Brasileiro precisa de visto para Portugal? Confira

Você sabe se brasileiro precisa de visto para Portugal? Descubra tudo sobre o assunto e fique por dentro das nossas dicas de viagem aqui, na ComparaOnline!

Elisa Matos
Elisa Matos
07 de novembro 20223 min de leitura
brasileiro precisa de visto para Portugal

Quando o assunto é viajar e conhecer novos lugares, uma dúvida muito comum é a documentação necessária para entrar no país. Afinal, todo mundo quer aproveitar o passeio com tranquilidade, livre de possíveis preocupações ao embarcar no avião. Então, será que brasileiro precisa de visto para Portugal?

Índice


    1. 1. Precisa de visto para viajar a Portugal?
    1. 2. Qual é a documentação necessária para viajar para Portugal?
    1. 3. Como conseguir visto de trabalho para Portugal?
    1. 4. Como conseguir visto de estudante para Portugal?
    1. 5. É preciso ter um seguro viagem para entrar em Portugal?
    1. 6. Seu seguro viagem facilitado com a ComparaOnline!

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro

Para saber se o documento é exigido para entrar no país, descobrir quanto custa tirar o visto e entender quais são as outras documentações necessárias para viajar, leia este conteúdo desenvolvido pela ComparaOnline. Aproveite para tirar suas possíveis dúvidas antes do embarque!

Precisa de visto para viajar a Portugal?

Se a sua dúvida é entender se brasileiro precisa de visto para Portugal, saiba que a resposta é não. Na legislação, consta que o cidadão do Brasil não precisa da autorização para entrar nesse país do continente europeu.

Contudo, sem visto, a entrada dos brasileiros em Portugal é permitida apenas por 90 dias, em casos de turismo, negócios, cobertura jornalística e missão cultural. Se o motivo da visita ao país for outro, é preciso ter a autorização em mãos.

Além disso, caso você deseje fazer uma viagem com maior duração do que 90 dias ao país para estudar, trabalhar ou viver dos rendimentos que possui no Brasil, é preciso ter o visto para Portugal.

Qual é a documentação necessária para viajar para Portugal?

Para quem deseja fazer uma viagem para Portugal, uma dúvida muito comum é sobre quais documentos levar. O passaporte é a única documentação aceita como identificação para entrar nos países europeus. 

Caso você já tenha ele em mãos, é preciso atentar-se à validade. Isso porque, para entrar nos países do continente como turista, é necessário que o passaporte tenha a validade superior a três meses da data do retorno previsto.

Como tirar passaporte?

Se você ainda não possui o passaporte para viajar para Portugal, não se preocupe. É muito prático conseguir esse item para conhecer novos países. Para isso, é preciso entrar no site da Polícia Federal e preencher um cadastro com as informações dos seus documentos.

Depois, é necessário imprimir o Guia de Recolhimento da União e pagar um valor de R$ 257,25, em média. Após esses passos, você consegue agendar uma data para ir até a Polícia Federal tirar o passaporte. 

Na data marcada, compareça ao local destinado e apresente os documentos solicitados. São eles: CPF, RG, certidão de nascimento ou casamento e certificado de naturalização (caso você tenha se naturalizado brasileiro).

Como conseguir visto de trabalho para Portugal?

Para conseguir um visto de trabalho para Portugal, é necessário apresentar uma documentação que comprove que você tem uma proposta de emprego no país. Entre os comprovantes aceitos estão: proposta formal de contrato ou contrato de trabalho.

Os vistos de Portugal para trabalho são divididos em duas categorias: vistos temporários e vistos de residências. Os temporários são destinados às atividades com duração menor a 12 meses. Já os de residência são voltados para empregos que ultrapassam esse período.

Os documentos exigidos para obter o visto de trabalho são: formulário de pedido de visto, cópia do passaporte, duas fotos 3×4 iguais e atuais, passaporte com validade para mais de três meses (conforme a data prevista para retornar ao Brasil), certidão recente de antecedentes criminais e requerimento para consulta do registro criminal português pelo SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras). 

Como conseguir visto de estudante para Portugal?

Uma situação na qual o brasileiro precisa de visto para Portugal é para estudar no país. Para obter essa autorização, o primeiro passo é ter em mãos documentos que comprovem que você foi aceito ou aprovado em uma instituição de ensino no local.

Além disso, é preciso comprovar que você tem condições financeiras para se sustentar no país destino e possui uma moradia ou um alojamento para ficar no período de estudos.

Há dois tipos de vistos de estudante para brasileiros em Portugal. O primeiro é o temporário, para períodos com duração menor a 12 meses. O segundo é o visto de residência para estudo, para cursos que ultrapassam 12 meses. Os documentos necessários para garantir a autorização são: 

  • formulário assinado e preenchido do pedido de visto;
  • seguro viagem;
  • passaporte;
  • cópia do passaporte;
  • 2 fotos 3X4;
  • cópia dos documentos de identificação;
  • certidão de antecedentes criminais emitida pela Polícia Federal do Brasil;
  • cópia da passagem de volta ao Brasil;
  • comprovante de moradia ou alojamento;
  • requerimento para consulta do registo criminal português.

É preciso ter um seguro viagem para entrar em Portugal?

Agora que você já descobriu se brasileiro precisa de visto para Portugal, deve querer saber se é preciso ter um seguro viagem para visitar o país. A resposta para essa pergunta é sim. Portugal faz parte do Tratado de Schengen, que envolve 26 países da Europa.

O tratado diz que, para transitar livremente entre os países do continente, é preciso ter um seguro viagem, com cobertura médica e hospitalar de 30 mil euros, no mínimo. Então, caso você tenha planos de visitar Portugal, aproveite o contador on-line da Compara para escolher o plano perfeito para sua viagem.

Seu seguro viagem facilitado com a ComparaOnline!

Gostou de saber se brasileiro precisa de visto para Portugal? Aproveite para conferir as coberturas disponíveis e opte pelo plano mais vantajoso para sua viagem. Com a ajuda da ComparaOnline, você fica pronto para os possíveis imprevistos!


Elisa Matos
Autor

Elisa Matos

Eu sou formada em Jornalismo e tenho especialização em Marketing Digital. Escrevo sobre produtos financeiros, seguros e viagens. Já morei em 9 cidades do Brasil e amo viajar o mundo. Minha missão é escrever com simplicidade para tornar a vida das pessoas mais fácil.

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro