Quais são os documentos para viagem internacional que não podem faltar no embarque?

Ter todos os documentos para viagem internacional em mãos é essencial para ter uma viagem sem problemas. Veja o que não pode faltar na ComparaOnline!

Elisa Matos
Elisa Matos
28 de julho 20233 min de leitura
 documentos para viagem internacional

Poucas coisas nos deixam tão animados quanto uma viagem. No entanto, antes de arrumar as malas e seguir para o aeroporto, é preciso fazer uma série de preparações. Isso inclui saber quais são os documentos para viagem internacional necessários para você e/ou seu grupo.

Índice


    1. 1. As diferenças entre destinos
    1. 2. Documentos indispensáveis mais comuns
    1. 3. Esteja preparado para a sua viagem com a Compara

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro

Enquanto essa lista não é extensa para alguns países, outros destinos são mais exigentes e necessitam de mais atenção. Entenda melhor com a ComparaOnline e saiba como se organizar para um embarque tranquilo!

As diferenças entre destinos

Ao analisar quais são os documentos para viagem internacional, existem algumas variáveis que devem ser consideradas, como quantas pessoas vão viajar, qual será o meio de transporte utilizado etc. No entanto, a variável principal é sempre o destino do passeio.

Isso acontece porque há muitos locais onde a entrada de brasileiros é permitida somente com o RG, como os países do Mercosul. Por outro lado, existem nações que dificultam esse processo, exigindo mais tipos de documentação para liberar a passagem na fronteira.

Por isso, aqui, vamos separar os documentos mais comuns, que não podem faltar na sua pastinha para visitar a maioria dos países. Mas é fundamental que você cheque se há exigências extras no destino do seu passeio. Para isso, visite o site do consulado do país no Brasil ou entre em contato.

Lembre-se de não deixar essa tarefa para a última hora, pois algumas das documentações podem ser difíceis de conseguir. Assim que a ideia de realizar uma viagem surgir em seus planos, já se informe sobre a necessidade de documentos para viagem internacional exigidos em tal destino.

Documentos indispensáveis mais comuns

Mesmo que alguns governos peçam documentos para embarque internacional específicos, existem alguns que são comumente exigidos por todos. A maioria deles também se estende para mais de uma região. Assim, caso uma certa nação exija uma certificação específica, é provável que outras áreas próximas façam o mesmo. 

Passaporte

Ao falar sobre documentos para viagem internacional, o primeiro que surge na cabeça da maioria das pessoas é o passaporte. E com razão. De fato, ele não pode faltar na maioria dos trajetos que brasileiros fazem ao redor do mundo. 

O passaporte nada mais é do que um documento de identificação válido em todas as nações que você visitar. Ele segue protocolos e acordos importantes e conta com espaço para os famosos carimbos de entrada e saída de países, além dos vistos.

Se você é brasileiro, pode iniciar a solicitação da emissão do documento por meio do site do governo. Lá, estão listados todos os passos e os documentos para tirar o passaporte, além de informações importantes que devem ser consideradas, incluindo o valor do processo. 

RG

Em certos países, brasileiros não precisam levar o passaporte como identificação para viagens turísticas. Nestes locais, o RG é aceito como no território nacional, por tempo limitado (normalmente, 90 dias):

  • Argentina;
  • Chile;
  • Paraguai;
  • Bolívia;
  • Colômbia;
  • Equador;
  • Peru;
  • Uruguai;
  • Venezuela.

Visto

O passaporte brasileiro é muito poderoso e, por si só, permite a entrada em mais de 150 nações. Contudo, os países que não estão nessa lista exigem um documento conhecido como visto, que é uma permissão de entrada e estadia provisória concedido pelo país de destino. 

Vistos são conhecidos por serem uma das partes mais complicadas de uma viagem, pois exigem tempo e atenção para serem emitidos. Locais de visitação mais populares, por exemplo, podem ter uma fila de espera de mais de 1 ano para a retirada do visto.

Se você tem planos de viajar para uma localização que exige visto, comece a pesquisar sobre as exigências do governo do seu destino com antecedência. Quanto mais cedo você conseguir o documento, mais fácil será ter uma estadia tranquila. 

Autorizações de viagem

Se você pretende ir ao destino em família, provavelmente vai precisar de uma autorização especial. Além disso, ao passear com crianças ou adolescentes menores de idade, é necessário emitir o documento de autorização de viagem para menor. 

O documento só é dispensável caso o menor viaje com ambos os genitores. Do contrário, é preciso se informar ao lado da Vara da Infância e da Juventude do consulado do país de destino, além da companhia aérea escolhida. Assim, é possível entender qual é a documentação necessária para autorizar o embarque. 

Caso a viagem inclua os pets, também é preciso emitir a documentação correspondente. Da mesma maneira, o consulado e a companhia aérea selecionada devem ser consultados. 

Outros documentos

Por fim, mas não menos importante, é preciso emitir os certificados de saúde que cada país exige. Normalmente, dois não podem faltar: o certificado internacional de vacinação e o comprovante de seguro viagem.

O seguro viagem é exigido em alguns países, como aqueles que estão no Tratado de Schengen, mas é recomendado em todos. Por isso, é importante contratar um serviço que inclua o que é requerido pelo destino (e pelas possíveis conexões).

É possível que, na imigração, o agente imigratório exija outros tipos de documentação para liberar a sua passagem. Alguns exemplos comuns são comprovante de renda, comprovante de hospedagem, passagem de volta etc. Tudo isso para diminuir a possibilidade de você querer ficar no destino permanentemente.

Esteja preparado para a sua viagem com a Compara

Agora que você já conhece os documentos para viagem internacional para adicionar à sua lista, não deixe de garantir a sua segurança e de quem vai viajar com você. Conte com a ajuda da ComparaOnline para ter o melhor seguro viagem durante a sua estadia em terras estrangeiras!


Elisa Matos
Autor

Elisa Matos

Eu sou formada em Jornalismo e tenho especialização em Marketing Digital. Escrevo sobre produtos financeiros, seguros e viagens. Já morei em 9 cidades do Brasil e amo viajar o mundo. Minha missão é escrever com simplicidade para tornar a vida das pessoas mais fácil.

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro