Quais são os países que não precisam de visto para viajar? Veja a lista completa
Se você quer ter mais tranquilidade durante sua estadia fora do Brasil, veja a lista de países que não precisam de visto para viajar aqui, na Compara!
Elisa Matos
11 de outubro 2023•3 min de leitura
Você sabia que o passaporte brasileiro é um dos mais poderosos do mundo? Hoje em dia, são mais de 100 países que não precisam de visto para viajar – isso significa que a entrada de qualquer brasileiro é facilitada nessas nações.
O que é visto?
O visto é uma autorização do governo de um país para determinado indivíduo passar um período no território correspondente. Se você quer viajar para os Estados Unidos, por exemplo, é necessário emitir o visto.
Os vistos são normalmente carimbados ou colados no passaporte do viajante e podem variar de acordo com o motivo da viagem, como turismo, trabalho, estudo, residência temporária, entre outros.
Cada país tem suas próprias regras e regulamentos relacionados aos vistos, incluindo os requisitos para obtê-los, a duração da estadia permitida e as condições associadas a eles. O processo pode ser cansativo e bastante demorado.
Por isso, muitas pessoas optam pelos países que não precisam de visto para viajar. Eles não são poucos e estão espalhados por todos os continentes. Veja a lista a seguir e saiba para onde marcar a sua próxima viagem!!
Pontos de atenção
Antes de descobrir quais são os países onde brasileiros não precisam de visto, é importante notar que as viagens têm cunho turístico. Em grande parte do mundo, apenas turistas conseguem ter a estadia liberada (normalmente, entre 30 e 180 dias) sem o documento físico de autorização governamental.
Além disso, o visto não é o único documento que pode ser exigido durante a entrada em outros países. Nações do Tratado de Schengen, por exemplo, têm o direito de impedir a entrada de viajantes que não apresentem seguro viagem. Comprovante de vacina, estadia e passagem de volta são outros pedidos comuns.
Países que não precisam de visto para viajar
Os lugares listados a seguir não são países que não precisam de passaporte, passaporte é outra coisa. O documento age como uma identidade mundial, enquanto o visto é uma autorização de estadia vinda do país que você deseja visitar. Fique atento, pois são diferentes!
Por fim, lembre-se de que as políticas de entrada e saída de países mudam constantemente. Na data em que este artigo foi escrito, outubro de 2023, estão atualizadas, mas a lista pode mudar rapidamente. Sempre cheque a embaixada do país de destino antes de viajar.
América
Brasileiros são bem-vindos na maioria dos países da América. Dos 34 outros países do continente, o passaporte brasileiro não garante entrada sem visto apenas em 4 deles. Dessa forma, é possível viajar com mais tranquilidade para:
- Antígua e Barbuda;
- Equador;
- Barbados;
- Argentina;
- Bahamas;
- Belize;
- Bolívia;
- Chile;
- Colômbia;
- Costa Rica;
- Granada;
- Guatemala;
- Dominica;
- Guiana;
- Paraguai;
- Haiti;
- Honduras;
- Jamaica;
- Nicarágua;
- Panamá;
- Peru;
- República Dominicana;
- São Cristóvão e Névis;
- Santa Lúcia;
- São Vicente e Granadinas;
- El Salvador;
- Suriname;
- Trinidad e Tobago;
- Uruguai;
- Venezuela.
Os únicos países que precisam de visto na América são Canadá, Estados Unidos e México. Além desses, Cuba exige a chamada “tarjeta turística”, uma espécie de visto para estadias de 30 dias, no máximo.
Ásia
A Ásia é um vasto continente, com 50 países no total. Apesar disso, poucos deles fazem parte da lista de países que não precisam de visto para viajar. Dessa maneira, se você pretende pegar o avião sem muita burocracia, prepare o cronograma para um desses destinos:
- Cazaquistão;
- Filipinas;
- Hong Kong;
- Malásia;
- Marrocos;
- Mongólia;
- Tailândia;
- Montenegro;
- Namíbia;
- Emirados Árabes;
- Palestina;
- Quirguistão;
- Singapura;
- Rússia;
- Uzbequistão.
Apesar de não permitirem a entrada sem o documento de autorização, algumas nações aceitam outros tipos de visto. É o caso da Índia, com o eVisa, e do Nepal, que utiliza o chamado Visa on Arrival.
Europa
Sendo um dos destinos mais procurados por brasileiros, a Europa também é um dos continentes que facilitam a entrada nos países. Todos os territórios europeus permitem a visita sem visto, desde que as exigências de cada um deles seja cumprida:
- Alemanha;
- Andorra;
- Armênia;
- Bielorrússia;
- Albânia;
- Bélgica;
- Bósnia e Herzegovina;
- Bulgária;
- Croácia;
- Chipre;
- Dinamarca;
- Eslováquia;
- Eslovênia;
- Espanha;
- Estônia;
- Finlândia;
- França;
- Turquia;
- Geórgia;
- Grécia;
- Holanda;
- Hungria;
- Islândia;
- Irlanda;
- Israel;
- Itália;
- Kosovo;
- Letônia;
- Moldávia;
- Liechtenstein;
- Lituânia;
- Luxemburgo;
- Áustria;
- Macedônia do Norte;
- Malta;
- Monaco;
- República Tcheca;
- Noruega;
- Ucrânia;
- Polônia;
- Portugal;
- Reino Unido;
- Romênia;
- Sérvia;
- Suécia;
- Suíça;
- Vaticano.
É importante lembrar que, mesmo que vários países europeus estejam incluídos no Tratado de Schengen, nem todos fazem parte disso. Então, nem todos os países da Europa que não precisam de visto irão pedir a mesma documentação – sempre cheque com o consulado específico do seu destino.
África
São poucos os países que brasileiros não precisam de visto na África. Se você está planejando uma viagem pelo continente, os únicos países onde a permissão governamental não é necessária serão:
- Ilhas Maurício;
- Botsuana;
- Cabo Verde;
- Essuatíni;
- São Tomé e Príncipe;
- África do Sul;
- Senegal;
- Tunísia.
Assim como acontece em outros continentes, algumas nações africanas aceitam outros vistos que não sejam os tradicionais físicos. Ainda assim, boa parte exige a presença do visto no passaporte.
Oceania
A Oceania, também chamada de Novíssimo Mundo, é composta por diversas ilhas do Oceano Pacífico. Caso a sua viagem passe pelo continente, é importante notar que não são muitos países que permitem a entrada de brasileiros sem visto:
- Fiji;
- Vanuatu;
- Micronésia.
Dessa maneira, para visitar os locais mais conhecidos do continente, é necessário buscar a documentação correta. A Nova Zelândia dá a opção de utilizar o NZeTA, algo como um visto eletrônico. No entanto, se o seu destino é a Austrália, é necessário ter o visto físico no passaporte.
Tranquilidade? É com a Compara!
A lista de países que não precisam de visto para viajar passa uma tranquilidade, não é mesmo? Algo que pode deixar a sua viagem mais confortável ainda é um seguro viagem de qualidade! Conte com a ajuda da ComparaOnline para escolher o seu!
Continue lendo...
Hotel 7 estrelas Dubai: uma lista com as 6 melhores opções
Câmbio de moedas: como fazer a conversão corretamente
Para que serve o Seguro Viagem? Entenda como a proteção funciona
Stopover o que é e como funciona? Veja se vale a pena
Guia de viagem para Maldivas: Tudo que você precisa saber antes de embarcar
Seguro saúde internacional: como funciona?