Seguro viagem para quem já está viajando: como funciona?

Veja como funciona e como contratar um seguro viagem para quem já está viajando. Confira nossas dicas e todo passo-a-passo.

Elisa Matos
Elisa Matos
05 de outubro 20223 min de leitura
Seguro viagem para quem já está viajando


Você quer saber como contratar um seguro viagem para quem já está viajando? Nesta publicação explicamos se isso é possível e o passo a passo para realizar a contratação, quando disponível. Por isso, acompanhe o texto para saber como funciona.

Índice


    1. 1. Por que o seguro viagem precisa ser contratado antes do embarque?
    1. 2. É possível contratar seguro viagem para quem já está viajando?
    1. 3. Como comprar um seguro durante a viagem?
    1. 4. Como renovar o seguro viagem?

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro

Se você gosta de viajar, sabe que a preparação para uma viagem envolve muito planejamento e muitos detalhes. É preciso pensar nas passagens, na hospedagem, na documentação necessária, nos passeios, o que conhecer no destino e no seguro viagem. 

Às vezes, durante o planejamento, algum item pode ser esquecido ou até mesmo negligenciado, mas o seguro precisa fazer parte da programação desde o início e nós vamos explicar o porquê. Veja abaixo:

Por que o seguro viagem precisa ser contratado antes do embarque?

Na correria do dia a dia, nem sempre temos tempo para planejar tudo com a antecedência que gostaríamos. E, quando estamos planejando uma viagem, são tantos itens para lembrar e providenciar, que podemos nos esquecer de contratar o seguro viagem. É compreensível, mas isso não é recomendado.

Porém, o seguro viagem internacional precisa ser contratado ainda quando você estiver no Brasil. Isso ocorre porque quando você adquire um seguro antes de viajar, a empresa já vai te proteger em diversas situações, como por exemplo extravio de bagagem, atraso de voo e cancelamento da viagem. 

Além disso, se você sofrer um acidente na chegada, ou tiver algum problema de saúde, será logo atendido ou reembolsado. O seguro é extremamente importante e muito recomendado pelo Governo brasileiro aos seus cidadãos que vão sair do país, porque ele presta atendimento em diversas situações, além de oferecer também indenizações. 

Outro motivo pelo qual é muito indicado que você contrate o seguro ainda no Brasil é que muitas empresas seguradoras podem não aceitar fazer o seguro com o viajante já no destino, por receio de fraude. Mas calma que tem solução, existem sim seguradoras que aceitam segurar a pessoa já fora do país.  

É possível contratar seguro viagem para quem já está viajando?

É possível sim contratar um seguro viagem para quem já está viajando, mas é importante reforçar que não são todas as seguradoras que vão aceitar esse cliente. Além do mais, existem algumas regras para quem quer contratar um seguro já no destino.

Normalmente, quando o viajante já está fora do seu local de residência e ele não possui um seguro, as seguradoras classificam essa modalidade como venda em destino. Como já adiantamos, algumas empresas aceitam fazer e outras não. 

As que aceitam, geralmente estabelecem um prazo de carência para o viajante poder acionar o seguro. Esse prazo varia de empresa para empresa, mas geralmente fica entre 5 e 10 dias. Durante esse período, portanto, não é possível utilizar o seguro. 

Outro ponto a observar é que, para evitar golpes, o viajante precisa preencher uma declaração atestando que está em bom estado de saúde. E, em seguida, o seguro é contratado, porém devendo respeitar o período de carência, mas depois poderá utilizar normalmente.  

Como comprar um seguro durante a viagem?

Se você está viajando e precisar contratar um seguro viagem do zero, você pode entrar em contato com a equipe de vendas da corretora ComparaOnline. A Compara trabalha com mais de 15 seguradoras, portanto ela irá realizar todos os trâmites necessários diretamente com a empresa que aceita oferecer o serviço. 

Você só precisa entrar em contato através do WhatsApp da Compara, informar que já está viajando e que precisa de um seguro viagem. Uma equipe especializada irá comparar os preços e apresentar as opções para que você possa escolher. 

Depois, é feito todo procedimento com a seguradora para liberar o seguro. O prazo de carência é informado a você e o voucher (comprovante com as informações) chega por e-mail e por WhatsApp. O processo é bem simples.

Como renovar o seguro viagem?

Agora, se você está fora do país e gostaria de renovar um seguro viagem, a boa notícia é que não há período de carência se você contratar com a mesma companhia. Se você contratou o seu seguro através da Compara, você pode pedir ajuda a um dos nossos especialistas, para ajudá-lo no processo.

Porém, se você contratou por conta própria, você pode falar diretamente com a equipe de vendas da sua seguradora para solicitar a renovação do seguro. Caso você queira renovar seu seguro viagem com outra companhia, é como se fosse um seguro novo, deste modo, haverá carência. 


Elisa Matos
Autor

Elisa Matos

Eu sou formada em Jornalismo e tenho especialização em Marketing Digital. Escrevo sobre produtos financeiros, seguros e viagens. Já morei em 9 cidades do Brasil e amo viajar o mundo. Minha missão é escrever com simplicidade para tornar a vida das pessoas mais fácil.

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro