O que é franquia do seguro auto e qual devo contratar?

Saiba tudo sobre franquia normal e reduzida neste texto!

Elisa Matos
Elisa Matos
02 de novembro 20213 min de leitura
franquia do seguro auto

A franquia do Seguro Auto é o valor ($$) que o motorista precisa desembolsar cada vez que aciona o seguro do seu carro para cobrir danos e acidentes parciais. Na franquia reduzida o motorista paga um valor muito menor para ativar a seguradora, porém o valor do seguro sai um pouco mais caro. Já a franquia normal é o contrário, você paga um valor mais alto para acionar o seguro, porém o preço do seguro de carro é baixo. Continue lendo para entender melhor!

Índice


    1. 1. O que é Franquia e como funciona?
    1. 2. Quais são os tipos de franquia do seguro auto?
    1. 3. Qual a diferença entre franquia normal, reduzida e ampliada?
    1. 4. Quando vale a pena contratar a franquia reduzida?

Procurando por um seguro auto?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro

O que é Franquia e como funciona?

Ao contratar o seguro auto você vai se deparar com a existência da Franquia. A franquia é um sistema de coparticipação obrigatória e que influencia no preço final do Seguro Auto. É um valor que você paga à seguradora, caso seu carro venha a sofrer uma colisão parcial.  Veja o exemplo:

Por exemplo, se você se envolveu em um acidente, o conserto do seu veículo foi orçado em 10 mil reais e sua franquia do seguro é de 3500 reais, você pagará apenas o valor da franquia e a seguradora vai arcar com os 6500 reais restantes.

Porém, para acionar o seguro é necessário que os gastos com o conserto do carro sejam superiores ao valor da franquia. Do contrário, a responsabilidade do reparo é exclusiva do motorista. Quando o preço do conserto do carro é maior que o valor da franquia o motorista deve acionar seu seguro e nesse caso o prejuízo será dividido em duas partes: o motorista paga a franquia e o seguro paga o restante.

Posso contratar um seguro sem franquia?

Geralmente, se você for contratar um seguro de carro com cobertura compreensiva – que inclui cobertura para colisão – não é possível contratar o seguro sem franquia. A franquia é obrigatória para contratação de um seguro de carro que cubra colisão. 

Mas, se você for contratar um seguro somente para roubo e furto – sem a cobertura para colisão – a franquia não se aplica. Portanto, você pode contratar um seguro sem franquia, desde que ele seja somente para roubo e furto e sem a cobertura para colisão. 

Quais são os tipos de franquia do seguro auto?

Existem três tipos de franquia do seguro auto: normal, reduzida e ampliada. Funciona assim: se a franquia normal de um carro custa em torno de 3500 reais, a reduzida deverá sair pela metade do preço, cerca de 1700 reais. Já a ampliada é a versão mais cara, pode custar o dobro da franquia normal, ou seja, até 7 mil reais. O que muda de um tipo de franquia para o outro são os valores que você paga para acionar o seguro. 

Quanto menor o valor da franquia que você paga para a seguradora, mais caro será seu seguro. Agora, se você optar por uma franquia ampliada, o preço do seguro geralmente é menor. Veja a seguir como funciona melhor: 

Qual a diferença entre franquia normal, reduzida e ampliada?

Se a franquia é alta, o valor do seguro carro é mais econômico e vice-versa.

Com a franquia normal, o cliente paga um valor menor no seguro carro. O que acontece é que, em caso de acidentes, será necessário pagar uma quantia maior de franquia. Já com a franquia reduzida o cliente deverá pagar regularmente um valor mais alto, mas em casos de acidentes precisará desembolsar muito menos.

A franquia ampliada é a mais cara e isso faz com que seu seguro seja o mais barato, porém ela é indicada apenas para motoristas muito experientes e que tenham uma condução de baixo risco. Caso contrário, o barato pode sair muito caro.

Quando vale a pena contratar a franquia reduzida?

Para escolher qual franquia é ideal para o seu veículo é preciso, em primeiro lugar, avaliar o seu perfil de motorista. Por exemplo, nos dois últimos anos em quantos acidentes você se envolveu? E quantos problemas mecânicos teve com o seu carro?

Para cobrir os gastos com pequenos incidentes, a franquia reduzida torna-se a melhor opção, apesar de aumentar o valor do prêmio. Assim, os custos com prejuízos menores correrão por conta da seguradora. Ela é ideal para motoristas menos experientes.

Dependendo do caso, a diferença nos custos entre as franquias simples e reduzida é baixa. Sendo assim, a reduzida vale mais a pena.

É importante sempre fazer uma comparação entre os valores de cada tipo de franquia, para encontrar o melhor custo benefício. Se a diferença entre as duas for pequena, por exemplo, pode ser mais vantajoso aderir à franquia reduzida e assim arcar com menores custos em caso de acidentes.

Vale lembrar que a franquia pode ser usada apenas em casos de perda parcial. Em casos de roubo, furto, colisão com perda total e reparação de danos que foram causados a terceiros, o uso da franquia não se aplica.

Contrate seu seguro online. A Compara te ajuda a comparar todas as franquias e a encontrar os melhores preços! Acesse e simule gratuitamente.


Elisa Matos
Autor

Elisa Matos

Eu sou formada em Jornalismo e tenho especialização em Marketing Digital. Escrevo sobre produtos financeiros, seguros e viagens. Já morei em 9 cidades do Brasil e amo viajar o mundo. Minha missão é escrever com simplicidade para tornar a vida das pessoas mais fácil.

Procurando por um seguro auto?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro