< Volver a Finanças

Como aumentar o score e conseguir um empréstimo

Está com o score baixo mas precisa de um empréstimo? Nós separamos algumas dicas para você aumentar a sua pontuação mais rápido e conseguir crédito na praça.

Imagem de Tumisu por Pixabay

Escrito por Elisa Batista

Está com o score baixo mas precisa de um empréstimo? Fique tranquilo, porque nós da Compara separamos algumas dicas para você aumentar a sua pontuação mais rápido, para conseguir crédito na praça.

Se você já precisou de algum crédito, para fazer um empréstimo, um cartão de crédito ou um financiamento, já deve ter ouvido por aí que é preciso ter um bom score. Mas você sabe o que isso significa e sabe da sua importância? Nós vamos explicar pra você como o score de crédito funciona e daremos dicas para você aumentar a sua pontuação bem mais rápido. 

Veja abaixo algumas dicas que separamos pra você:

O que é Score?

Afinal, o que é o score que todo mundo fala? O score de crédito é uma ferramenta de avaliação, que funciona através de uma pontuação resultante do comportamento financeiro do consumidor com o mercado. Simplificando, é uma pontuação que avalia se você é um bom pagador ou não, com base no seu histórico de pagamentos. Essa pontuação vai de 0 a 1000, quanto maior a pontuação de uma pessoa, mais chances ela teria de pagar as contas em dia e, consequentemente, quanto menor for essa pontuação mais chances essa pessoa teria de não pagar as contas corretamente. 

A pontuação serve para fornecer mais dados sobre os consumidores e ajudar as empresas credoras a avaliarem os riscos ao fornecer crédito a uma pessoa. Em suma, o processo de avaliação leva em consideração se a pessoa paga as contas em dias, se ela tem dívidas ativas ou alguma dívida em seu histórico e a qualidade do relacionamento financeiro que a pessoa mantém com as empresas.

Como aumentar o Score?

Ter um bom score facilita o acesso ao crédito, portanto se você está precisando de crédito, seja ele um empréstimo, um financiamento ou outra modalidade, é importante saber como está a sua pontuação. Se ela estiver ruim, não se desespere porque a boa notícia é que o score muda sempre, ele é dinâmico. Portanto, você pode tomar medidas para aumentar a sua pontuação e conseguir o crédito desejado.

Com base nas informações que o sistema avalia, separamos 9 dicas para você aumentar o seu score e conseguir o seu empréstimo mais rápido:

  1. Pague todas as pendências e limpe seu nome;
  2. Se você tiver uma dívida muito grande, negocie com seu banco. Pague suaves prestações que caibam no seu bolso, mas pague. Não deixe a dívida virar uma bola de neve gigante e sem fim.  Outro benefício de renegociar a dívida e pagar parcelado é que com o pagamento da primeira parcela, a dívida antiga está extinta e você sairá dos cadastros negativos de SPC ou SERASA, em até 5 dias úteis;
  3. Não atrase o pagamento das suas contas;
  4. Sempre que possível,  adiante os pagamentos das contas ou faturas;
  5. Coloque o pagamento de contas fixas como luz, internet e telefone em débito automático na sua conta do banco;
  6. Faça o seu Cadastro Positivo. O Cadastro Positivo funciona como um banco de dados com bons pagadores para instituições privadas; 
  7. Mantenha seus dados sempre atualizados;
  8. Coloque contas no seu nome. Pode ser de luz, água e telefone. Isso ajuda as instituições protetoras de crédito a terem uma visão melhor do seu perfil de pagamentos;
  9. Não fique desesperado atrás de crédito, pedindo cartão e empréstimo em todo lugar para ver se consegue alguma coisa. Muitas consultas no seu CPF em um curto período de tempo prejudicam seu score, pois é avaliado como um perfil com instabilidade financeira.

Dessa forma, com essas dicas, com certeza o seu score irá aumentar. Mas é preciso ter paciência, porque não vai acontecer do dia pra noite. O importante é manter as contas equilibradas e se empenhar em ter uma boa saúde financeira, para evitar passar apertos e solicitar empréstimos. Assim, tente negociar as dívidas atrasadas, sempre. Faças as contas coloque tudo na ponta do lápis, evite novos gastos e se organize.

Empréstimo para quem não tem um bom score

Está difícil colocar as contas em dia? Não se desespere. Se você ainda não sabia, existem também empréstimos para negativados, onde você consegue solicitar o crédito colocando algum bem como garantia, mesmo se o seu score não for bom.

Veja opções de empréstimo para negativado no nosso comparador.

Empréstimo Pessoal EasyCrédito

A partir de 0,99% a.m.

Juros mínimo

 Solicitar

Empréstimo de Antecipação FGTS Up.p

1,49% a.m.

Juros mínimo

 Solicitar

Empréstimo com Garantia de Celular Juvo

A partir de 8,99% a.m.

Juros mínimo

 Solicitar

Empréstimo com Garantia de Celular SuperSim

A partir de 12,5% a.m.

Juros mínimo

 Solicitar

Empréstimo FGTS Bxblue

A partir de 1,35% a.m.

Juros mínimo

 Solicitar

Empréstimo Consignado Bxblue

A partir de 1,55% a.m.

Juros mínimo

 Solicitar

Portanto, antes de fazer um empréstimo, compare as taxas de juros e pense bem se você vai conseguir arcar com mais esse compromisso financeiro. Nem sempre fazer um empréstimo é uma boa saída para pagar dívidas. Então calcule muito bem. 

Gostou das dicas? Segue a gente pra receber mais! 😉