< Volver a Estilo de vida

Qual a importância de um seguro para imóvel alugado?

Entenda como o seguro pode te ajudar, mesmo em imóveis alugados.

Texto escrito por: Camille Silveira

Escrito por Elisa Batista

O seguro residencial é muito lembrado por quem fez a compra da casa própria, no entanto, nem sempre adquirido. Afinal, é uma forma de se proteger de assaltos e possíveis acidentes. No entanto, quem trabalha com casas para alugar ou outros imóveis também deveria ter essa preocupação para evitar prejuízos.

Até porque, esteja o espaço alugado ou aguardando um novo inquilino, podem acontecer problemas que seriam facilmente solucionados ao acionar o seguro. Por isso, se você tem um imóvel para alugar, entenda a importância de contar com o seguro.

Proteção para vários fatores

O pacote mais básico para casas alugadas inclui proteção contra incêndio, danos causados por raios e explosões. No entanto, se houver interesse, é possível incluir outros fatores na cobertura. 

Roubos e furtos, danos elétricos e internos (quebra de interfones e vidros, por exemplo) também podem ser parte do seguro da casa ou apartamento.

Custo-benefício interessante

Em comparação com outros seguros, como o de automóveis, o seguro de casa costuma ser muito mais barato, mesmo para um imóvel alugado. Além disso, a cobertura é bastante atrativa, mesmo nas opções mais básicas. Ou seja, mesmo com outra pessoa vivendo no local, o proprietário se sente mais tranquilo.

Proteção contra imprevistos

Outro motivo importante de contratar o seguro para um imóvel alugado envolve a proteção contra imprevistos. Neste caso, vale incluir mais coisas na cobertura, ainda mais se já tiver um inquilino. 

Assim, estão inclusos problemas com a rede elétrica, com o encanamento e outros imprevistos e emergências. Normalmente, quando acontecem, são de responsabilidade do dono do imóvel, ou, se o inquilino resolve, tem direito a desconto no valor do aluguel.

Com o seguro, ambas as partes podem acioná-lo a qualquer momento informando o problema e ninguém sai no prejuízo.

Fácil de contratar

O seguro residencial para imóveis alugados é bastante simples de contratar, muitas vezes podendo ser feito totalmente online. A documentação pedida também é básica, por isso, há um incentivo para tomar a decisão e fazer o seguro.

seguro para o imóvel alugado

De quem é a responsabilidade do seguro: locador ou locatário?

Além de ser um produto bastante acessível, o seguro residencial pode ser contratado tanto pelo locador quanto pelo locatário. Pode cobrir apenas o imóvel em si ou incluir o imóvel, tudo depende do que for melhor para o dono do imóvel ou para o inquilino.

Segundo a lei do inquilinato, o inquilino deve entregar o imóvel da mesma maneira que o recebeu, por isso, o seguro acaba sendo uma boa alternativa para evitar problemas. O seguro não é obrigatório, mas torna-se interessante para prevenir os prejuízos, até porque imprevistos acontecem.

Para o proprietário é indicado contratar ao menos a cobertura básica, porém, o melhor seria investir nas coberturas mais completas, que incluem os serviços de encanamento e rede elétrica. 

Quanto ao pagamento, precisa ser acordado entre locador e locatário. Se o ap para alugar já possui seguro contratado pelo dono do local, é permitido que ele passe a responsabilidade do pagamento ao inquilino. De qualquer forma, mesmo não tendo o seguro em seu nome, este pode pedir para ler o contrato e entender o que está incluso no seguro.

É dono de um imóvel e vai passar o pagamento do seguro para o inquilino? Tudo isso deve estar descrito no contrato, para que o locatário esteja ciente de suas obrigações.

No entanto, caso o proprietário não queira o seguro e o inquilino decida contratar, também pode fazê-lo. Ele assume a responsabilidade dos custos, com total acesso ao contrato e, ao se mudar, pode cancelar ou pedir alteração do imóvel que irá receber a cobertura.

Porque é melhor contratar o seguro

Imprevistos e acidentes acontecem, não há como prever. Quando você opta por não ter um seguro residencial, corre o risco de lidar com um prejuízo alto. Imagine um incêndio que atinja uma casa vizinha e se espalhe para a sua. Será preciso lidar com as perdas e reformas. O inquilino não será obrigado a pagar pelo dano, já que se trata de um acidente.

Com o seguro, mesmo no plano básico, seria possível acionar a seguradora e receber a assistência. Infelizmente haveria a perda de não pode alugar o imóvel por um tempo, até realizar os consertos, porém o prejuízo seria bem menor do que se não existisse o seguro residencial.

Para o locatário também é interessante apostar no seguro. Até porque, existe um compromisso com o dono do imóvel, de entregar o espaço do mesmo jeito que o encontrou. Sem contar que, em caso de problemas como infiltrações ou algo na rede elétrica, não é preciso acionar o proprietário, basta contar com a seguradora e resolver tudo rapidamente.

Adesão ao seguro residencial ainda é baixa

Segundo o Sindicato das Seguradoras do Paraná e de Mato Grosso do Sul (Sindseg PR/MS), mesmo o seguro residencial sendo barato, a adesão ao produto ainda é baixa. No Brasil, cerca de 30% dos imóveis contam com o seguro, enquanto os demais ainda não aderiram.

Benefícios do seguro residencial

Para convencer você, dono de um imóvel alugado ou você, inquilino, confira os principais benefícios de contratar o seguro residencial:

Variedade de coberturas

Além de benefício, este é um dos motivos porque compensa ter o seguro em uma casa alugada. Existe uma grande variedade de coberturas disponíveis, o que permite personalizar o plano.

Rápida indenização

Em casos de sinistro (explosão, incêndio ou roubo) a indenização é recebida rapidamente. Não importa qual seguradora foi contratada, ela terá até 30 dias corridos para indenizar o responsável pelo contrato do seguro.

Facilidade para pagar

O pagamento do seguro é facilitado, dá até para programar em débito automático em conta. Porém, nos casos de imóveis alugados, o proprietário tem uma facilidade a mais, caso deseje o seguro em seu nome, mas o pagamento realizado pelo inquilino. Para isso, basta solicitar que sejam gerados boletos mensalmente, entregues na casa ou apartamento alugado.

O único cuidado neste caso é ficar sempre atento e verificar se os boletos estão sendo pagos. Assim, caso ocorra algum problema não existiram dificuldades no acionamento da seguradora.