< Volver a Finanças

Como o endividamento prejudica a carreira de quem está começando

Escrito por Pedro Da Silva

A facilidade de crédito nos últimos anos levou muitas pessoas ao endividamento, inclusive os jovens que estão lidando pela primeira vez com o dinheiro. Deslumbrados com a possibilidade de comprar tudo o que sonhavam e até então parecia distante, vários acabam se enrolando com dívidas muito maiores do que os salários ainda iniciais que ganham e fazendo com que esse começo seja ainda mais difícil.

Como o endividamento pode prejudicar um jovem profissional?

O endividamento é ainda pior para o jovem profissional do que para o adulto exatamente porque o adulto tem uma experiência maior de vida que o permite ter mais tranquilidade mesmo em momentos de crise financeira. Os jovens endividados, por sua preocupação com a vida financeira, acabam refletindo isso no trabalho e tendo um mau desempenho.

Segundo especialistas em educação financeira, o endividamento especialmente em jovens pode provocar o absenteísmo (faltas ao trabalho), à desatenção e falta de concentração nas atividades laborais, que pode ter como consequência uma dificuldade de ordem pessoal e profissional, baixa estima, acidentes de trabalho, além de abalar a qualidade de vida do jovem que se apavora diante de um cenário totalmente desconhecido para ele.

Outro fator negativo do endividamento no início da carreira é que o jovem fica sem recursos financeiros para investir no seu crescimento profissional por meio de cursos e acaba ficando para trás em um mercado que está cada dia mais competitivo.

Por onde começar

O primeiro emprego e o primeiro salário, são lembranças inesquecíveis. E é exatamente aí que mora o perigo do endividamento. Infelizmente no Brasil não temos a cultura da educação financeira nas escolas e até nas universidades como os países da Europa e Estados Unidos, o que significa uma inexperiência total por parte dos jovens no início do seu relacionamento com dinheiro.

Com a facilidade de crédito, muitos já com o primeiro salário ficam envidados com prestações que levarão mais de um ano de trabalho para conseguir pagar, mas por total despreparo nem se dão conta disso. Pode parecer que a responsabilidade de gerir com um orçamento familiar é coisa de pai de família, mas este é um conceito equivocado. Os jovens devem começar desde o primeiro salário a estabelecer um orçamento que inclua desde os gastos do dia-a-dia até uma poupança para eventualidades e realizações de sonhos.

Se você esta começando agora a sua vida profissional e ainda não tem despesas fixas grandes como aluguel, carro e etc, aproveite para desde já começar a economizar. Não tenha pensamentos imediatistas mas planeje seus gastos e corra atrás para conseguir realizá-los. Se o seu desejo é comprar um carro, que tal juntar pelo menos 50% do valor para entrada? Assim você conseguirá uma taxa de juros muito mais vantajosa do que se for financiar todo o veículo.

Como solucionar o problema?

A fórmula para solucionar o endividamento ainda jovem é ter um orçamento financeiro e ser fiel a ele. Sem isso, dificilmente é possível sair de um cenário de dívidas. Veja alguns passos para conseguir sair do vermelho e recomeçar:

1. Tenha um planejamento financeiro;

2. Renegocie as suas dividas de acordo com a sua capacidade de pagamento;

3. Pare de gastar;

4. Compre à vista;

5. Comece uma poupança.

Não é fácil lutar contra o endividamento, mas é possível, especialmente quando se é jovem e cheio de vontade de vencer. Aproveite algumas dicas financeiras especiais para jovens e veja como se manter no azul durante todo o próximo ano.