< Volver a Finanças

Máquina de Cartão: Como Funciona cada opção

Veja as diferenças entre os tipos de maquininha e como cada uma funciona.

Escrito por Pedro Da Silva

Se você quer solicitar uma máquina de cartão para o seu negócio, fique atento a estas dicas importantes. No mercado de maquininhas, a oferta e grande e tem crescido cada vez mais. Com o mercado aquecido isso gera várias vantagens para você, empreendedor. As taxas abaixam, você não precisa mais pagar pelo aluguel, muita coisa mudou, facilitando o acesso à tecnologia. Com tantas opções, imagino que você tenha muitas dúvidas sobre como funciona a máquina de cartão.

Nós preparamos um material que vai explicar cada um dos tipos existentes, veja abaixo:

Como funciona a máquina de cartão

A máquina de cartão pode ser com fio, sem fio, pode funcionar com um chip, no wi-fi. Hoje em dia, existem muitas opções no mercado e cada uma delas vai atender a um público específico. Veja as diferenças entre os tipos de maquininha e como cada uma funciona:

Maquininha POS

É a máquina de cartão mais conhecida. Ela funciona conectada a uma linha telefônica, imprime a nota fiscal sem precisar de outro equipamento e geralmente fica fixa no caixa do estabelecimento.

As máquinas POS possuem convênio com várias empresas de cartões, então o ideal é que você escolha uma máquina de cartão que seja conveniada ao máximo de cartões ou ao menos os mais usados.

Maquininha POS Wireless

É uma máquina de cartão com as mesmas características da anterior mas que funciona através da rede Wireless, então se o sinal de internet wifi não é bom, a máquina pode não funcionar em alguns momentos.

Maquininha POO

Essa máquina de cartão é bem usada pelos estabelecimentos que trabalham com delivery, taxistas e garçons. É a máquina em que o cliente não precisa sair do lugar para fazer o pagamento, a máquina vem até ele. Tem as mesmas características já mencionadas, com a diferença que usa um chip de celular para funcionar, então é importante escolher uma boa operadora de telefonia.

Maquininha TEF

Essa máquina funciona via internet ou conectada a um computador porque assim pode usar links dedicados e trabalhar juntamente com o sistema de emissão de notais fiscais. Sua maior vantagem é que ela trabalha com mais de uma empresa adquirente, que são as marcas mais conhecidas.

Vantagens da TEF

São conhecidas e o cliente confia. Aceitam vários tipos de  cartões de crédito e débito e algumas até oferecem outros serviços como a possibilidade de fazer a recarga do celular, cartão-alimentação, pagamento com moeda estrangeira, entre outros.

Desvantagens da TEF

O processo de adquisição é burocrático. Cada uma das máquinas exige documentos diferentes, você precisa esperar ser aprovado e nem sempre a aprovação é concedida. Geralmente avaliam sua área de atuação, média de vendas e características do seu negócio.

Você não tem como saber com antecedência todos os custos envolvidos, o que para um microempreendedor pode ser um problema e também existem taxas fixas (adesão, aluguel mensal e transação) que devem ser pagas mesmo que você não realize nenhuma venda.

Como solicitar uma máquina de cartão

O processo para solicitar uma máquina de cartão está cada vez mais fácil e prático. Você deve acessar o site Compara, que possui mais de 52 maquininhas diferentes. No site, você pode comparar taxas e mensalidade e escolher a melhor opção para o seu negócio. A Compara trabalha com as maiores marcas do mercado, como a SumupC6 pay, Pagseguro, Cielo entre outras. Acesse agora mesmo e comprove. Cote e contrate gratuitamente, sem sair de casa!

Leia mais em: Taxas da maquininha de cartão: saiba como funciona