< Volver a Finanças

Empréstimo para abrir uma empresa: veja como funciona e como conseguir

Separamos algumas dicas que podem te ajudar a entender como funcionam as linhas de crédito para pequenas empresas.

Escrito por Elisa Batista

Você tem um pequeno negócio e está pensando em, finalmente, tirar a sua empresa do papel? Antes de mais nada, saiba que o planejamento deve ser o seu maior aliado neste momento. Coloque na ponta do lápis tudo que será necessário para dar esse grande passo. 

Em seguida, e não menos importante, faça as contas. É indispensável prever quanta verba você vai precisar dispor para abrir a sua empresa, e evitar ser surpreendido com muitos trabalhos e custos extras. 

Depois do estudo programado, você vai se deparar com o maior obstáculo para quem planeja abrir uma empresa: o dinheiro. Se você não tem capital para iniciar um negócio e está pensando em solicitar um empréstimo, saiba que é preciso redobrar a atenção na hora de pedir um crédito. Portanto, você precisa projetar bem a sua margem de lucro para ter certeza de que esse empréstimo vai valer à pena. 

Agora, você pode estar se perguntando,  ‘Como conseguir um empréstimo para abrir uma empresa?’. Não se preocupe, pois nós da Compara separamos algumas dicas que podem te ajudar a entender como funcionam as linhas de crédito para pequenas empresas. Veja abaixo:

Empréstimo para abrir empresa: como funciona

A forma mais tradicional de conseguir capital para abrir empresa é através do financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).  O BNDES é uma iniciativa do Governo Federal que financia e investe em empreendimentos de todos os portes, inclusive em pessoas físicas.

Você pode solicitar o financiamento direto no BNDES, ou através de instituições financeiras credenciadas, o que é mais cômodo e comum.  Porém, os bancos também têm diferentes linhas de crédito para microempreendedores, com várias outras opções.

Quais as linhas de crédito para micro empresa?

As linhas de crédito mais comuns para pequenas empresas são: capital de giro, antecipação de receitas, crédito para agronegócio, empréstimo empresarial, crédito consignado, financiamento e aquisição de bens, entre outros. Cada instituição estabelece critérios para conceder esse empréstimo e você precisa se atentar a essas exigências. Confira com o banco, quais são os documentos que você precisa apresentar. 

Como conseguir empréstimo para empresa

O objetivo do empréstimo para pequenas empresas é apoiar ações que vão gerar receita e potencialmente, aumentar o faturamento do negócio. Por isso, você precisa estar com suas contas organizadas antes de procurar o banco, além de ter um planejamento bem feito para o destino do dinheiro que será emprestado. A organização é extremamente importante nessa parte do processo. 

Outro passo indispensável, é ter um CNPJ e abrir uma conta para pessoa jurídica. Com uma conta PJ, você consegue financiamentos e benefícios diferenciados ao solicitar um empréstimo, além de demonstrar ao banco, um maior planejamento financeiro. 

Cuidados ao solicitar um empréstimo

Mas antes de sair por aí solicitando um empréstimo, você precisa considerar alguns pontos importantes para não se endividar e o projeto dos seus sonhos não virar um grande pesadelo.

Pontos a considerar:

  1. Seu negócio vai gerar dinheiro suficiente para pagar as parcelas do empréstimo? Como dizemos no começo, se você não fizer as contas direitinho e planejar corretamente, você pode não gerar lucro suficiente para pagar esse empréstimo. Não adianta. Já pensou se afundar nas dívidas por falta de planejamento? Se o seu projeto não gerar lucro suficiente para pagar as parcelas, não vale á pena você pegar. 
  1. O custo efetivo total do empréstimo vale à pena? Pegue a sua canetinha e faça as contas dos juros e das taxas do empréstimo que você deseja solicitar. Não saia contratando qualquer empréstimo. Se você não comparar, poderá cair em taxas abusivas e você não quer isso. 
  1. O empréstimo é realmente a sua única alternativa? Se você não estiver seguro de que o seu empreendimento irá gerar lucro suficiente para pagar um empréstimo, existem outras formas de iniciar uma empresa. Começar aos pouquinhos, fazer uma sociedade, entrar num financiamento coletivo ou buscar um investidor-anjo, são opções consideráveis. 

Outras opções de crédito 

Outras opções de crédito que você pode considerar para abrir o seu negócio, são os empréstimos pessoais e os créditos consignados. Essas opções podem custar um pouco mais, porém, a depender do seu perfil de movimentação financeira e do seu relacionamento com seu banco, podem ser mais fáceis de se conseguir. 

Antes de contratar um empréstimo, compare as opções, as taxas de juros e todos os custos envolvidos. Se precisar de ajuda, use nosso comparador para ver algumas opções: