Tratado de Schengen e Seguro Viagem para Europa - veja como funciona

A gente te explica super rápido

O seguro viagem é um requisito obrigatório para turistas brasileiros que visitam a Europa. Saiba mais sobre o Tratado de Schengen e todas as exigências para entrar em solo europeu.

Compare agora todas as ofertas de Seguro Viagem

Encontre o melhor para você!

Você sabia que por conta do Tratado Schengen o Seguro Viagem é um requisito obrigatório para os turistas brasileiros que visitam a Europa? O seguro Schengen funciona igual ao Seguro Viagem convencional, porém precisa contar com cobertura para assistência médica acima de 30 mil euros.

Saiba mais sobre o Tratado Schengen e como contratar um Seguro Viagem que atenda às suas exigências.

O que é o Tratado de Schengen?

O Tratado de Schengen é um acordo firmado entre os governos de 26 países europeus, dentre os quais não existe controle de fronteiras e nem alfandegários. Por conta disso, o objetivo do acordo é regulamentar a livre circulação de pessoas que viajam entre fronteiras dos países membros.

Fazem parte do Espaço Schengen: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Na prática, se um brasileiro for viajar para mais de uma país pertencente ao acordo, não precisará apresentar passaportes nas fronteiras e poderá circular livremente entre esses países. Porém, ainda assim, existe um controle imigratório que é realizado no primeiro país que o turista ingressar. Vale ressaltar que tratado não corresponde ao espaço da União Européia, pois engloba outros países.

O que é necessário para entrar no Espaço Schengen?

A boa notícia é que os Brasileiros não precisam de visto para ingressar em qualquer país pertencente ao acordo, por um período de até 90 dias. Se você for permanecer por mais de 90 dias, for fazer algum trabalho remunerado ou algum curso que emita um certificado de conclusão, nesses casos específicos você precisará solicitar um visto.

Para visitar o continente europeu não é necessário visto, mas o visitante deve seguir alguns requisitos importantes e obrigatórios, segundo informações do Ministério das Relações Exteriores.

Veja abaixo quais são:

  • Passaporte válido por no mínimo seis meses (durante toda a viagem);
  • Seguro Viagem Internacional com cobertura médica no valor mínimo de 30 mil euros.
  • Passagem de retorno para o Brasil com data marcada;
  • Comprovante de hospedagem;
  • Comprovante que você tem condições financeiras de bancar sua estadia na Europa, o equivalente a 60 euros para cada dia de permanência. Um Cartão de Crédito internacional ou mesmo um cartão internacional pré-pago servem como comprovante;
  • Comprovante de emprego no Brasil (se tiver é bom apresentar)

Como você pôde perceber, o Seguro Viagem é obrigatório para países do espaço Schengen. Mas você sabe o motivo? Veja abaixo.

Qual a relação do tratado de schengen e o seguro viagem?

Uma das medidas comuns adotadas pelos países do tratado de Schengen é a exigência de um Seguro Viagem, com cobertura médica de no mínimo 30 mil euros. Essa medida comum foi estabelecida para evitar sobrecargas no sistema público de saúde desses países, ou até mesmo para garantir que o turista tenha meios de pagar por um atendimento médico na rede privada.

O Seguro Viagem Internacional, por via de regra conforme determina a Superintendência de Seguros Privados –Susep, precisa cobrir despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas; traslado do corpo; regresso sanitário e traslado Médico. Porém, a maioria dos seguros inclui também coberturas para imprevistos relacionados à própria viagem, como extravio de bagagem, cancelamento de viagem, retorno antecipado, entre outras coberturas.

Compare preços, seguradoras e coberturas no nosso site. Nós disponibilizamos de forma gratuita um comparador onde você pode escolher qual seguro é melhor para sua viagem.

Qual o valor mínimo do Seguro Viagem para Europa?

Já mencionamos acima, mas é importante ressaltar, o Seguro Viagem para Europa tem que ser de no mínimo 30 mil euros. É uma determinação e a cobertura não pode ser menor. Isso quer dizer, que se você contratar um seguro com cobertura de menor valor, sua entrada no velho continente poderá ser negada. Isso mesmo! No país de entrada na Europa, você precisará ter uma apólice de seguro válida e com a cobertura mínima exigida.

Lembrando que o Seguro Viagem, independente de qual seguradora você escolher, precisa ser contratado ainda no Brasil. Ele não é válido se você contratar fora do seu país de origem ou durante a viagem.

Como contratar o melhor Seguro Viagem para Europa?

Encontre o melhor seguro viagem Schengen: compare preços e coberturas. Faça uma cotação utilizando nosso buscador e adquira o Seguro Viagem que melhor lhe convém!

Depois conta pra gente se deu tudo certo na sua viagem! ;)

Compare agora todas as ofertas de Seguro Viagem

Encontre o melhor para você!

Larissa Ferreira
ESPECIALISTAS DA COMPARA
Criado: 06/06/2018 Atualizado: 18/03/2020

Fale com a gente: 0800 025 5068

Atendimento de 2ª à 6ª das 9h às 18h (exceto feriados nacionais)

meajuda@comparaonline.com

Centro de Ajuda

Pague com:

Visa
MasterCard
Dinners
American Express
PagSeguro

Graças a vocês, somos tetracampeões (2016, 2017, 2018 e 2019) do Prêmio Época ReclameAQUI! Saiba mais.

Compara FacebookCompara InstagramCompara TwitterCompara YouTubeCompara LinkedIn
Compara Secure site
® 2020 ComparaOnline.com é uma marca registrada de Compara Online S.A.
Compara Administradora e Corretora de Seguros LTDA - SUSEP 10.2016991.4 - CNPJ 10.575.644/0001-61
Compara Online Serviços de Informática LTDA - CNPJ 15.470.344/0001-31
Rua Pequetita, 111 - 1º andar - Vila Olímpia. CEP 04552-060. São Paulo/SP