Câmbio de moedas: como fazer a conversão corretamente

Você sabe o que é e como fazer o câmbio de moedas internacionais? Saiba como realizá-lo corretamente com ajuda do artigo da ComparaOnline!

Elisa Matos

Elisa Matos

12 de outubro 20235 min de leitura

 cambio de moedas


O câmbio de moedas é um dos procedimentos essenciais para as viagens internacionais e um dos indicadores econômicos de cada país. Com ele, é possível identificar a valorização de uma moeda em relação às demais e obter o dinheiro adequado para os seus passeios no exterior.

Índice


    1. 1. O que é câmbio de moedas?
    1. 2. Quais são os tipos de câmbio?
    1. 3. Onde fazer câmbio de moedas?
    1. 4. Como fazer o câmbio de moedas?
    1. 5. Onde o real é valorizado com o câmbio?
    1. 6. Prepare-se para sua próxima viagem com a ComparaOnline!

Procurando por um seguro viagem?

Contrate agora mesmo em poucos passos.

Cotar meu seguro

Quer saber como funciona o câmbio de moedas a tempo da sua próxima viagem? A ComparaOnline criou um guia para esclarecer as suas dúvidas e te ajudar a aproveitar seu dinheiro ao máximo. Confira, a seguir!

O que é câmbio de moedas?

“Câmbio de moedas” é o termo que indica a troca entre duas moedas de países diferentes. Ele simboliza não apenas a negociação do dinheiro, mas também o valor de cada unidade monetária em relação ao restante do mercado em que algumas nações se destacam mais do que outras. 

Por exemplo, o dólar é uma das moedas que mais oscilam e supervalorizam no mercado internacional. Atualmente, a moeda equivale a aproximadamente 5 reais brasileiros. Essa comparação representa a taxa de câmbio e deve ser calculada sempre entre a moeda do país de origem e a utilizada nos demais. 

Assim sendo, a taxa é a quantidade necessária de reais para comprar outras moedas, como a libra, o euro e os pesos. Ela está em constante oscilação devido às movimentações do mercado e, quanto mais investimentos externos são feitos, maior é a valorização. 

No Brasil, o regime cambial é estabelecido pelo Banco Central do Brasil (BCB). A instituição é responsável por todas as medidas econômicas do país, que incluem a regulamentação, a fiscalização e o controle do sistema financeiro nacional.  A quantidade de moeda em circulação e o poder de compra da moeda nacional também são definidos por este órgão. 

Quais são os tipos de câmbio?

O tipo de câmbio de moedas mais seguido no Brasil é o de flutuação administrada, em que o real perde ou ganha valor conforme a compra e a procura de outras moedas aumenta. Nesse modelo, o Banco Central gerencia as taxas para evitar o impacto da supervalorização em pouco tempo. 

Por exemplo, se o euro (utilizado em Portugal, Itália, França e em mais 17 países da União Europeia) sobe de 5 para 6 reais em poucos dias, o Banco Central passa a vendê-lo no mercado, para que a taxa diminua aos poucos e se estabilize novamente. 

Quando o estado não interfere no câmbio de moedas internacionais, o modelo é chamado de flutuante, pois a cotação oscila de acordo com a movimentação do mercado. Já o câmbio fixo seria o oposto dos dois anteriores, padronizando a taxa cambial em apenas um valor. 

Há também o câmbio de moedas misto, que prevê as variações das unidades monetárias em um intervalo e, desde que ele não seja ultrapassado, a taxa não é  alterada. De forma ilustrativa e hipotética, se o dólar se mantém entre a banda cambial (cotação mínima e máxima) de 4 a 5 reais, o Bacen não intervém. 

Onde fazer câmbio de moedas?

Você pode fazer câmbio de moedas para uma viagem internacional em diversos lugares, como:

  • Bancos: A maioria dos bancos oferece serviços de câmbio. No entanto, as taxas de câmbio praticadas pelos bancos costumam ser mais altas do que as praticadas por casas de câmbio.
  • Casas de câmbio: As casas de câmbio são especializadas em serviços de câmbio. Elas costumam oferecer taxas de câmbio mais competitivas do que os bancos.
  • Agências de turismo: Algumas agências de turismo também oferecem serviços de câmbio.
  • Caixas eletrônicos: Alguns caixas eletrônicos no Brasil permitem que você saque dinheiro em moeda estrangeira. No entanto, as taxas de câmbio praticadas pelos caixas eletrônicos costumam ser mais altas do que as praticadas pelas casas de câmbio.

Como fazer o câmbio de moedas?

Agora é hora de entender como calcular a taxa de câmbio e trocar as moedas. Como a negociação é realizada diretamente entre compradores e vendedores, e apenas fiscalizadas pelo Bacen, ela é feita de forma simples e rápida pela Internet e em pontos físicos.

