Seguro viagem do cartão de crédito: é um bom negócio?

Você sabe como funciona o seguro viagem dos cartões de crédito Visa e MasterCard em relação a um Seguro Viagem Internacional? Fizemos um comparativo para você entender o que cobre cada um deles.

Larissa Ferreira
Larissa Ferreira
03 de março 20214 min de leitura
Seguro viagem do cartão de crédito

O seguro viagem do cartão de crédito é realmente um bom negócio? Se você vai viajar e está pensando em utilizar o seguro do cartão de crédito, saiba que essa opção possui limitações.  Você sabe como funciona o seguro saúde dos cartões de crédito? Para ajudar você a tomar a melhor decisão, fizemos um comparativo para você entender o que cobre cada um deles e para quem o seguro do cartão é mais indicado. Comparamos os seguros Visa e MasterCard em relação a um seguro viagem internacional.  Confira!

Índice


    1. 1. Como funciona o seguro viagem do cartão de crédito?
    1. 2. Quem pode solicitar o seguro saúde do cartão de crédito?
    1. 3. Diferença do seguro viagem e seguro do cartão de crédito
    1. 4. Perigos do seguro viagem pelo cartão de crédito
    1. 5. Seguro viagem do cartão de crédito: é um bom negócio?

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro

Como funciona o seguro viagem do cartão de crédito?

O seguro viagem do Cartão de Crédito consiste em uma assistência médica em viagens internacionais, oferecida para alguns clientes pelas bandeiras de cartão de crédito. As operadoras de cartão de crédito mais comuns no Brasil são MasterCard e Visa. Por isso, vamos nos basear nessas duas bandeiras para explicar como funciona o serviço de seguro oferecido por elas. 

Para começar, não são todos os cartões que possuem seguro médico internacional incluso. As bandeiras Visa e MasterCard, só começam a oferecer o serviço a partir da categoria de cartão de crédito Platinum. Portanto, nessas duas operadoras você precisa ter um cartão de crédito platinum, para ter acesso ao seguro saúde internacional. 

Cobertura do seguro saúde internacional dos cartões Master e Visa: 

1. Prestação de serviços de despesas médicas e assistências em viagem ao exterior; 

2. Prestação de serviços de traslado médico, traslado de corpo, regresso sanitário, entre outros tipos de transportes e alojamentos emergenciais. 

As Despesas Médicas estão cobertas até o valor máximo de USD 25.000 por pessoa no MasterCard (sendo que para Europa, eles disponibilizam o valor máximo de EUR 30.000); e de USD 50,000 por pessoa no Visa. Não há limite de viagens. Porém, elas estão cobertas por um período máximo de 31 dias consecutivos. O seguro não cobre viagens mais longas. 

As operadoras de cartão geralmente pagam a cobertura do seguro através de reembolso. Então, você tem que pagar pelo serviço e depois ser reembolsado. Na MasterCard, existe uma opção sem reembolso, onde você precisaria entrar em contato com a operadora do cartão, antes de procurar auxílio médico, para eles realizarem o encaminhamento. 

Para usar o seguro médico internacional você precisa primeiramente emitir o bilhete do seguro ainda no Brasil, pois só assim ele teria validade.  É imprescindível emitir o Bilhete de Seguro antes de sua viagem, para garantir a cobertura. Veja abaixo como solicitar a cobertura:

Quem pode solicitar o seguro saúde do cartão de crédito?

O serviço de assistência viagem internacional é oferecido apenas pelos cartões de crédito mais premium, como é o caso dos cartões Mastercard Black e Platinum. Já para os cartões Visa o benefício é exclusivo das modalidades Visa Platinum e Infinite. Mas, para ter direito ao benefício é necessário que as passagens da viagem internacional sejam pagas com o mesmo cartão de crédito.

O seguro saúde internacional do cartão pode ser utilizado pelo titular, seu cônjuge e filhos dependentes (menores de 24 anos). 

Diferença do seguro viagem e seguro do cartão de crédito

O seguro saúde do cartão de crédito não conta com todas as coberturas do seguro de viagem internacional e cobre apenas despesas médicas no país de destino, transporte médico de emergência e repatriação em caso de falecimento.

