< Volver a Finanças

Gestão do tempo: 5 dicas para conciliar vida profissional e pessoal

Escrito por Larissa Ferreira

Neste artigo você vai conhecer 5 dicas importantes para fazer uma gestão do tempo que contribua para melhorar a sua qualidade de vida pessoal e profissional. Confira!

A pressão do trabalho e o desgaste de passar horas e mais horas fora de casa podem provocar, a longo prazo, impactos bastante negativos nas relações interpessoais com a família e também com os amigos.

Como o dito popular, nem tudo precisa ser 8 ou 80. Equilibrar os aspectos profissionais e pessoais pode ser fundamental para manter o bom desempenho nos diferentes aspectos da vida. Assim é possível aumentar a felicidade e a satisfação pessoal.

1. Organize sua rotina

Para uma melhor gestão do tempo organize sua rotina. É possível hierarquizar e priorizar cada ação a ser feita no dia. Se o objetivo é usar parte dele para realizar um curso de atualização, por exemplo, é necessário encontrar um tempo em que esse compromisso não atrapalhe o seu tempo de lazer.

Por outro lado, um dia de lazer — como uma viagem curta ou uma saída com os amigos — marcado com antecedência pode renovar as suas energias para encarar uma semana que pode ser bastante puxada no trabalho.

2. Não seja centralizador

Delegar atribuições e responsabilidades é uma característica de grande importância. Contudo, para que não haja perdas, ao distribuir essas responsabilidades é preciso ter muita confiança no trabalho de seus companheiros.

Só com essa confiança é que será possível fazer a gestão do seu tempo e evitar neuras, desgastes desnecessários que possam fazer com que os limites da vida profissional ultrapassem e atinjam a sua vida pessoal.

3. Dê tempo para cada aspecto da vida

É inegável que o trabalho ocupa boa parte dos nossos afazeres diários. Porém, não é saudável fazer com que a vida profissional seja o único aspecto da sua vida — levando em consideração a frieza das relações nela desenvolvidas.

Por isso, não deixe de aproveitar os momentos de relaxamento e de diversão com as pessoas que estão realmente próximas da sua vida. Desligue-se dos afazeres e usufrua os momentos revigorantes. Com a mente mais limpa, é possível se voltar com maior intensidade para o trabalho.

4. Assuma as suas escolhas

É preciso ter a consciência de que cada escolha trará consequências, sejam elas positivas ou negativas. Se assumimos dezenas de responsabilidades no trabalho, temos de lidar e cumprir com elas e, inevitavelmente, elas podem nos atingir no campo pessoal.

É importante observar até que ponto essas demandas podem nos atrapalhar na vida fora do trabalho. Faça uma autocrítica desse aspecto, mude essa atitude caso ela te atrapalhe e reduza o ritmo até mesmo para poupar a sua saúde.

5. Use a tecnologia a seu favor para melhorar a gestão do seu tempo

Há diversas ferramentas que podem contribuir para organizar tarefas e planejar seu tempo. Além disso, existem vários aplicativos que permitem automatizar processos e liberar sua presença para outras atividades no trabalho e também para melhorar o tempo para realizar as tarefas domésticas.

Como consequência disso, você terá uma gestão do tempo mais racional. Você terá a oportunidade de usufruir de momentos de lazer com mais qualidade, visto que poderá desfrutar desse tempo sem se preocupar com as obrigações do trabalho.

Gostou destas dicas? Então nos siga nas redes sociais e fique por dentro de outras novidades sobre comportamento, seguro e crédito! Estamos no FacebookTwitter e LinkedIn!