< Volver a Finanças

Você é um consumista compulsivo? Descubra!

Escrito por Pedro Da Silva

Quando ficamos sabendo de alguém viciado em drogas, bebidas alcoólicas, jogos de azar e sexo, é automático pensar que ele deveria procurar ajuda mas muitas vezes a compulsão por compras não parece ser tão mal assim ou algo que precisa ser visto com atenção.

Você sabia que existem sim pessoas viciadas em comprar? Não estamos aqui dizendo de quem gosta de moda (ou qualquer outra categoria) e faz comprinhas com certa regularidade, mas de pessoas que têm uma relação doentia e de perda de controle com o ato de comprar. Esse transtorno tem o nome de oniomania. Será que você é um desses consumistas?

15 perguntas: sou um comprador compulsivo anônimo?

Se você acha que pode estar perdendo o controle sobre as compras leia e responda com sinceridade as 15 perguntas abaixo:

1. Suas dívidas estão tornando sua vida familiar infeliz?

2. A pressão das suas dívidas distraem você do seu trabalho diário?

3. Suas dívidas estão afetando sua reputação?

4. Suas dívidas fazem você pensar menos de si mesmo?

5. Você já deu informações falsas a fim de obter crédito?

6. Você já fez promessas falsas aos seus credores?

7. A pressão de suas dívidas faz você se desleixar do bem estar da sua família?

8. Você tem medo que o seu chefe, família ou amigos saibam a extensão total de suas dívidas?

9. Quando você se depara com uma dificuldade financeira, o prospecto de uma Financeira lhe dá uma sensação de alívio?

10. A pressão de suas dívidas lhe causa dificuldades para dormir?

11. A pressão de suas dívidas já lhe levou a pensar em se embebedar?

12. Você já pegou dinheiro emprestado sem dar a devida consideração à taxa de juros que será obrigado a pagar?

13. Você geralmente espera uma resposta negativa quando é submetido a investigação de crédito?

14. Você já desenvolveu um plano rígido para pagamento de seus débitos, e rompeu isto sob pressão?

15. Você justifica suas dívidas falando para si mesmo que é superior às outras pessoas, e que sairá das dívidas da noite para o dia?

Se você respondeu sim para 8 ou mais perguntas você pode apresentar um quadro consumista acima do normal, portanto reflita sobre isso e busque ajuda para que a compulsão não gere muitos malefícios a você e à sua família.

Devedores anônimos

Mas será que isso não é exagero? Infelizmente não, não é. Tanto que já existem irmandades que reúnem pessoas com o mesmo problema: são compradoras compulsivas anônimas. Inclusive, as perguntas acima foram desenvolvidas pela ong Devedores Anônimos.

As consequências dessas mentes compulsivas são bastante tristes: começam com o descontrole financeiro, quando a pessoa gasta mais do que ganha; isso gera um endividamento rápido já que a maioria das compras são feitas nos cartões de crédito e as contas não são pagas em dia. O resultado é uma grande bola de neve de dívidas. Há quem chegue a perder patrimônios e o emprego, além de sofrer com ansiedade e o afastamento das pessoas.

E exatamente por isso essas irmandades como os Devedores Anônimos são tão importantes, para que pessoas compradoras compulsivas anônimas se unam e se ajudem. É uma forma também de suprir a ausência das famílias, já que nem sempre os viciados recebem suporte e ajuda para superar o vício. Você pode encontrar os Devedores Anônimos no Rio e em São Paulo, além de grupos que se relacionam virtualmente.

Cuide das suas finanças

A gestão financeira é um assunto muitas vezes difícil de ser conversado e discutido em casa com a família, mas o nosso conselho é que você invista nisso já que o caminho entre ser consumista e um comprador compulsivo anônimo algumas vezes é bastante rápido. Se estiver precisando de ajuda para sair do vermelho e quitar dívidas neste post te contamos várias maneiras práticas de fazer isto. Há também dicas de como limpar o seu nome. Mas não postergue colocar o seu planejamento financeiro em dia, certamente você eliminará boas doses de preocupação e terá noites de sono bem mais tranquilas!

Você gostou deste post sobre os devedores anônimos? Conta pra gente sobre o que mais você gostaria de ler e saber!