Qual diferença entre seguro viagem e seguro saúde?

Saiba qual a diferença entre seguro saúde internacional e seguro viagem! Aprenda a contratar o melhor seguro para a sua viagem pagando menos.

Larissa Ferreira
Larissa Ferreira
03 de março 20213 min de leitura
Seguro viagem e seguro saúde

Está planejando sua viagem internacional e se deparou com o momento da contratação do seguro: e agora, o que escolher? Seguro viagem, seguro saúde, assistência viagem? É tudo igual ou existem diferenças entre eles? Você já deve ter visto muito conteúdo por aí sobre esse tema e pode estar confuso.

Mas calma aí, porque nós vamos explicar para você - de uma maneira fácil - qual a diferença entre esses termos e te ajudar a fazer a sua escolha. Contrate o produto certo para sua necessidade. Vamos lá?

Índice


    1. 1. Qual diferença entre seguro viagem e seguro saúde?
    1. 2. Seguro Viagem e Seguro Saúde: qual contratar?
    1. 3. Seguro viagem e assistência em viagem: qual diferença
    1. 4. Quais são as coberturas do seguro viagem internacional?
    1. 5. Como contratar o seguro saúde internacional com melhor preço?

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro

Você sabe qual diferença entre seguro viagem e seguro saúde? Para entender qual melhor opção para você veja abaixo o comparativo que fizemos.

Qual diferença entre seguro viagem e seguro saúde?

O seguro saúde internacional e o Seguro Viagem NÃO são a mesma coisa. Apesar de funcionalidades parecidas, existem algumas diferenças entre esses dois produtos. Veja quais são as diferenças e qual é mais recomendado para contratar:

Como o próprio nome sugere, o Seguro Viagem garante amparo para problemas e imprevistos ocorridos durante uma viagem. Ou seja, quando você contrata um seguro viagem internacional você tem direito a assistência médica 24 horas nos melhores hospitais do exterior, além de proteções para inconvenientes como: perda de documentos, extravio de bagagem, atraso e cancelamento de voo. Ao utilizar um Seguro Viagem fora do país, em caso de emergência médica, você é encaminhado a um hospital credenciado pela rede contratada e não precisa desembolsar nada pelo atendimento.

Já o seguro saúde garante cobertura apenas para imprevistos relacionados à problemas médicos, como consultas e internações. Ele é muito similar a um plano de saúde, porém com cobertura para pessoas que trabalham ou moram no exterior. Geralmente ele funciona através de reembolso. Você utiliza o serviço e depois solicita que o valor gasto por você seja devolvido pela seguradora contratada.

Seguro Viagem e Seguro Saúde: qual contratar?

Para ajudar você a decidir qual opção contratar, vamos exemplificar de maneira mais clara como funcionam os dois tipos de seguro. Vamos colocar dessa forma: o seguro saúde internacional vai cobrir gastos médicos no exterior para expatriados, como se fosse um plano de saúde para quem mora fora do país. Ele cobre consultas e exames de rotina. Por se tratar de um período mais longo de cobertura, costuma ter um valor mais elevado.

Já o Seguro Viagem vai cobrir problemas durante uma viagem de curta e média duração, podendo ser de turismo ou negócios. Ele vai cobrir também despesas médicas e odontológicas, porém em caráter de urgência. Por se tratar de um período mais curto, o Seguro Viagem tem um preço mais em conta.

Se você for morar ou trabalhar fora do país por mais de um ano, o indicado é que que você faça um seguro saúde internacional e é aconselhado também que você faça um Seguro Viagem, para se resguardar de problemas relacionados à viagem propriamente dita, como extravio de bagagem ou perda de documentos. Se você for passar menos de um ano viajando, o Seguro Viagem é mais do que suficiente.

Seguro viagem e assistência em viagem: qual diferença

O seguro viagem internacional e a assistência em viagem são a mesma coisa e têm como principal função cobrir todos os gastos que você tiver com emergências no exterior. Ambos devem seguir as normas da SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS –SUSEP.

Para ser considerado um seguro viagem ou assistência em viagem, o plano contratado deverá oferecer obrigatoriamente, pelo menos uma das seguintes coberturas básicas: despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas; traslado de corpo; regresso sanitário; traslado médico; morte em viagem; morte acidental em viagem; invalidez permanente total ou parcial por acidente em viagem. Para viagens internacionais, é obrigatório oferecer as coberturas para despesas médicas, traslado médico, traslado do corpo e regresso sanitário.

Quais são as coberturas do seguro viagem internacional?

  • Assistência médica 24 horas em hospitais conveniados sem a necessidade que o segurado precisa desembolsar nenhum dinheiro.
  • Cancelamento da viagem: quando previamente avisado à seguradora, essa cobertura indeniza o cliente caso ele precise cancelar a viagem.
  • Interrupção da viagem: esta cobertura reembolsa o cliente caso a viagem seja interrompida por emergências pessoais ou profissionais.
  • Estadia prolongada: se por algum inconveniente, como doença ou acidente, você precisar permanecer no destino.
  • Assistência jurídica: cobre gastos efetuados com algum problema em que você precisou da ajuda de advogados durante a viagem.
  • Atraso de Voos: caso o seu voo atrase mais do que o comum, fazendo com que você precise gastar com alimentação e estadia enquanto espera ou ocasionando a perda de uma conexão, a seguradora pode te ressarcir.
  • Bagagem: cobertura para aquele inconveniente chato de ter a bagagem extraviada, perdida ou que sofreu danos.
  • Perda de documentos: cobre os gastos efetuados para refazer os documentos perdidos durante a viagem.

Saiba como contratar o melhor seguro para uma viagem internacional!

Como contratar o seguro saúde internacional com melhor preço?

Usando o buscador de seguros da Compara você compara ofertas das maiores companhias do mercado, preços e coberturas e contrata a que melhor cabe no seu bolso! Você pode comparar planos e os valores da assistência, e escolher o seguro que vai cobrir melhor a sua viagem.

Faça uma cotação gratuita agora.


Larissa Ferreira
Autor

Larissa Ferreira

Sou formada em comunicação social e sou especialista em seguros. No entanto, com o tempo, me aproximei mais de Seguro Auto e aprendi muito sobre os tipos de veículo, manutenção e cuidados.

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro