< Volver a Finanças

O que significa cada um dos juros cobrados no cartão de crédito?

Escrito por Pedro Da Silva

Um estudo feito recentemente pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com o portal Meu Bolso Feliz, mostra que o Brasil já tem quase 52 milhões de usuários de Cartão de Crédito, onde 34% dos entrevistados desconhece o limite do seu cartão  e 96% não tem ideia de quanto são as taxas de juros que pagam. É muita gente, né? Sendo assim, resolvemos esclarecer todos os juros que envolvem um cartão de crédito e outros procedimentos que costumam gerar dúvidas.

Primeiramente, vamos entender os Conceitos Básicos:

fatura cartao credito

Depois de entender os conceitos básicos de um cartão de crédito, é preciso lembrar que ele é um prestador de serviço e como prestador de serviço ele cobra algumas tarifas:

tarifas cartao credito

Importante: Cada cartão tem uma anuidade diferente que corresponde aos benefícios oferecidos. Por isso é importante pesquisar vários bancos para comparar as tarifas de cada um deles e escolher a mais conveniente para você.

Além das tarifas, alguns procedimentos costumam cobrar juros que são conhecidos como IOF, que é o Imposto sobre Operações Financeiras de Crédito, Cambio e Seguros.

JUROS CARTAO CREDITO

rotativo cartao credito

pagamento mínimo

Existem 2 formas de calcular os juros do crédito rotativo:

credito rotativo

Para saber qual das cobranças de juros o seu cartão utiliza você precisa entrar em contato com a central de atendimento do seu cartão.

Outras situações que implica na cobrança de juros:

tipos de juros

juros de mora

CUSTO EFETIVO TOTAL

Em outras palavras, o CET mostra na fatura a porcentagem total de encargos já mencionados neste post, que o cliente terá que pagar caso atrase ou financie algum pagamento.

Como puderam ver,  pagar o valor total da fatura na data de vencimento é a melhor saída porque só por ter um cartão de crédito você já paga pela anuidade e pelas tarifas para uso do serviço. Ter um cartão de crédito é um benefício para quem quer evitar andar com dinheiro e para quem realmente tem total controle dos gastos mas ele pode se tornar uma bola de neve para quem não souber administrá-lo.