< Volver a Carros

5 dicas para evitar acidentes no trânsito

Escrito por Pedro Da Silva

Apesar do trânsito congestionado e da quantidade cada vez maior de veículos nas ruas das grandes cidades, é possível evitar acidentes de trânsito, desde que o motorista assuma uma atitude responsável em relação ao ato de dirigir. Confira:

1. Previna-se realizando manutenções periódicas no seu carro. Itens como faróis, pedais, pisca-alertas, pneus e sistemas elétricos precisam estar funcionando de maneira excelente para evitar percalços. Contrate também um seguro de carro para dirigir mais tranquilo.

2. Não dirija quando o tempo estiver nublado, assim como durante tempestades, geadas e outras condições climáticas drásticas, como enchentes. A chance é grande de o carro derrapar na pista, ficar preso em uma enxurrada, cair em buracos escondidos pela água ou até enfrentar obstáculos mais graves, como um desabamento de terra. Além disso, nessas condições, a visibilidade dos outros motoristas também diminui, e alguém pode bater no seu carro. Se já estiver na rua, pare em um lugar seguro e espere até que as condições melhorem. Se necessário, ligue para o seguro do auto para pedir ajuda.

3. Dirija em boas condições físicas, mentais e emocionais. Não basta apenas manter-se sóbrio se estiver dirigindo (isso é fundamental!), mas também nunca pegar no volante cansado demais. Além disso, motoristas que dirigem sob altos níveis de estresse emocional também se encontram em um estado de déficit da atenção e podem provocar acidentes. Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 90% dos acidentes de trânsito acontecem por falha humana, dos mais diferentes tipos.

4. Ao dirigir à noite, os cuidados devem ser redobrados. Use o farol alto apenas quando não houver veículos na direção contrária; se houver, sempre abaixe os faróis para não “cegar” o outro motorista. Dirigir de madrugada nas grandes cidades aumenta o risco de acidentes por causa da violência urbana. Para não parar nos semáforos, muitas pessoas ultrapassam o sinal vermelho, então, mesmo que esteja verde para você, passe nos sinais mais lentamente.

5. Uma dica simples, mas que salva vidas e previne acidentes: sempre mantenha uma boa distância do carro à sua frente. Também nunca atenda ao celular enquanto dirige. O uso do celular ao volante atualmente é um dos maiores causadores de acidentes.

Após aprender um pouco mais sobre como evitar acidentes de trânsito, aproveite para pesquisar o seguro do automóvel perfeito para seu perfil e continuar lendo dicas sobre segurança e direção no nosso site! 😉