As casas de câmbio, bancos, sites e aplicativos autorizados legalmente podem comprar e vender moedas e realizar transferências e pagamentos em moedas estrangeiras. O valor da taxa para transações de turismo é informado em cada local e costuma ser maior do que o comercial, pois há mais custos nas negociações. 

Cada local segue a taxa de câmbio definida pelo mercado e ainda cobra um valor pela negociação. Geralmente, casas de troca costumam taxar preços mais altos do que os aplicativos, que apresentam condições atrativas. Atente-se para selecionar a opção mais econômica e segura, a fim de golpes. 

Veja essas dicas de como fazer um bom câmbio:

  1. Escolha um lugar para fazer o câmbio. Você pode escolher um banco, uma casa de câmbio, uma agência de turismo ou um caixa eletrônico.
  2. Compare as taxas. Antes de fazer câmbio, compare as taxas de câmbio praticadas por diferentes lugares. Você pode usar um conversor de moedas online para comparar as taxas.
  3. Pesquise sobre a reputação do lugar. Pesquise sobre a reputação do lugar onde você pretende fazer câmbio. Certifique-se de que o lugar seja confiável.
  4. Solicite um orçamento. Antes de fazer câmbio, solicite um orçamento do lugar onde você pretende fazer. Isso ajudará você a comparar as ofertas.
  5. Apresente seus documentos e o valor. Para fazer câmbio, você precisará apresentar seus documentos pessoais, como RG, CPF e passaporte.
  6. Receba o dinheiro em moeda estrangeira. Após a aprovação do seu pedido, você receberá o dinheiro em moeda estrangeira.

Para quem não sabe onde fazer câmbio de moedas, o ideal é verificar as indicações de viajantes mais experientes. Abaixo, você encontrará uma lista de alternativas para suas futuras negociações.

Background made of different currencies banknotes – pile of money

Aplicativos e sites

A Wise é uma empresa que oferece o câmbio de moedas com taxa comercial, que é mais barata do que o valor de turismo. Com tarifas baixas, ela permite que os viajantes criem uma conta multimoeda, em que o dinheiro é convertido para ser usado em diversos países, além de ser transferido para onde quiser. 

A Nomad disponibiliza soluções semelhantes e te ajuda a criar uma reserva de dinheiro para sua viagem e a comprar dólar em cotação comercial. Com o cartão da empresa, você pode comprar na moeda local de diversos países em lojas físicas e sacar o dinheiro nos caixas eletrônicos.

Outra opção para trocar moedas e fazer transferências é a Remessa Online. No site e no aplicativo, você envia e recebe dinheiro na moeda desejada, selecionada em uma lista com mais de 100 países, com taxas administrativas baixas. 

Onde o real é valorizado com o câmbio?

Além de saber como fazer o câmbio de moedas, é interessante conhecer as conversões que mais valorizam o real. Na Argentina, o peso costuma estar desvalorizado em comparação à moeda brasileira e há a possibilidade de fazer o câmbio paralelo, quando lojas e casas de câmbio compram o real por até duas vezes o valor da cotação. 

Atualmente, 1 real equivale a 40,97 pesos argentinos. O valor de troca é ainda maior no Chile (onde 1 real é transformado em 155,37 pesos chilenos), na Colômbia (em que o mesmo valor se torna 907,19 pesos colombianos) e no Paraguai, que troca uma moeda brasileira por 1.410,01 guaranis paraguaios. 

Outras opções fora da América e os valores de câmbio de 1 real nas moedas locais são: Marrocos (2,01 dirham marroquinos), Turquia (3,78 liras turcas), Egito (6,08 libras egipcias), Tailândia (6,72 bahts tailandês), Hungria (68,69 florim húngaro) e Indonésia (2961,72 rúpias indonésias). 

Prepare-se para sua próxima viagem com a ComparaOnline!

Gostou de conhecer o câmbio de moedas e já quer se preparar para os próximos passeios no exterior? Não deixe de contratar um seguro viagem para estar protegido em seus dias de aventura e descanso. Na ComparaOnline, você encontra planos com valores que cabem no seu orçamento e oferecem soluções completas!


Elisa Matos

Autor

Elisa Matos

Eu sou formada em Jornalismo e tenho especialização em Marketing Digital. Escrevo sobre produtos financeiros, seguros e viagens. Já morei em 9 cidades do Brasil e amo viajar o mundo. Minha missão é escrever com simplicidade para tornar a vida das pessoas mais fácil.

Procurando por um seguro viagem?

Contrate agora mesmo em poucos passos.

Cotar meu seguro