< Volver a Estilo de vida

Como trabalhar em casa de maneira mais produtiva?

Escrito por Larissa Ferreira

Trabalhar em casa é o sonho de muitas pessoas e não é para menos, já que as vantagens são várias: fazer seu próprio horário, ter mais flexibilidade, não pegar trânsito, não usar uniformes desconfortáveis e, principalmente, poder trabalhar no conforto do lar. Se por um lado existem todas essas vantagens, por outro existe a tão temida procrastinação. Assim, é muito importante saber como trabalhar em casa.

Você já passou por aqueles dias em que o trabalho não rende? Você sabe o que precisa ser feito, mas simplesmente não consegue ser tão produtivo quanto gostaria? Isso é mais comum do que você imagina. No entanto, saiba que é possível trabalhar em casa e render muito. Saiba como aqui no blog!

Na maioria das vezes, não é a falta de vontade que lhe impede de render mais, mas sim a desorganização e a ausência de uma rotina que eleve sua produção. Para lhe ajudar, confira algumas dicas de como trabalhar em casa e ser mais produtivo.

Prepare seu ambiente para trabalhar em casa

Um dos maiores problemas que podem minar a produtividade de quem trabalha em casa é não ter um ambiente adequado para o trabalho. Trabalhar no quarto é um erro muito comum e também muito grave, pois esse cômodo é o lugar que o seu cérebro associa como local de descanso, ou seja, você não vai render todo seu potencial.

É muito importante separar um local da casa, específico para o trabalho, que seja bem iluminado, ventilado e sem distrações. Vale a pena investir em uma boa cadeira e uma mesa adequada — ter um local organizado diminui o tempo perdido procurando suas ferramentas de trabalho.

Estabeleça uma rotina de trabalho em casa

Como foi dito, uma das vantagens de se trabalhar em casa é controlar seu horário, no entanto, essa também pode ser uma armadilha, caso você não saiba fazer a distinção entre trabalho e vida pessoal. Para aumentar sua produtividade é preciso ter disciplina com horários e, para isso, você precisa estipular uma rotina.

Faça uma escala de horários e trabalhe de acordo com sua produtividade. Você já deve ter ouvido falar que cada pessoa trabalha melhor em um determinado horário do dia? Isso é verdade. Observe em qual momento você rende mais e foque seu trabalho nessas horas. Sua produtividade vai melhorar muito.

Vista-se para trabalhar

Esse tópico pode parecer incoerente, já que uma das vantagens de trabalhar em casa é não precisar se preocupar com as roupas. Entretanto, passar o dia todo de pijama faz com que seu cérebro não se prepare para as novas atividades que você precisará realizar.

Para mudar isso, crie o hábito de levantar pela manhã, tomar um banho e vestir-se adequadamente. Não precisa exagerar, apenas troque a roupa que você dormiu. Pode parecer insignificante, mas isso pode fazer toda a diferença.

Tenha metas diárias

Traçar metas diárias e mensais é uma estratégia muito usada por gestores para elevar a produção nas empresas, então, porque não utilizar em sua rotina de trabalho? Para ser mais produtivo no trabalho em casa é necessário aprender como produzir bem, pois para ter um bom rendimento você precisa encontrar o que lhe motiva.

Estabelecer metas diárias pode ajudar você a vencer a procrastinação e render muito mais. Para isso, comece estipulando valores de produção que você sabe que pode alcançar e, se esse número for facilmente atingido, aumente a meta. Dessa forma, você se mantém em constante evolução, sempre alcançando mais.

Aprender a como trabalhar em casa é o caminho para ser mais produtivo. Por fim, vale ressaltar que trabalhar em casa garante mais autonomia em sua vida e lhe permite ser mais responsável pelos seus ganhos.

E já que estamos falando em ser produtivo trabalhando em casa, que tal ler nosso artigo sobre como conciliar a vida profissional e pessoal? Ele ensinará a você como gerenciar melhor o seu tempo. Confira!