Como escolher o melhor seguro para celular

Escrito por Cecilia Alberigi

Você já se perguntou qual é o melhor seguro para celular e porque ele é tão necessário?

Certamente, essas são dúvidas comuns a você e a muitas outras pessoas, já que existem várias opções comercializadas no mercado hoje em dia.

Por isso, neste artigo nós vamos te explicar os motivos pelo qual você deve contratar um seguro para o celular, os diferentes tipos e dicas para te ajudar a fazer a melhor escolha.

Confira!

Por que eu preciso contratar um seguro para celular?

Atualmente, no Brasil, furtos e roubos de celulares estão entre os crimes mais comuns, especialmente nas grandes capitais.

Para se ter ideia, em nosso país, 9,1 milhões de celulares são bloqueados por roubo ou perda segundos dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). 

E, de acordo com relatórios da Secretaria de Segurança Pública (SSP), somente em São Paulo são roubados 26 celulares por hora.

Mas, o campeão deste ranking é o Rio de Janeiro, onde são roubados 27 celulares por hora, então seguido por São Paulo (26 celulares por hora) e Belo Horizonte (6 celulares por hora). 

Quanto maior o valor do aparelho, maior o interesse por ele.

O valor de um smartphone pode variar de acordo com a marca e o modelo, mas sabemos que hoje é possível encontrar no mercado aparelhos que custam mais de R$9 mil – quase dez vezes o valor de um salário mínimo.

Além disso, cada vez mais o smartphone é tão essencial na vida das pessoas, pois é lá que estão dados importantes do dia a dia como, contatos, informações pessoais, fotos e dados bancários.

Dessa forma, contratar um seguro para celular é sinônimo de tranquilidade.

O que levar em conta no momento de contratar o seguro para celular

Na hora de contratar um seguro para o seu celular, não basta levar em consideração apenas o preço, é importante analisar também:

  • A reputação da seguradora

A seguradora deve ser regulada pela SUSEP, órgão responsável pelo controle e fiscalização do mercado de seguros.

  • As coberturas 

A cobertura do seu seguro deve estar de acordo com as suas necessidades e uso do celular.

  • O tempo de carência

Fique atento ao início da vigência do contrato. Alguns planos possuem carência de 30 dias.

  • O valor da franquia

A porcentagem do valor do aparelho ou do conserto que você deve pagar caso seja preciso acionar a seguradora. 

  • As condições para resgate do seguro

A indenização ao cliente varia de acordo com a política de cada seguradora, podendo ser reembolso total ou parcial do valor do aparelho ou do conserto ou até mesmo um novo celular.

Tipos de seguros para celular

Existem modalidades de seguro específicas para cada perfil de segurado e uso do celular. As mais comercializadas são:

  1. Seguro contra roubo;
  2. Seguro contra quedas e líquidos;
  3. Seguro contra quebra acidental.

O cliente pode optar por um seguro mais básico e que cubra apenas uma categoria ou por um seguro mais completo que compreenda várias coberturas.

Vale ressaltar que todas as coberturas devem estar descritas detalhadamente no contrato e é importante que o segurado tire todas as dúvidas antes de contratar o plano mais adequado.

Como acionar o seguro em caso de roubo do celular

Para acionar a seguradora em caso de roubo do celular, é preciso ter em mãos a nota fiscal do aparelho e o boletim de ocorrência.

Em muitos casos, como em São Paulo, é possível fazer o boletim de ocorrência online pelo site da Delegacia Eletrônica da Polícia Civil.

Com esses documentos em mãos, entre em contato com a seguradora pelo número de telefone informado no contrato para que ela indique os procedimentos e o prazo que você vai receber a indenização. 

Esta, pode ser o valor acordado em dinheiro ou um novo celular conforme as condições contratuais do seu seguro.

É importante ser honesto ao acionar o seguro, pois qualquer omissão ou mentira sobre o sinistro pode impossibilitar o cumprimento do contrato.

Considere o custo-benefício da seguradora, mas não esqueça de levar em conta tudo o que você leu até aqui. Com essas informações em mãos, você facilmente vai conseguir contratar o melhor seguro para o seu celular.

Acesse o simulador da Porto Seguro e faça uma cotação sem compromisso para deixar o seu celular protegido.

Para essas e outras dicas, acompanhe o blog da Compara