uma vez que o cartão não sai da mão do cliente no momento da compra;

Sustentabilidade – o cartão contactless tem menor desgaste físico, pois não há atrito entre ele e a maquininha, o que aumenta a sua vida útil e contribui para um mundo mais sustentável e com menos plástico/

Menos filas – a tecnologia contactless ajuda a promover eficiência operacional, diminuindo assim o tempo dos clientes nas filas.

O pagamento por aproximação é seguro?

As transações contactless tendem a ser mais seguras do que quando pagamos com cartão ou dinheiro.

Isso porque a transmissão de dados da tecnologia NFC é criptografada, sendo assim o aparelho receptor não tem acesso aos seus dados ou a senhas do cartão no momento da compra.

O fato de os aparelhos (celular e leitor contactless) estarem próximos durante o pagamento minimiza as chances de roubos de dados e clonagem do cartão.

No entanto, a preocupação aqui está em caso de roubo ou perda do smartphone. Para evitar problemas nestas situações, instale aplicativos que apaguem os dados do smartphone à distância e o deixe inutilizável.

Sendo assim, o pagamento por aproximação, além de ser mais prático é também mais seguro. 

Pensado para dar praticidade e garantir mais segurança às transações financeiras, o pagamento via contactless tende a ganhar cada vez mais espaço no comércio e aposentar de vez a velha carteira do brasileiro.

Precisando de um cartão de crédito? Acesse nosso comparador de cartões e solicite o seu.