Já o seguro viagem internacional possui outras coberturas que vão além da assistência à saúde, como: perda e extravio de bagagem, atraso e cancelamento de voo, suporte para perda de documentos e assistência gestante, cobertura para esportes radicais, viagens de longa duração.

Além disso, o seguro viagem internacional é 100% personalizável. Você pode contratar um seguro viagem internacional com foco na atividade que irá exercer fora do Brasil. Por exemplo, se você for esquiar, vai precisar de um seguro que cubra essa prática e que tenha uma boa cobertura médica. Geralmente o seguro saúde do cartão já vem com um valor de cobertura pré-definido e você não poderá aumentar. 

Outra diferença importante é que a maioria dos seguros viagem oferecidos pelas emissoras de cartões de crédito trabalha com o sistema de reembolso para assistências médicas. Ou seja, se você tiver uma emergência médica no exterior vai necessitar pagar pelo atendimento de urgência e depois da viagem solicitar o reembolso das despesas.

Isso pode ser meio chato, principalmente porque os custos hospitalares em países da Europa e dos Estados Unidos, por exemplo, são muito caros. Pra você ter ideia, um atendimento médico de urgência para uma fratura de um osso, na Europa, pode custar até 80 mil reais.

Outro detalhe que você deve prestar atenção sobre o seguro do cartão é o valor da cobertura para assistência médica Internacional, que geralmente varia de 25 mil a 150 mil dólares dependendo do Cartão de Crédito. Se o seu destino é algum país do continente europeu a cobertura do seguro deve ser compatível com o Tratado Schengen.

O tempo de vigência do seguro saúde do cartão de crédito é restrito, por isso verifique se ele é equivalente a todo o seu período de viagem. Confira abaixo alguns pontos do seguro viagem do cartão de crédito que você precisa prestar atenção:

Perigos do seguro viagem pelo cartão de crédito

O seguro saúde do cartão tem algumas particularidades que você precisa saber antes de viajar, para não correr o risco de ficar sem a cobertura. Confira alguns pontos: 

• A cobertura é válida para viagens internacionais e não possui cobertura no Brasil.

• As viagens estão cobertas por um período máximo de 31 dias consecutivos. O seguro não cobre viagens mais longas.

•  Não é possível personalizar as coberturas do seguro.

• Não é possível aumentar o valor das coberturas.

• O seguro não cobre imprevistos da viagem, como perda de bagagem ou atraso de voo. 

Contrate o melhor Seguro Viagem comparando as ofertas das maiores seguradoras do Brasil! Faça uma cotação agora usando nosso buscador. Você ganha tempo e economiza.

Seguro viagem do cartão de crédito: é um bom negócio?

Para concluir, avaliamos que o seguro viagem do cartão de crédito pode ajudar em algumas situações, mas por outro lado pode se tornar uma pegadinha. Porque o valor de cobertura pode ser baixo, em relação ao país de origem. Ao viajar para fora do Brasil, você quer estar 100% seguro e coberto. Por isso, um seguro saúde do cartão de crédito nem sempre é a melhor opção. 

Comparando o seguro saúde do cartão com um seguro viagem internacional, é possível perceber que o seguro viagem é muito mais completo e muito mais confiável do que o seguro do cartão. Pois, se você precisar, poderá contratar um seguro com mais coberturas e com um valor mais alto de garantia, você poderá viajar com mais tranquilidade. Além disso, o valor médio de um seguro viagem internacional é muito vantajoso, custando em média 11 reais por dia de viagem. Portanto, valeria a pena contratar um serviço mais completo. 

Se você quer economizar na contratação de um bom seguro que atenda às necessidades das sua viagem, acesse nosso site, compare as opções e escolha a melhor proteção para você e sua família. Compare e contrate seu seguro viagem online. ;)


Larissa Ferreira
Autor

Larissa Ferreira

Sou formada em comunicação social e sou especialista em seguros. No entanto, com o tempo, me aproximei mais de Seguro Auto e aprendi muito sobre os tipos de veículo, manutenção e cuidados.

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro