< Volver a Carros

Pneu barato: vale a pena comprar?

Escrito por Larissa Ferreira

Comprar pneu barato de qualidade é possível! Porém, alguns cuidados devem ser tomados para encontrar a melhor opção.
Os pneus são um dos componentes mais importantes de um veículo, em se tratando tanto do seu desempenho quanto da segurança dos ocupantes. Afinal, são eles que suportam todo o peso do carro e têm contato direto com o solo, devendo garantir a aderência necessária com a via.
Comprar um pneu barato não é uma tarefa fácil. É fundamental que ele seja escolhido corretamente e que sejam realizadas revisões e trocas periodicamente. Caso contrário, essas peças podem atrapalhar a direção ou causar problemas ainda maiores, como um grave acidente.
A boa notícia é que, ao contrário do que muitos pensam, é possível comprar pneu barato e de qualidade. Contudo, você deve ficar atento aos detalhes do produto no momento da escolha. A seguir, vamos mostrar o que você deve considerar para escolher um pneu seguro. Acompanhe!

Avalie se a loja é confiável

O primeiro ponto importante a ser considerado para a compra de pneus baratos é a credibilidade da loja no mercado. Para isso, você pode pesquisar opiniões em sites especializados em reclamações, como o Reclame Aqui, ou nas redes sociais. Vale também pedir indicações para amigos que já são clientes da loja e que gostam dos produtos e do atendimento.

Pesquise sobre a qualidade da marca do pneu barato

É essencial também pesquisar sobre a procedência da marca dos pneus. Para isso, observe a qualidade do material e pesquise sobre a sua durabilidade — verifique se são peças propensas a rasgos ou se há reclamações em relação a ruídos.
A compra de um pneu barato de má qualidade pode acarretar em gastos muitos maiores no futuro. Pois, além da necessidade de se fazer mais manutenções, o tempo de vida útil é reduzido e pode impactar também no desenvolvimento do veículo.

https://www.comparaonline.com.br/blog/seguros/seguro-auto/2015/07/pneus-vendidos-brasil-terao-selo-de-eficiencia/

Confira as especificações do pneu barato

Para a sua segurança e o bom desempenho do veículo, é imprescindível que você opte por aquele modelo que seja adequado para o seu tipo de carro — picape, caminhonete, SUV, hatch, sedã etc.
Ademais, é necessário ficar atento às informações localizadas nas laterais dos pneus, como o peso que eles suportam, a classificação de velocidade e suas medidas.

Opte por um modelo adequado à sua região

O clima da região em que o carro é mais utilizado também é uma questão importante! Em locais em que chuvas são recorrentes e, por consequência, as estradas constantemente estão molhadas e escorregadias, o ideal é optar por pneus com nervuras e sulcos centrais (específicos para essas condições climáticas).
Já para as cidades com altas temperaturas, o material precisa ser mais resistente para que a peça dure mais e tenha maior aderência ao solo.

Prefira comprá-los no fim do ano

A melhor época para comprar pneu barato é no fim do ano. Isso porque a maioria das concessionárias e lojas de automóveis fazem promoções para liberar o estoque de produtos mais antigos.

Faça um checklist

Para que você não erre na hora de escolher, é interessante também levar um checklist com todos os aspectos que devem ser observados na hora da compra. Para lhe ajudar, elaboramos este, veja:

  • verifique as características do pneus. Ex.: para que tipo de carro ele serve, para qual região ele apresenta um melhor desempenho etc;
  • veja o tamanho do pneu. Atente para o fato de que ele deve ser escolhido de acordo com o modelo do seu carro;
  • observe a classificação da velocidade do pneus. Se o veículo é um esportivo, por exemplo, há um modelo específico para esse tipo de carro;
  • questione sobre a procedência e não compre pneus recauchutados ou de marcas que nunca ouviu falar;
  • determine a banda de rodagem. As simétricas, por exemplo, tem sulcos idênticos dos dois lados e é o modelo mais indicado para carros de passeio (uso urbano).

Por fim, uma última dica valiosa para quem quer comprar pneu barato é: faça pesquisas de preços em grandes lojas, supermercados e, inclusive, na internet. Hoje, é possível contar com ferramentas supereficientes, que fazem comparativos entre diversas lojas (físicas e virtuais) para ajudar o usuário a encontrar os melhores modelos a preços.
Quer receber mais dicas? Siga nossas redes sociais para acompanhar mais conteúdos: FacebookTwitter e Instagram!