< Volver a Finanças

Empréstimo com cartão de crédito: vale a pena?

Saiba como funciona o empréstimo com cartão de crédito e se essa opção realmente vale a pena para você.

Escrito por Elisa Batista

A grana no final do mês está curta? Está precisando de uma ajuda para pagar algumas contas? Talvez um empréstimo pode ajudar você a se organizar melhor financeiramente. Você sabia que é possível pedir um empréstimo com cartão de crédito? A alternativa é mais rápida e prática, mas você precisa saber bem como funciona e conhecer suas vantagens e desvantagens, antes de se comprometer. 

Preparamos um material para explicar como funciona o empréstimo com cartão de crédito, como pedir o crédito e se vale a pena optar por essa opção. Confira abaixo. 

Como funciona o empréstimo com cartão de crédito?

O empréstimo com cartão de crédito, como o próprio nome já sugere, é um empréstimo que fica disponível para se solicitar diretamente junto ao cartão. Na realidade, esse tipo de crédito é muito similar a um empréstimo pessoal, porém ele fica atrelado ao cartão para facilitar a contratação, por parte dos clientes. 

O que difere um empréstimo no cartão de crédito e o empréstimo pessoal é que para pedir o empréstimo do cartão você não precisa ter uma conta corrente nesse banco. Você só precisa ter o cartão de crédito para solicitar o dinheiro, podendo receber o valor em qualquer conta que você escolher.

Entretanto, na hora de você pagar o empréstimo, esse pagamento é realizado no próprio cartão que você pediu o dinheiro. As parcelas serão cobradas diretamente na sua fatura. 

É importante ressaltar que o valor solicitado para empréstimo não vai alterar o limite do seu cartão. O limite de compras segue sendo o mesmo. Porém, atente-se à sua fatura. Lembre-se que vai vir também a parcela do empréstimo junto para pagar. 

Outro ponto importante é que apesar da contratação do empréstimo no cartão de crédito ser mais fácil, ela também está sujeita a análise de crédito. Além disso, essa modalidade também vai ter cobrança de juros, IOF e outros encargos. Portanto, antes de contratar, pesquise no mercado financeiro se existem opções mais vantajosas para você. 

Empréstimo com cartão de crédito

Vale a pena fazer empréstimo no cartão de crédito?

Você deve estar se perguntando se vale a pena fazer um empréstimo no cartão de crédito. Bem, as taxas desse tipo de crédito são quase sempre iguais às taxas do empréstimo pessoal. O empréstimo pessoal é aquela modalidade de empréstimo mais comum, onde você não precisa comprovar como vai utilizar o dinheiro, só precisa comprovar a renda. 

As taxas de juros do empréstimo pessoal geralmente não são tão altas. Podendo variar de 0,91 a 26,31 ao mês, mais o IOF e outros encargos, segundo o Banco Central. A vantagem de contratar o empréstimo no cartão é a facilidade de contratação e de pagamento. Você paga ele junto com a fatura e o dinheiro pode ser liberado na mesma hora, para você ter acesso – a depender da instituição. 

Bem, a desvantagem dessa opção em relação ao empréstimo pessoal é que você não tem muitos cartões para comparar qual a menor taxa. Já, no empréstimo pessoal você consegue simular e comprar em diversas instituições. Para garantir a menor taxa de juros no empréstimo pessoal, a melhor solução é comparar, com certeza. 

Que tal comprar taxas e condições de pagamento? Através do comparador de crédito da ComparaOnline você tem total liberdade para escolher o que é melhor para você. A ferramenta é 100% gratuita. Quer testar a alternativa? Compare abaixo:

Empréstimo

Encontre as melhores taxas de crédito usando nosso comparador. Veja empréstimo para negativo, consignado, empresarial e mais.

Ver ofertas
titulo

>>> Leia também: Cartão de crédito sem anuidade: qual é melhor e como solicitar

Como fazer empréstimo com cartão de crédito?

Se você optar por fazer um empréstimo no seu cartão de crédito mesmo, fique sabendo que a contratação é a mais simples possível. Geralmente, a operadora já conhece os seus hábitos de consumo e, por isso, já possui um crédito pré-aprovado que você pode solicitar. A maioria das instituições permite que você contrate o crédito diretamente pelo aplicativo. Você vai solicitar, passará por uma análise de crédito e em seguida terá o dinheiro liberado. 🙂

E aí, gostou da dica? Para saber mais, siga a ComparaOnline nas redes sociais.