A Proauto é uma associação de proteção veícular, ou seja, uma espécie de seguro para o carro criado por uma cooperativa de pessoas. 

Atuante no mercado brasileiro há mais de 12 anos, a Proauto oferece alguns dos mesmos serviços oferecidos pelas companhias de seguro auto, entre eles assistência ao veículo 24 horas, cobertura para colisão, roubo e furto.

No entanto, as semelhanças param por aí e nós vamos te explicar os motivos. 

Além disso, ao final do texto você vai conferir a reputação da Proauto e saber se ela é uma empresa confiável. Acompanhe.

Diferenças entre a Proauto e seguro automotivo

Proteção veicular e seguro auto podem até parecer a mesma coisa, porém, na prática elas são bastante diferentes.

Enquanto o seguro de veículos é oferecido por companhias seguradoras, a proteção veicular é mantida por uma cooperativa de pessoas e, na prática, isso significa que todas as perdas e gastos com o automóvel serão divididos igualmente entre os associados.

As pessoas que contratam a proteção veicular compartilham os riscos de todo o grupo. Elas pagam um valor mensal para ter as coberturas contratadas e, caso aconteça algum sinistro, o dinheiro para cobrir os prejuízos sai desse fundo mútuo.

Quando o valor neste fundo é insuficiente, todos os participantes da cooperativa devem arcar com os custos.

Outra grande diferença é que as seguradoras costumam estabelecer uma série de critérios no momento da contratação da apólice que variam de acordo com a cobertura escolhida.

Por exemplo, coberturas simples raramente abrangem outros motoristas ao volante e há vezes em que é uma exigência da seguradoras especificar todas as pessoas que dirigem o automóvel. 

Já quem opta pela proteção veicular oferecida pela Proauto Seguros e demais associações de proteção veicular não precisa se preocupar com esses detalhes: não há variação de preço em função do perfil do condutor do veículo, basta que ele seja habilitado. 

Outra grande diferença é em relação a regulamentação.

Ao contrário das companhias de seguro que são regidas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados e pela Susep, as cooperativas de proteção veicular não são regulamentadas por leis e nem fiscalizadas por órgãos governamentais.

A reputação da Proauto no “Reclame Aqui”

O “Reclame aqui” é um site que classifica a reputação das empresas por meio de reclamações de serviços ou produtos feitas pelos consumidores a fim de evitar que outras pessoas passem pelo mesmo problema.

Nos últimos 12 meses, a média de avaliação da Proauto em uma escala de 0 a 10 é de 6.4, classificada como regular de acordo com os critérios do “Reclame Aqui”.

O índice de reclamações atendidas é de 100%, o qual 68.1% dos problemas foram resolvidos de forma eficaz.

Qual devo contratar: seguro auto ou proteção veicular?

Além de ser amparado por leis e fiscalizados por órgãos do governo, o seguro auto costuma ser mais vantajoso na maioria dos casos.

Isso é justificado, principalmente, porque em casos de sinistro total ou parcial, o motorista tem a certeza da cobertura estabelecida no momento da contratação.

Já a proteção veicular, por não ser uma modalidade regularizada pela Susep, pode não ter seu contrato cumprido adequadamente.

Apesar de barata, essa opção costuma trazer pouco custo-benefício e há vários casos, por exemplo, de prejuízo dos consumidores.

Qual é a orientação do Procon sobre seguros e proteção veicular?

De acordo com a Fundação PROCON, é essencial observar atentamente se o corretor intermediário da contratação de um seguro auto está habilitado pela Susep para atuar no mercado de seguros, além de ler todos os documentos de ajustes. 

O site ressalta que o corretor é obrigado a esclarecer todas as dúvidas do consumidor de forma clara e precisa, evitando problemas futuros.

Por isso, é importante conhecer com detalhes as condições da Proauto e de qualquer outra modalidade de seguro auto existente no mercado antes da contratação para não ter surpresas quando precisar acioná-lo.

Buscando por um seguro auto com excelente custo-benefício? Acesse o site da Compara agora mesmo e compare as melhores opções para o seu carro e para o seu bolso.