Seguro de vida: como funciona e o que saber antes de contratá-lo

Escrito por Larissa Ferreira

Saber como funciona o seguro de vida é fundamental para contratar aquele que atenda às suas reais necessidades.

Por isso, nós vamos te explicar o que é um seguro de vida, como ele funciona, para que serve e alguns motivos que podem te ajudar a pensar melhor sobre essa proteção. Confira!

Como funciona o seguro de vida?

O seguro de vida é um contrato que você faz com uma seguradora para garantir proteção financeira aos seus familiares e/ou pessoas que dependem de você no caso de sua falta. 

É possível também utilizar o seguro de vida em caso de invalidez permanente ou doença grave. 

Você pode escolher as coberturas que atendam às suas demandas, e também, indicar na apólice aqueles que vão ser os seus beneficiários.

Como é feito o cálculo do valor do seguro

O custo do seguro de vida varia de acordo com as coberturas contratadas e as seguradoras avaliam o perfil do cliente e o valor da franquia. Os requisitos analisados para o perfil são:

  • Faixa etária – quanto maior a idade maior a probabilidade de doenças e por isso mais caro é o seguro.
  • Sexo – as seguradoras usam estatísticas para avaliar este quesito. 
  • Estado de saúde – a avaliação do estado de saúde é fundamental no momento de calcular o valor do seguro e deve ser preenchida corretamente.
  • Profissão – Dependendo da sua profissão, seu seguro de vida pode ser mais caro ou inclusive recusado pela seguradora, já que ela pode apresentar mais riscos. 

Após a contratação, a seguradora é responsável por pagar a quantia estabelecida previamente em contrato aos beneficiários, chamada de indenização, caso algum dos sinistros contratados em apólice aconteçam.

Nessas situações, você ou os seus beneficiários, devem entrar em contato com a seguradora, comunicar o ocorrido e providenciar o envio de toda a documentação necessária para que a indenização seja paga.

Quais são as garantias que o seguro de vida me traz?

As coberturas de um seguro de vida, ou seja, os eventos que dão direito à indenização variam conforme as opções oferecidas pelas seguradoras. Elas podem abranger:

  • Morte.
  • Invalidez permanente total ou parcial por acidente.
  • Invalidez permanente total por acidente.
  • Invalidez permanente por acidente majorada.
  • Invalidez funcional permanente total por doença.
  • Invalidez laborativa permanente total por doença.
  • Despesas médicas, hospitalares e odontológicas.
  • Diárias de incapacidade temporária.
  • Diárias por internação hospitalar.
  • Doenças graves.

Desse modo, todas as coberturas que estiverem descritas na apólice serão cobertas pelo seguro de vida e garantirá aos beneficiários o suporte financeiro contratado.

O que é importante considerar no momento da contratação

A primeira coisa que você deve saber ao contratar um seguro de vida é que a seguradora escolhida deve ser autorizada pela SUSEP, órgão responsável pela fiscalização e regulamentação do setor de seguros.

Além disso, preste muita atenção às coberturas do seguro de vida oferecidas pelas seguradoras. Existem mais de 70 tipos no mercado, inclusive assistências que podem ser usadas em vida.

É necessário preencher com veracidade todas as informações do formulário sobre seu estado de saúde, pois isso vai te resguardar de problemas no futuro. 

Mentir ou omitir sobre alguma informação é considerado fraude pelas seguradoras e caso seja comprovado você pode ficar sem receber a indenização do seguro. 

Motivos para contratar um seguro de vida

Agora que você já sabe como funciona o seguro de vida, conheça alguns motivos para contratá-lo:

  • Ao atravessar alguma fatalidade, ele garante a sua renda no orçamento familiar durante um determinado período.
  • Um seguro de vida cobre algumas despesas inevitáveis, como os impostos sobre a herança e custos de funeral e sepultamento.
  • Ele protege o patrimônio familiar e cobre prestações de longo prazo.
  • Um seguro de vida permite dar continuidade a algumas das tarefas desenvolvidas por você, como financiar o cuidado de um familiar mais velho ou de uma criança.
  • Garante os recursos para os estudos dos filhos e para complementar a própria aposentadoria, caso fique impossibilitado de trabalhar

Como contratar um seguro de vida

Para contratar um seguro de vida que esteja de acordo com os objetivos e alinhado às suas necessidades, é preciso, primeiramente, buscar por uma empresa especialista em seguros e que ofereça planos de qualidade.

E para te ajudar nessa tarefa, você pode também utilizar o nosso comparador de Seguro de Vida.

Com ele, você acessa e compara em uma única tela todas as opções de seguros e também personalizá-lo por companhia, valor da indenização e coberturas.

Faça uma simulação sem compromisso e compare os planos.

E lembre-se: o principal objetivo de um seguro de vida é oferecer segurança e tranquilidade para quem o contrata.