< Volver a Finanças

É possível cancelar um cartão de crédito com dívidas?

Escrito por Pedro Da Silva

Essa não é daquelas informações que os bancos e operadoras de cartões de crédito costumam divulgar aos 4 ventos, mas saiba que mesmo que você tenha uma dívida alta no seu cartão é direito seu solicitar o cancelamento quando quiser. É importante ficar claro que o término do contrato não significa que você está perdoado da dívida adquirida, que precisa sim ser paga. Essa é apenas uma medida para que a sua dívida pare de crescer, além de te impedir de continuar fazendo novos débitos.

Como funciona isso?

É bastante simples: a prestação de crédito por meio dos cartões é um serviço como outro qualquer e pode ser cancelado a qualquer momento – este é um direito do consumidor.

Para cancelar um cartão de crédito com dívidas você deve entrar em contato com o banco ou a instituição de crédito. Esse contato pode ser feito via autoatendimento, telefone, pessoalmente ou por meio de uma carta AR (com protocolo de recebimento) enviado por você ao credor – algumas empresas exigem esta última opção. A nossa recomendação é que você escolha um meio que te dê um documento registrando a sua solicitação, por exemplo, o aviso de recebimento pela carta ou um documento emitido pelo banco confirmando a sua solicitação de cancelamento. Pode parecer bobagem mas em caso de processo judicial por parte da operadora do cartão, você precisará de comprovar que de fato fez a solicitação.

Qual a vantagem?

Se você está enrolado em dívidas no seu cartão de crédito, o cancelamento é a melhor solução contra a chamada “bola de neve” que é o acumulo de juros sobre juros quando você paga somente o valor mínimo da fatura (ou qualquer outro que não o valor total). Quando você não paga o valor integral da sua fatura e joga a dívida para frente, as operadoras de cartões chegam a cobrar 10% de juros ao mês sobre o valor devedor, o que significa um crescimento exponencial da sua dívida. Se você quer entender melhor a sua fatura, clique aqui.

Ao cancelar o cartão de crédito, o montante da dívida para de crescer já que os juros altíssimos cobrados pelo crédito rotativo não podem mais ser cobrados. A partir do cancelamento somente os juros de mora, de 1% ao mês, podem ser incididos. Caso você não consiga pagar o valor integral da dívida negocie com o seu credor uma parcela que caiba mensalmente no seu orçamento, mas não deixe a dívida de lado. Leia este post para conferir dicas que irão te ajudar a sair do vermelho.

Você gostou deste post? Então compartilhe com os seus amigos e fique de olho nas dicas do Compara para você.